Festival de Curitiba abre inscrições de peças para o Fringe: saiba como levar seu espetáculo

Os diretores Fabíula Passini e Leandro Knopfholz preparam o 34º Festival de Curitiba: inscrições para o Fringe estão abertas © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Clima de contagem regressiva! Faltam menos de cinco meses para Curitiba receber a 34ª edição do Festival de Curitiba, o maior festival de Artes Cênicas da América Latina. De 30 de março a 12 de abril, a capital paranaense e Região Metropolitana receberá mais de 300 espetáculos que compõem as diferentes mostras, eventos e atividades culturais. A as incrições para a Mostra Fringe, a mais democrática do evento, já estão abertas para espetáculos e companhias que desejam participar desta grande festa cênica. Os interessados na Mostra Fringe podem se apresentar dentro dos formatos “Mostras”, “Espetáculos de Rua” e “Circuito Independente”. Os formulários de cadastro já estão disponíveis e as propostas podem ser apresentadas no link https://fringe.com.br/cadastros-2026. É importante que os interessados leiam com atenção todos os itens do Regulamento, que contém as informações imprescindíveis para a participação na mostra.

A diretora Fabíula Passini: preparativos para o 34º Festival de Curitiba estão a pleno vapor © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

Segundo Fabíula Passini, diretora do festival, os preparativos já estão a todo vapor, com alguns espetáculos já pré-selecionados pela curadoria.

Já estamos programando alguns dos espetáculos da Mostra Lucia Camargo com nossa equipe de curadores circulando o Brasil, assim como de toda a programação, com a abertura dos cadastros do Fringe, possíveis humoristas para o Risorama, as atrações do MishMash, as ações do Programa Guritiba e alguns dos chefs e restaurantes do Gastronomix. Queremos fazer da 34ª realização uma grande edição do Festival de Curitiba”, avisa.

Abertura dos cadastros para a Mostra Fringe

O Fringe, mostra democrática e conhecido por ser uma vitrine das artes cênicas no Brasil, abriu na última segunda, 3, os cadastros das companhias e dos grupos interessados em fazer parte da programação do 34º Festival de Curitiba.

Criada em 1998, a mostra Fringe reúne apresentações de diversas linguagens, como teatro, circo, dança, música, artes visuais, literatura e atividades formativas, e, desde 2023, é dividida em Espetáculos de Rua, Mostras e Circuito Independente.

Rana Moscheta, coordenadora da Mostra Fringe do Festival de Curitiba © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2025

Rana Moscheta, coordenadora do Fringe, afirma que manter a pluralidade de linguagens e, principalmente, de regiões, é um dos objetivos da Mostra Fringe do Festival de Curitiba.

“Queremos alcançar diferentes grupos e produtoras para mantermos a diversidade de participações, atraindo propostas de todas as regiões do Brasil, seguindo o posicionamento de fazermos um ‘Festival para Todos’ e mantendo o objetivo central de ser um impulsionador de encontros, trocas, vivências e de experiências. A Rodada de Conexões, que já é um grande sucesso nas últimas duas edições, manterá a sua troca de contatos e intercâmbios entre companhias, curadores e programadores nacionais, assim como pitchs e visitas técnicas a grupos curitibanos”, adianta Rana Moscheta.

Os interessados na Mostra Fringe podem se apresentar dentro dos formatos “Mostras”, “Espetáculos de Rua” e “Circuito Independente”, na programação oficial de 2026 do Festival de Curitiba. 

Em “Mostras” é necessário cinco atividades, com no mínimo quatro espetáculos, identificadas por um conceito ou tema que destaque trabalhos de linguagens ou linhas de pesquisas semelhantes. Em “Espetáculos de Rua”, as apresentações ocorrerão em logradouros públicos de Curitiba e Região Metropolitana, programados e produzidos pelo Fringe. A programação será concebida em blocos de quatro dias de apresentações. Vale lembrar que 80% dos integrantes dos grupos cadastrados devem possuir registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) ou sindicato da região, sendo avaliado também propostas de grupos pertencentes às instituições de ensino das artes cênicas, com comprovantes de matrículas. Já em “Circuito Independente”, os interessados em participar do Fringe com suas programações próprias em espaços culturais de Curitiba e região, também terão que informar os dados sobre as atrações.

Peça Clowns e Clownesses na Mostra Fringe no Festival de Curitiba de 2010 © Arquivo Blog do Arcanjo

Link para inscrição

Os formulários de cadastro já estão disponíveis e as propostas podem ser apresentadas no link https://fringe.com.br/cadastros-2026. É importante que os interessados leiam com atenção todos os itens do Regulamento, que contém as informações imprescindíveis para a participação na mostra.

Para saber mais, acesse as redes sociais oficiais, pelos perfis no Instagram @mostrafringe e Facebook.com/Fringecuritiba, ou ainda, pelos sites www.festivaldecuritiba.com.br e www.fringe.com.br

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *