Carolina – Quarto de Despejo encerra filmagens no Rio de Janeiro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
As filmagens de “Carolina – Quarto de Despejo” chegaram ao fim no Rio de Janeiro. O longa, dirigido por Jeferson De, produzido por Clélia Bessa e protagonizado pela atriz Maria Gal, adapta para o cinema a obra literária “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1960.
As gravações aconteceram em locações, como na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e no bairro do Recreio dos Bandeirantes, além dos Estúdios Quanta Rio, onde o diretor de arte Billy Castilho recriou a favela do Canindé dos anos 1950 em um cenário de mais de 400m², utilizando a tecnologia de dois telões de LED que, somados, ocupam mais de 70m². O filme é uma produção da Move Maria, Raccord Produções e Buda Filmes, com coprodução da Globo Filmes e distribuição da Elo Studios. O roteiro é de Maíra Oliveira.
Livro no cinema
A adaptação cinematográfica de um dos livros mais importantes da literatura brasileira contou com participações muito especiais. Vera Eunice, filha de Carolina Maria de Jesus, atuou ao lado de Maria Gal e de Laura Vick, que interpretou Vera criança. Em um dia marcante, elenco e equipe se emocionaram ao ouvir as palavras de Vera e vê-la relembrando sua infância ao lado de sua mãe. Em outro momento emocionante, as escritoras Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz e Fernanda Felisberto participaram de uma cena que faz referência ao premiado ‘Central do Brasil’ (1998), quando Dora (Fernanda Montenegro) cobra para redigir cartas para pessoas analfabetas que desejam se comunicar com familiares distantes. No filme atual, Carolina preenche as fichas de despejo dos moradores da favela do Canindé, e as escritoras representam mulheres da comunidade que pedem sua ajuda.
Visitas ilustres no set
Enquanto rodavam o filme, a equipe também recebeu visitas no set. Lázaro Ramos e o diretor musical Jarbas Bittencourt estiveram presentes no início dos trabalhos. A atriz Glória Pires também marcou presença nas gravações, assim como a cineasta Rosane Svartman, produtora associada do filme.
Durante toda a preparação e filmagem, a equipe manteve, como forma de homenagem, um altar com as fotos de Carolina Maria de Jesus e de Lucas Colombo, filho da atriz Ju Colombo, que faleceu de mal súbito nos EUA em abril deste ano.
O longa narra a trajetória de Carolina Maria de Jesus, mulher negra e catadora de papel que transformou seu cotidiano no Canindé em arte. Suas anotações revelam a luta diária para alimentar os filhos e sua relação com a escrita, que a tornou a primeira escritora negra brasileira a alcançar reconhecimento internacional, com mais de um milhão de exemplares vendidos em mais de 40 países e traduções para 14 idiomas.
O elenco reúne Raphael Logam, Clayton Nascimento, que também assina a preparação de elenco, Liza Del Dala, Carla Cristina Cardoso, Ju Colombo, Fábio Assunção, Caio Manhente, Jack Berraquero, Alan Rocha, Thawan Lucas, Laura Vick, Raphael Raposo, entre outros nomes.
FICHA TÉCNICA
Título: Carolina – Quarto de Despejo
Diretor: Jeferson De
Produtora: Clélia Bessa
Roteiro: Maíra Oliveira
Baseado em: “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus
Elenco: Maria Gal, Raphael Logam, Clayton Nascimento, Liza Del Dala, Carla Cristina Cardoso, Ju Colombo, Fábio Assunção, Caio Manhente, Jack Berraquero, Alan Rocha e grande elenco
Produção: Move Maria, Raccord Produções, Buda Filmes
Coprodução: Globo Filmes
Distribuição: Elo Studios
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


