São Paulo celebra 200 anos do Parque da Luz e 120 anos na Pinacoteca com atividades grátis

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Centro de São Paulo será palco de uma celebração histórica neste fim de semana. Nos dias 15 e 16 de novembro, o Parque da Luz, o mais antigo da cidade, comemora 200 anos e a Pinacoteca de São Paulo celebra seus 120 anos, com uma programação conjunta e gratuita que une música, teatro, arte, literatura e experiências interativas. A festa é promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e da Cultura e Economia Criativa (SMC), e pela Pinacoteca, transformando o espaço em um grande palco de convivência entre passado e futuro.
O palco, ao lado da Casa do Chá, será o ponto das grandes apresentações musicais de aniversário do Parque da Luz e da Pinacoteca de São Paulo, em que o púbico é o verdadeiro presentado. No sábado (15), o palco recebe o grupo Bicho de Pé, às 15h, e o Baile do Simonal, às 17h, revisitando clássicos da música brasileira em clima de baile popular.
Com mais de 26 anos de carreira, o Bicho de Pé é um dos principais nomes do forró universitário e da difusão dos ritmos nordestinos pelo país. Com sucessos como “Nosso Xote” e “Fale Comigo”, a banda une sanfona, zabumba e triângulo em arranjos dançantes e cheios de energia. Já o Baile do Simonal é um tributo a Wilson Simonal e à música brasileira das décadas de 1960 e 1970, com releituras vibrantes de sambas e soul. No palco, Wilson Simoninha comanda um repertório que mistura clássicos do pai com sucessos próprios, acompanhado de banda completa e metais.
No domingo (16), o destaque é a apresentação da Bachiana Filarmônica do SESI-SP, sob regência do maestro João Carlos Martins, às 13h, seguida do show de Luiza Lian e Bixiga 70, às 16h, unindo ritmos brasileiros e afrobeat.
O maestro
João Carlos Martins, um dos nomes mais emblemáticos da música erudita brasileira, conduz a orquestra com um repertório acessível e emocionante, mesclando obras de Bach com composições populares. Luiza Lian, por sua vez, sobe ao palco acompanhada da banda Bixiga 70 para um espetáculo que cruza sons eletrônicos, percussão afro-brasileira e psicodelia. Com letras que falam sobre ancestralidade e espiritualidade, o show cria uma experiência sonora intensa e coletiva, encerrando as comemorações em grande estilo.
Além das atrações principais, a programação musical de 200 anos do Parque da Luz e de 120 anos da Pinacoteca inclui ainda Bateria 013 (dia 15, às 12h) e o grupo infantil Namakaca (dias 15 e 16 às 10h) e Dream Orquestra e Coral da Associação Morumbi de Integração Social (AMIS) (dia 16, às 9h), garantindo uma programação diversificada e acessível a todos os públicos. No dia 16, das 9h às 18h, também ocorre exposição de carros antigos.
Intervenções artísticas e Pina em Festa
Durante todo o evento, atores vestidos à moda do século XIX guiarão o público pelos jardins do parque, recriando a atmosfera da época da inauguração. Totens interativos com mapas, fotos e curiosidades compõem a exposição “A Passagem do Tempo”, enquanto performances teatrais espalhadas pelo espaço narram episódios marcantes da história do parque.
Como parte das comemorações de seus 120 anos, a Pinacoteca realiza o evento “Pina em Festa”, que ocupará o edifício da Pina Contemporânea com atividades artísticas e formativas. O Cidade Invertida apresentará duas ações imersivas que ressaltam o caráter educativo da instituição: a Tenda Lúdica, que oferece sessões de imersão na imagem com uma grande câmera escura, e a Paisagem Invertida, um trailer adaptado como câmera obscura gigante e laboratório fotográfico, no qual o público poderá vivenciar processos de revelação. O programa Experimenta! promove uma oficina aberta de atividades plásticas e educativas voltadas a todas as idades, convidando famílias e amigos a criarem juntos em um ambiente de convivência e imaginação coletiva. A artista Tadáskía, por sua vez, realiza uma leitura ao vivo de seu livro Lua Coelho Negra e Ave Preta Mística, lançado pela editora Cobogó e inspirado em obras recentemente adquiridas pela Pinacoteca. Fechando a programação, o Cortejo Performático Dançado, parceria entre a São Paulo Escola de Dança e a EMESP Tom Jobim, parte do edifício Pina Estação, atravessa a Estação da Luz e o parque, em um percurso poético que une arquitetura, corpo e memória em diálogo com manifestações populares brasileiras.
Bosque de Leitura Jardim da Luz reabre especialmente ao aniversário, com feiras de livros
Neste final de semana, além de aproveitar a programação artística gratuita, o público pode renovar a sua estante de livros por meio do projeto “Pegue, Leve e Leia”. O Bosque de Leitura Jardim da Luz reabre especialmente nos dias 15 e 16 de novembro, das 11h às 16h30, com feiras de doação e troca de livros.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


