Mostra de Cinema de Tiradentes abre com homenagem a Karine Teles e Folia de Reis

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes foi aberta nesta sexta, 23 de janeiro, no Cine-Tenda, em Tiradentes, Minas Gerais, em uma noite de reverência à sétima arte, à cultura popular com a folia de reis e à soberania imaginativa do Brasil, tema deste ano. O evento consolida a cidade histórica mineira como a capital do audiovisual nacional, abrindo seu calendário.
Com a atriz Karine Teles como grande homenageada com o Troféu Barroco, o evento vai até 31 de janeiro, com 137 filmes, neste ano em que o Brasil já conquistou dois Globo de Ouro (Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Filme em Língua Não Inglesa, por O Agente Secreto) e quatro indicações ao Oscar para O Agente Secreto, ressaltando a força internacional do cinema brasileiro, que sempre foi foco da Mostra de Cinema de Tiradentes, deste a sua primeira edição.
A noite ainda lembrou dois nomes da cultura mineira que faleceram recentemente: o cantor Lô Borges e a atriz Teuda Bara, do Grupo Galpão, emocionando o público.

Sob a temática Soberania Imaginativa, que explora as confluências entre memória e contemporaneidade, o evento reafirmou sua vocação de vanguarda. A abertura foi marcada por uma atmosfera de amor ao cinema, onde a coordenadora Raquel Hallak proferiu um discurso vigoroso e tocannte sobre a importância de um país construir seu próprio imaginário e ressaltando a força do cinema independente neste contexto. Ela enfatizou que o festival não é apenas uma vitrine, mas um território de resistência cultural, agradecendo a todos os patrocinadores. A patrocinadora oficial neste ano do projeto Cinema Sem Fronteiras, da Universo Produção, é a Petrobras, apoiando ainda as mostras CineOP, de Ouro Preto, CineBH, de Belo Horizonte, e Brasil CineMundi, o encontro de mercado para internacionalização do audiovisual.
Na plateia estiveram nomes como Miguel Falabella e Letícia Sabatella.

A homenagem à atriz Karina Teles, que recebeu o cobiçado Troféu Barroco, foi marcada pela presença no palco de seu irmão e seus dois filhos. Sua trajetória foi definida como um exemplo de entrega e versatilidade nas telonas. Teles destacou a função social do ator, a insegurança que esse trabalho ainda tem no Brasil e a urgência de narrativas que capturem a complexidade da experiência humana, dedicando o momento à coletividade que sustenta o fazer cinematográfico, mesmo em momentos difíceis, como quando o Brasil ficou sem Ministério da Cultura.

A noite foi repleta de manifestações artísticas que traduziram o tema deste ano, Soberania Imaginativa, em palavras e sons. A performance apresentou a força da cultura popular com a Folia de Reis, narrando o percurso da criação, utilizando símbolos como estandartes e ritos de passagem para metaforizar o fazer cinematográfico como uma força de pertencimento e identidade.

O palco foi preenchido por uma constelação de talentos que deram corpo e voz a esse anúncio festivo, sob comando da mestra de cerimônias Lira Ribas. Os artistas Camilo Gan, Dadá Diniz, Glaw Nader, Júlia Medeiros, Júnia Bertolino, Nath Rodrigues e Sitaram Custódio se uniram à DJ Fê Lins e ao VJ Gabriel Fix sob direção de Chico de Paula e Lira Ribas. A encenação trouxe uma densidade que uniu o ritual da rua ao acolhimento do público do Cine-Tenda, que cantou junto e vibrou, reforçando a ideia de que a imaginação é, acima de tudo, um ato coletivo.

O filme que abriu a programação na sequência foi O Fantasma da Ópera, ensaio fílmico de Julio Bressane e Rodrigo Lima que celebrou antecipadamente os 80 anos do mestre Bressane. Depois ainda teve show de Nath Rodrigues, seguido do set do DJ Davi Maurity no Cine-Lounge.
Entre debates e pré-estreias, Tiradentes reafirma-se como o solo fértil onde o cinema brasileiro exercita sua liberdade mais profunda: a de reinventar a si mesmo diante de novos tempos, de forma soberana e repleta de imaginação sem limites.
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo viaja a convite da Universo Produção e se hospeda na pousada Segredo da Serra Guest House.
Acompanhe a Mostra de Cinema de Tiradentes no Blog do Arcanjo!
Miguel Arcanjo mostra imagens da abertura da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes em fotos de Leo Lara, Leo Fontes e Jackson Romanelli




































Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


