Miguel Arcanjo elege 25 destaques da cultura em 2025

O ano foi exuberante de talentos, que extrapolaram telas, livros, palcos e sons. Para encarrar com chave de ouro, o jornalista Miguel Arcanjo Prado elege 25 destaques da cultura em 2025. E que venha 2026! Boas Festas e feliz Ano-Novo!
Veja também quem venceu o 7º Prêmio Arcanjo – 2025!
ALAÍDE COSTA
A grande cantora completou 90 anos no auge do sucesso, após muitos anos de apagamento. Lançou o álbum Uma Estrela para Dalva, com canções de Dalva de Oliveira, foi prestigiada pela mídia e fez shows lotados pelo país. Grande dama da música.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
CAMILA PITANGA
Como a divertida vilã Lola da novela Beleza Fatal, de Raphael Montes na HBO Max, a atriz recuperou o sucesso popular que não via desde que interpretou a prostituta Bebel de Paraíso Tropical e caiu nas graças do público. E o mérito maior foi conseguir tal façanha fora da Globo, no streaming. Ponto para o talento.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
DÉBORA BLOCH
Das duas, uma: fracasso ou glória. Quis o destino e o talento dessa corajosa atriz que fosse a segunda o opção. Ela herdou de Beatriz Segall a vilã mais icônica: Odete Roitman. E não fez feio. Na famigerada versão de Manoela Dias para Vale Tudo, clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Brassères, foi ela quem brilhou. Mérito de uma grande atriz.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
DAN STULBACH
O ator demonstrou talento dramático irretocável na peça O Mercador de Veneza, em composição minuciosa e verossímil que faz lembrar o talento do gigane do palco Paulo Autran. O bom é que a peça segue em cartaz em 2026. Corra para ver.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
FABIO PORCHAT
Além de lotar plateias por todo o Brasil e brilhar em seu programa de entrevistas Que História É Essa, Porchat?, no GNT e na Globo, o humorista demonstrou a força do humor brasileiro internacionalmente, com uma lotada turnê pelos Estados Unidos com Histórias do Porchat. O sucesso foi tanto que terá repeteco em 2026. Além disso, mantém firme e forte seu Prêmio do Humor, que valoriza seus colegas do riso. Nobre missão.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
FERNANDA TORRES
A primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro de melhor atriz por Ainda Estou Aqui, filme que abocanhou o primeiro Oscar para o Brasil, de melhor filme estrangeiro, dominou as redes. Seja pela atuação brilhante ou até mesmo na reta final do ano, ao protestar com Chico Buarque contra os desmandos do Congresso ou ser garota-propaganda de uma marca de sandálias que virou disputa política. A vida presta.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
JOÃO GOMES
Vencedor do Grammy Latino, o pernambucano se tornou o maior astro jovem da nova música popular brasileira, a ponto de terminar o ano cantando com ninguém menos que Roberto Carlos e estrelando campanhas publicitárias milionárias. E o melhor: sem perder sua essência.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
LEOPOLDO PACHECO
Um dos melhores atores de sua geração, ele fez bonito na peça ORIOLear, na qual viveu um intransigente senhor de terras na Amazônia. O sucesso como o macho alfa agro no palco foi tanto que uma parecida versão do personagem o levou ao capítulo final da novela Vale Tudo. Poderoso.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
LETÍCIA RODRIGUES
Na pele de Sandrão, a namorada de Suzane von Richtofen e Eliza Matsunaga na série vencedora do Prêmio Arcanjo Tremembé, no Prime Video, a atriz chamou para si todas as atenções, com uma atuação irretocável que fez com que o mercado audiovisual e midático notassem a potência de seu trabalho. Ela merece.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
LUEDJI LUNA
A cantora e compositora baiana brilhou neste ano de álbum duplo e vitória no Grammy Latino, no Prêmio Multishow e no Prêmio Arcanjo, além de ter sido eleita uma das mulheres mais belas pela New Mag e lotado a icônica casa de shows paulistana Espaço Unimed. Oito anos após seu precioso álbum de estreia, Um Corpo no Mundo, a artista chega à maturidade. Senhora de seu destino.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
FABI BANG e MYRA RUIZ
A dupla de estrelas dos musicais demonstrou mais uma vez seu poderio com sessões esgotadas de Wicked, nas quais demonstraram por que há uma década são as mais perfeitas encarnações das personagens Glinda e Elphaba no Brasil. Boba foi a produção do filme que não as colocou para tirar foto com o elenco no Brasil. Quem perdeu a superprodução musical que que corra para ver no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2026. Atrizes de primeira grandeza.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
FERNANDO MELIGENI
O tenista escreveu, ao lado do jornalista André Kfouri, o livro As Decisões do Coração Estão Sempre Certas: E Outras Lições Que Aprendi Com Meu Pai Sobre o Tênis e a Vida, pela Editora Sextante. O foco é o legado deixado por seu pai, o inteligente fotógrafo e velejador Osvaldo Meligeni. Feito com o coração, o relato comove com a acertada filosofia de vida de seu progenitor. Ode à ética e à família.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
GABY AMARANTOS
O álbum Rock Doido reconectou a cantora à aparelhagem de Belém do Pará, da qual é expoente. E trouxe bons frutos à artista em ano de COP30. Seu nome voltou à boca do povo tanto por sua música, como também pelo suposto affair com Chris Martin, vocalista do Coldplay, e pela dieta nada ortodoxa anunciada pela mesma. Danada.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
GREGÓRIO DUVIVIER
Ele arrebatou plateias por todo o Brasil com o sofisticado espetáculo O Céu da Língua, vencedor do Prêmio Arcanjo e escrito em parceria com Luciana Paes, também diretora. A obra recuperou a força poética da língua portuguesa em atuação esplendorosa do ator e humorista. O sucesso é tanto que o espetáculo chega em 2026 ao gigante Espaço Unimed. Humor pop star.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
GUIMARUJO
Estreante com o livro Bardo Tolo (Editora Literíssima), o poeta mineiro demonstrou fôlego farto para dilogar com a vida em 49 poemas de verve irônica e perspicaz, no melhor livro de poesia inédita do ano. Amante da liberdade artítica, demonstrou versos sem amarras ou censura. Ganha a poesia brasileira.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
KELNER MACÊDO
O ator demonstrou ter sexxy appeal de sobra na pele do assassino Cristian Cravinhos na série Tremembé, com seu desejo bissexual e tara por uma calcinha que botou fogo no público neste fenômeno do Prime Vido e vencedor do Prêmio Arcanjo. Galã desconstruído do nosso audiovisual.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
LETÍCIA SOARES
Após arrebatar o Brasil no musical A Cor Púrpura e ser a primeira Elsa negra da Disney em Frozen in Concert, 2025 representou a volta da atriz como estrela absoluta de um grande musical. Em Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho, musical vencedor do Prêmio Arcanjo, entregou tudo como Effie White, a cantora oprimida pelo showbiz, mas cuja voz é impossível de ser calada. Fenomenal.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
LINIKER
Ao vencer triplamente o Grammy Latino em 2025 e completar seu quarto troféu na premiação internacional, a arista demonstrou seu poderio. Se 2025 foi de colher frutos do álbum Caju, 2026 promete turnê nacional por estádios, elevanto a artista negra e trans ao patamar de popstar. Feito histórico.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
MARCELO MEDICI
O ator demonstrou mais uma vez ser um humorista de mão cheia no solo DONA LOLA, que lotou teatros e provocou gargalhadas ao longo de 2025, sob direção afetuosa de Ricardo Rathsam. A verossímil e hilária personagem é uma homenagem não só à família do ator, como a todas as famílias do mundo.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
MARDEN MACHADO
O crítico demosntrou força intelectual descomunal no livro Cinemarden Vai ao Oscar, pela Editora Arte e Letra, obra de feito inédito global ao analisar em resenhas 1012 filmes, vencedores em todas as categorias do Oscar, desde a primeira cerimônia, em 1923, até a 97ª, em 2025. Aula magna de crítica cinematográfica.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
MARINA RUY BARBOSA
Para além do posto de influenciadora bombada, a atriz demonstrou seu talento dramático em excelente composição para a detenta Suzane von Richtofen na série Tremembé, vencedora do Prêmio Arcanjo e recorde de audiência no Prime Video, onde também atuou como produtora. Domina telas e bastidores.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
MEL LISBOA
A atriz brilhou nos palcos como Rita Lee, seja interpretando a Rainha do Rock no musical de sucesso Rita Lee – Uma Autobiografia Musical, com bilheterias esgotadas pelo país inteiro, ou ainda em disputados shows cantando seu repertório. O sucesso é tanto que a atriz e agora também cantora já está com agenda de 2026 concorrida tanto para shows, como para a volta do musical ao Teatro Porto, em abril. Viva Rita.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
NANY PEOPLE
A talentosa atriz, humorista e apresentadora brilhou no ano que marcou múltiplas efemérides na sua vida: 60 anos de vida, 50 de carreira, 40 morando em São Paulo e 30 trabalhando na televisão. Tanto que foi a grande homenageada do 7º Prêmio Arcanjo – 2025, sendo ovacionada pelo lotado Teatro Sérgio Cardoso. Ela merece.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
RAFAEL SETTE CÂMARA
Romancista estreante com DOS QUE VÃO MORRER, AOS MORTOS, pela Editora Urutau, o escritor mineiro criou um sensível livro sobre um jovem jornalista que busca investigar a inesperada morte da mãe, tendo como lugar e personagem a efervescente Belo Horizonte no começo do século 21. Além disso, promove caminhadas imperdíveis revelando a história da capital mineira. Intelectual das ruas.
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
WAGNER MOURA
Eleito melhor ator em Cannes por O Agente Secreto, que também levou o prêmio de melhor direção para Kleber Mendonça Filho no célebre festival francês, o baiano já entrou nas listas de possíveis indicados ao próximo Oscar bem como já conquistou sua indicação a melhor ator em filme dramático no Globo de Ouro, a primeira indicação masculina para o Brasil. Dedos cruzados que 2026 promete continuar sendo um ano excelente para a cultura brasileira!
Por @miguel.arcanjo no blogdoarcanjo.com
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

























