Manu Chao volta ao Brasil com shows em cinco cidades

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O francês mais latino de todos desde o sucesso de seu álbum Clandestino, Manu Chao volta ao Brasil neste começo de 2026 para cinco shows pelo país em shows intimistas e acústicos. As apresentações são em Porto Alegre, no Araújo Vianna (23 de janeiro), em Florianópolis, no Vereda Tropical (28 de janeiro), em São Paulo, no Cine Joia (1 de fevereiro e 4 de fevereiro de data extra), em Ribeirão Preto, no Armazém Baixada (8 de fevereiro), e no Rio de Janeiro, no BCO (11 de fevereiro). Os ingressos já estão à venda no Sympla. A produção da turnê é do Festival Mucho. Imperdível.
Mistura musical latina
Nascido em Paris, filho de espanhóis exilados da ditadura franquista, Manu Chao cresceu entre idiomas, culturas e ruas, e isso virou a essência da sua música. Antes de rodar o mundo com seu violão nas costas, ficou conhecido com a banda Mano Negra, que misturava punk, rock la no reggae e a tude anárquica nos palcos dos anos 1990. Na sua carreira solo, Manu virou quase um cronista urbano i nerante. Suas canções falam de migração, fronteiras, amores simples, resistência e vida real, sempre com um som cru, direto e cheio de calor la no. Cantando em espanhol, francês, português e o que mais aparecer pelo caminho, ele transformou a rua em estúdio e o mundo em casa. Manu Chao não é só um músico, é um estado de espírito em constante viagem.
Vita Tu, novo álbum de Manu Chao
O novo álbum de Manu Chao, Viva Tu, foi lançado em 20 de setembro de 2024. O álbum, o primeiro de inéditas em 17 anos, inclui a música em português chamada “São Paulo Motoboy”, single dedicado aos entregadores da capital paulista e aborda as angús as e realidades enfrentadas por eles. O álbum Viva Tu é uma obra poliglota que mistura gêneros e inclui canções em espanhol, francês, português e inglês. Recentemente, em dezembro de 2025, Manu Chao também lançou um novo EP chamado La Couleur Du Temps, que apresenta canções e remixes do álbum Viva Tu.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


