Trans Jazz by Divas tem sessão única com Paola Valentina Xavier no Teatro Sérgio Cardoso

Paola Valentina Xavier canta jazz em SP © Divulgação Teatro Sérgio Cardoso para Miguel Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), recebe no dia 03 de dezembro, quarta-feira, às 20h, o espetáculo Trans Jazz By Divas, performance musical que revisita marcos da história do canto negro norte-americano e homenageia artistas como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Billie Holiday, Mahalia Jackson, Carmen McRae e Tata Vega. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes da sessão.

Interpretado por Paola Valentina Xavier, o espetáculo percorre spirituals, standards de jazz e composições autorais para apresentar uma leitura cronológica da evolução musical ligada às lutas por igualdade racial e direitos civis nos Estados Unidos. A construção cênica combina narrativa, performance vocal e interação com o público, aproximando o repertório de temas que atravessam passado e presente.

Natural de Americana (SP), Paola iniciou sua formação em corais durante a infância e, aos 16 anos, entrou para o universo das artes como transformista, experiência que antecedeu seu processo de transição e consolidou sua identidade de palco. Após interromper a carreira em razão de episódios de transfobia, retoma sua trajetória artística em 2020, aprofundando estudos em black music e jazz. Foi selecionada para o programa ASA – Arte Sônica Amplificada, iniciativa do British Council e Oi Futuro, e segue especialização em canto belting e improvisação jazzística com a cantora norte-americana Cynthia Tignor Borgani pela Faculdade Souza Lima. Também atuou como produtora executiva e curadora no Teatro Sérgio Cardoso e no Museu da Diversidade Sexual.

Serviço
Trans Jazz By Divas
Data: 03 de dezembro, quarta-feira, às 20h
Ingressos: gratuitos, com retirada uma hora antes
Local: Sala Paschoal Carlos Magno – Teatro Sérgio Cardoso – R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo 
Duração: 90 minutos
Classificação etária: livre

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde. Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.

Sobre a Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *