Edital Acredita Favela recebe inscrições de projetos culturais das periferias de BH

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
As culturas das favelas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana estão prestes a ganhar um novo impulso. Até o dia 17 de novembro, estarão abertas as inscrições para o 2º Edital Acredita Favela, que vai premiar pelo menos sete projetos culturais criados por moradores de favelas de BH e da RMBH com aporte financeiro de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais), mentoria e acompanhamento técnico.
A 2ª edição do Edital Acredita Favela é mais que um edital: é um programa de aceleração cultural cujo objetivo é fortalecer artistas de diferentes comunidades e financiar iniciativas culturais criadas pelos próprios moradores de favelas de BH e da Região Metropolitana. É voltado principalmente para pessoas que nunca conseguiram aprovar projetos em editais públicos. O edital é uma iniciativa do Seu Vizinho, patrocinado pela Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
“Acreditamos no potencial das periferias de transformar seus territórios por meio da cultura. O Seu Vizinho é um lugar de protagonismo, de criação e de transformação social coletiva. Nosso papel é abrir caminhos para que essas ideias encontrem recursos e se tornem ações concretas”, afirma Paulo Vitor (PV), cofundador da Associação Sociocultural Seu Vizinho.
O edital contempla as seguintes etapas:
1ª etapa – Formação preparatória que incluiu 3 encontros, acessíveis em Libras, ocorridos em setembro nos dias 09, 11 e 27/09;
2ª etapa – Inscrições gratuitas do 2º Edital Acredita Favela que podem ser feitas até 17 de novembro, através da Prosas, pelo link: https://prosas.com.br/editais/16451
3ª etapa – Seleção dos projetos contemplados, repasse do aporte financeiro no valor de até R$5.000,00 mentoria e acompanhamento técnico para apoiar a execução até a conclusão.
Nesta edição, o 2º Edital Acredita Favela foi muito além do Aglomerado da Serra. A 1ª etapa, de formação preparatória, mobilizou periferias de outras cidades da Região Metropolitana como: Sabará, Rio Acima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Com o apoio de quatro mobilizadores locais, bateu recorde de inscritos chegando a 176, de MG e de mais 4 estados: Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Norte.
Associação Sociocultural Seu Vizinho
O projeto nasceu no Aglomerado da Serra, maior favela de Belo Horizonte, com cerca de 50 mil moradores e uma potência cultural que pulsa em cada batuque, evento ou encontro comunitário. De lá surgiu em 2014, o Bloco Seu Vizinho, que surgiu como um bloco na Vila Marçola e hoje, muito mais que Carnaval, é exemplo de transformação cultural a partir da música e da folia, com ações nos campos da arte, cultura e educação, oficinas, cursos profissionalizantes e eventos culturais.
Tudo começou com o desejo de promover festas e celebrações na favela. No entanto, a realidade local impôs novos desafios e responsabilidades, que levaram o Seu Vizinho naturalmente a expandir as atividades. Ao longo dos mais de dez anos de atuação, o Seu Vizinho ultrapassou as festividades, transformando-se em uma resposta às demandas da comunidade. Hoje a Associação Sociocultural Seu Vizinho é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) formalizada, sem fins lucrativos, que atua com Arte e Cultura como Formação Humana. Certificada como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e registrada nos Conselhos Municipais do Idoso (CMI) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Associação mantém uma sede com uma Biblioteca Comunitária, acesso à internet wi-fi, uma sala para ensaios musicais e espaços para atividades culturais na comunidade.
Cemig
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Serviço:
Inscrições gratuitas do 2º Edital Acredita Favela 2025
Período: até 17 de novembro de 2025
Edital e inscrições: https://prosas.com.br/editais/16451
Dúvidas: whatsapp (31) 9.8399-9898
E-mail: [email protected]
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


