Karine Teles celebra homenagem na Mostra de Cinema de Tiradentes: ‘Melhor lugar’

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes*
A atriz, roteirista e diretora Karine Teles recebeu o Troféu Barroco como a grande homenageada da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes em uma cerimônia marcada pela emoção nesta sexta, 23. Em entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo, a artista revelou que a notícia do reconhecimento chegou em um momento de exaustão física e incerteza profissional, servindo como um combustível para sua trajetória.

Karine Teles descreveu a surpresa ao receber o telefonema da coordenadora do evento, Raquel Hallak. “Eu dei um grito e fiquei super emocionada na hora. Achei que ela fosse me convidar para uma mesa ou oficina, mas quando falou da homenagem, fiquei muito feliz”, contou a atriz. Segundo Karine, o reconhecimento dá um novo fôlego diante da instabilidade da carreira artística. “Nessa profissão tudo é muito incerto; um reconhecimento desse dá um gás para a gente não desistir”, pontuou.

A homenageada também traçou um paralelo entre a Mostra de Cinema de Tiradentes e o atual brilho do cinema brasileiro no exterior, citando as recentes quatro indicações ao Oscar e a vitória no Globo de Ouro e Festival de Cannes para o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, com quem trabalhou em Bacurau.
Karine Teles afirmou que se sente parte dessa vitória coletiva. “Estou me sentindo indicada ao Oscar junto. O sucesso de filmes autorais na maior vitrine comercial do mundo prova que incentivar a criatividade e as narrativas ousadas é o caminho para o sucesso”, defendeu a artista.

Teles destacou que Tiradentes é o berço da inovação estética no Brasil. Para a atriz, o festival cumpre o papel fundamental de privilegiar o cinema que discute a linguagem e constrói as bases da produção nacional.
“A Mostra de Cinema de Tiradentes é o melhor lugar onde eu poderia ter meu trabalho reconhecido. Sou muito grata por estar aqui”.
Karine Teles
atriz e diretora

Karine Teles
Karine Teles consolidou sua carreira como um dos nomes mais versáteis do audiovisual brasileiro contemporâneo. A atriz ganhou projeção mundial com os filmes Que Horas Ela Volta? e Bacurau e reafirmou seu talento em produções como Benzinho e Riscado, obras que também roteirizou. Sua trajetória transita com naturalidade entre o cinema autoral, séries de streaming como Manhãs de Setembro e novelas como Pantanal, Elas por Elas e Vale Tudo na Globo, sempre imprimindo uma interpretação sensível e potente que a tornou referência para a nova geração de cineastas.
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo viaja a convite da Universo Produção e se hospeda na pousada Segredo da Serra Guest House.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


