Vizinhas das C’Antigas vira livro ao completar 8 anos do coletivo de matriarcas da Serra em BH

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O coletivo Vizinhas das C’Antigas, formado por doze mulheres negras, idosas e faveladas do Aglomerado da Serra, celebra oito anos de trajetória com o lançamento de seu primeiro livro: Vizinhas das C’Antigas e suas escrevivências. Verdadeiras matriarcas da comunidade, elas carregam histórias, cantigas, tradições e saberes transmitidos de geração em geração, representando a força da ancestralidade feminina que pulsa na Serra. A publicação é fruto de um projeto da Associação Cultural Seu Vizinho — iniciativa nascida e enraizada no Aglomerado da Serra, a maior favela de Minas Gerais, com mais de 50 mil habitantes — e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
A obra partiu dos relatos das Vizinhas Amélia, Ana Maria, Antônia, Geni, Geralda, Isa, Maria do Carmo (Ducarmo), Maria do Carmo Silva (Lia), Marta, Natalina e Raymunda (Merinda), organizada por Ana Luiza Menezes e Marriene Freitas, publicada pela Mosaico Editorial. Aberto ao público, o evento acontecerá no dia 08 de novembro de 2025, das 14h às 18h, no Centro Cultural Vila Marçola (Rua Mangabeira da Serra, 320, Vila Marçola, Aglomerado da Serra — BH) e promete ser um rica celebração da cultura, ancestralidade e transmissão de saberes dessas matriarcas.
O livro reúne memórias, histórias, bordados, cantigas e saberes em um registro da força da ancestralidade feminina na comunidade, como afirmam as organizadoras.
“Este livro é trama oriunda da metodologia autoral criada ao longo dos anos pelo grupo. Em cada projeto-sonho, buscamos costurar coletivamente narrativas orais e ocupacionais, o falar e o fazer, a palavra e a manufatura, sempre sustentadas pela cultura popular e pelos saberes ancestrais. “E assim tem sido”: os retalhos da nossa colcha cerzem bilúrias, escrevivências e fortalezas de mulheres juntas que, depois de maduras, dão novo arremate a seus lugares no mundo e aos lugares que, aquelas que vem depois, também poderão ocupar”.
O livro ultrapassa as dimensões literária e artística, constituindo denúncias de múltiplas violências vividas, bem como testemunho da resiliência e enfrentamento das mulheres que, ao longo de anos, transformaram suas lutas em arte e coletividade. A realização deste projeto se deve à atuação da Associação Cultural Seu Vizinho, que há mais de 10 anos está sediada no Aglomerado da Serra. A Associação já mobilizou mais de 300 mil pessoas em eventos e atendeu mais de 2.000 indivíduos em formações culturais. Vem consolidando-se como uma referência cultural na comunidade e na cidade, sempre guiada pelo lema: “Todo Mundo Junto e Aglomerado!”
“Para a Associação Cultural Seu Vizinho realizar o lançamento dessa obra de arte, mais que um livro, é consolidar a trajetória do grupo numa celebração de memória, afeto e encontro de gerações. Além de fazer ecoar suas vozes e levar para diferentes espaços as mulheres que constróem a história da Serra com lutas e sabedoria”, ressalta Paulo Vitor (PV), cofundador da Associação Sociocultural Seu Vizinho.
Serviço
Lançamento do livro ‘Vizinhas das C’Antigas: e suas escrevivências’
Data: 08 de novembro de 2025
Horário: 14h às 18h
Local: Centro Cultural Vila Marçola – Rua Mangabeira da Serra, 320, Vila Marçola, Aglomerado da Serra, Belo Horizonte – MG
Organização: Ana Luiza Menezes e Marriene Freitas
Editora: Mosaico Editorial
Realização: Associação Cultural Seu Vizinho
Dúvidas: whatsapp (31) 9.8399-9898
E-mail: [email protected]
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


