Mariano Mattos Martins estreia como diretor de teatro em A Palma no Instituto Capobianco

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Ator de extenso percurso no teatro, cinema e TV, e produtor cultural com reconhecimento em direções artísticas na música, Mariano Mattos Martins lança-se em um novo e significativo momento de sua trajetória: a estreia na direção teatral com o espetáculo inédito “A PALMA”. A montagem, que finaliza a residência artística de um ano da mundana companhia, chega ao Instituto Capobianco em 21 de novembro, convidando o público a uma reflexão profunda sobre o ofício do ator e a sobrevivência artística.
Mariano Mattos Martins, conhecido por sua atuação de dez anos no Teat(r)o Oficina sob a batuta de José Celso Martinez Corrêa e por integrar o núcleo artístico da mundana companhia, bem como por seus papéis em produções como “O Rei da TV” (Disney), na qual viveu Silvio Santos na juventude, e “O Escolhido” (Netflix), assume a direção e propõe o argumento central da obra.

Para contar essa história, Mariano recorreu a um elenco de peso: Gilda Nomacce, atriz com mais de 100 obras audiovisuais no currículo, Verónica Valenttino, atriz ganhadora dos prêmios Shell e Bibi Ferreira em 2023, e Donizeti Mazonas, ex-integrante do CPT de Antunes Filho.
O texto foi desenvolvido a quatro mãos por Claudia Barral e Marcos Barbosa (indicado ao Prêmio Jabuti 2025).A peça mergulha na saga teatral de Vânia Souto, interpretada por Gilda Nomacce, atriz que enfrenta a desilusão de não alcançar o estrelato. O enredo se desenrola após um grave episódio de violência, quando Vânia recebe a visita de seus amigos Marta Mourano (Verónica Valenttino) e Sérgio Capanema (Donizeti Mazonas) em busca de uma solução para uma delicada crise de reputação. Juntos, eles embarcam no universo onírico do teatro, explorando as dores e maravilhas da profissão.

Mariano Mattos Martins articula a essência conceitual de “A PALMA” que se inspira na citação da escritora Rosa Montero, “A Ficção é uma viagem ao outro”. O novo diretor teatral enfatiza o caráter reverente da obra ao espaço cênico.“Esta viagem ao outro, partindo da frase da escritora Rosa Montero, é uma espécie de ode ao teatro, este espaço tão caro onde a loucura é sagrada,” afirma Mariano ao Blog do Arcanjo.
A peça A PALMA apresenta um contexto ficccional permeado por várias outras camadas ficcionais, é o teatro dentro do teatro.
Mariano Mattos Martins
A obra ainda tem trilha sonora original de Negro Leo e a iluminação de Wagner Antônio.
A Palma questiona o que mantém um ator vivo, tocando em temas contemporâneos como fama, talento, premiações e visibilidade, que podem ser fontes de adoecimento na rotina profissional. Misturando comicidade a momentos de tristeza, a encenação ultrapassa a narrativa linear, expandindo-se em movimentos fragmentados, ecos de memórias e aparições inesperadas, e evidenciando o desejo incessante de ser aplaudido e receber palmas.
A PALMA
Temporada: De 21 de novembro de 2025 a 01 de fevereiro de 2026 (com recesso entre 22/12/2025 e 15/01/2026)
Horários: Sextas e sábados às 20h | Domingos às 18h
Local: Instituto Capobianco
Endereço: Rua Álvaro de Carvalho, 97, São Paulo – São Paulo
Duração: 80 min
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingressos: R$30,00 [inteira] | R$15,00 [meia entrada].
Vendas pela Sympla
Ficha técnica – A Palma
Texto
Claudia Barral e Marcos Barbosa
Elenco
Gilda Nomacce, Verónica Valenttino e Donizeti Mazonas
Direção e argumento
Mariano Mattos Martins
Assistência de Direção
Isabel Wolfenson
Cenografia
Paloma Mecozzi
Figurino
Rogério Romualdo
Trilha Sonora
Negro Leo
Iluminação
Wagner Antônio
Equipe técnica de Iluminação
Débora Pereira, Guilherme Mascarenhas e Júlia Fávero
Preparação Corporal
Danielli Mendes
Colaboração artística/voz do Host
Daniel Passi
Gravação, Edição e Mixagem de Áudio
Rodolfo Dias Paes – Dipa
Operação de Som
Jean Rebeldia
Coordenação de Produção
Dani Correia
Produção Executiva
Tayná Cabral
Assistência de Produção
Dea Millene
Acompanhamento de processo
Larissa da Matta
Coordenação técnica
Rafael Matede
Cenotécnico
Jhonatta Moura Barreto
Assistência de desenho técnico
Lara Paim
Costura
Viní Nara
Salete André
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


