17º Prêmio FITA anuncia vencedores em noite de emoção no Rio de Janeiro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Noite de festa dos artistas fluminenses. A emoção tomou conta da entrega do 17ª Prêmio FITA de Teatro, que celebrou o ator Diogo Vilela e premiou 12 espetáculos em 18 categorias. A cerimônia aconteceu na Casa de Cultura Laura Alvim e reuniu todas as produções participantes da 17ª FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra), que terminou em setembro após uma verdadeira maratona teatral em Angra dos Reis, neste que já é um dos mais tradicionais e longevos festivais de artes cênicas do país. Desde a sua criação, a FITA já recebeu mais de um milhão de espectadores.
Os espetáculos ‘E Vocês, quem São?’ e ‘Rita Lee – Uma Autobiografia Musical’ saíram na frente com três troféus para cada um: o primeiro rendeu, inclusive, o primeiro prêmio para Samuel de Assis em 26 anos de carreira. Visivelmente emocionado, o ator subiu outras duas vezes ao palco para receber a premiação na categoria Melhor Espetáculo e Trilha Sonora (Larissa Luz e Os Capoeira).
Já o tributo a Rita Lee foi o responsável pelos prêmios de Melhor Espetáculo do Júri Popular, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Atriz, para Mel Lisboa. ‘Está difícil controlar a emoção porque este foi o primeiro palco em que subi na vida, aos 8 anos. E vi o Samuel vencer junto comigo. Nós estivemos juntos na FITA em 2016 com o espetáculo ‘Othelo’ e agora estamos aqui mais uma vez, cada um com seu troféu’, festejou Mel, que recebeu o prêmio das mãos de Cláudio Ferreti, Prefeito de Angra dos Reis.
Recordista de indicações, ‘Mary Stuart’ sagrou-se vencedor em Melhor Direção (Nelson Baskerville) e Melhor Iluminação (Wagner Freire), ambos representados pela atriz Virginia Cavendish.
Em uma noite repleta de discursos emotivos, a homenagem para Diogo Vilela foi um dos pontos altos. O ator – que completou 55 anos de carreira durante a FITA, em setembro – fez questão de dividir o momento com Osmar Prado, seu velho parceiro de trabalho e que recebera anteriormente o Prêmio Especial do Júri. Diogo apresentou ‘O Bem Amado’ na FITA, espetáculo que foi também premiado por Melhor Ator Coadjuvante (Chris Penna) e Melhor Produtora (Marília Milanez).
Idealizada e dirigida por João Carlos Rabello, a FITA tem patrocínio da ENEL Distribuição Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Funarj e parceria com a Prefeitura de Angra e TurisAngra.
O júri profissional da FITA é formado por Dirceu Alves Jr. (jornalista e crítico teatral, presidente do júri), o ator Rogério Freitas e a atriz Suzana Nascimento, que já venceu dois prêmios FITA de Melhor Atriz em outras edições.
VENCEDORES DO PRÊMIO FITA DE TEATRO 2025
MELHOR ESPETÁCULO
E Vocês, Quem São?
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Osmar Prado
*A atuação de Osmar Prado em O Veneno do Teatro é uma declaração de amor à profissão que o artista exerce com brilhantismo há mais seis décadas.
DRAMATURGIA
Mouhamed Harfouch (Meu Remédio)
DIREÇÃO
Nelson Baskerville (Mary Stuart)
ATOR
Samuel de Assis (E Vocês, Quem São?)
ATRIZ
Mel Lisboa (Rita Lee – Uma Autobiografia Musical)
ATOR COADJUVANTE
Chris Penna (O Bem Amado)
ATRIZ COADJUVANTE
Débora Reis (Rita Lee – Uma Autobiografia Musical)
TRILHA SONORA
Larissa Luz e Os Capoeira, pela direção musical de E Vocês, Quem São?
CENÁRIO
Eric Lenate (Novas Diretrizes em Tempos de Paz)
FIGURINO
Kelly Siqueira e Mariana Baffa (O Elogio da Loucura)
ILUMINAÇÃO
Wagner Freire (Mary Stuart)
REVELAÇÃO
Bernardo Coimbra (A.M.I.G.A.S.)
PRODUÇÃO
Marília Milanez (‘O Bem Amado’)
PRÊMIO DE HUMOR
A Coisa
CATEGORIA ESPECIAL
Conceição Telles, Daniel Benevides, Gerson Porto e Marieta Vasconcelos, equipe técnica de palco do espetáculo Ficções, pelo desempenho integrado à encenação.
JÚRI POPULAR
Rita Lee
PRÊMIO INFANTIL – FITINHA
Era uma Vez no Sítio do Pica Pau Amarelo
JÚRI DA FITA 2025
Dirceu Alves Jr. (presidente do júri)
Rogério Freitas
Suzana Nascimento
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


