★★★★ Crítica: Uma Família à Procura de Um Ator nos lembra que essência é tudo

Uma Família À Procura De Um Ator com Anderson Müller faz sucesso no Teatro Itália © Edson Lopes Jr. Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★
Uma Família À Procura De Um Ator
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Ter e Qua 20h Sab 19 Dom 18h Teatro Itália Até 19/11/2025
Compre seu ingresso!

O que será que perdemos em busca de um sucesso idealizado? Pelo jeito, Dorival Caymmi tinha mesmo razão quando compôs que deveria “ter escutado o que mamãe dizia”, já que “esse mundo é feito de maldade e ilusão”. O verso de Saudade da Bahia se aproxima do tom melancólico do espetáculo Uma Família À Procura De Um Ator, da Bonita Produções, texto seminal escrito em 1988 pelo premiado dramaturgo Samir Yazbek e que ganha direção inventiva do promissor Gustavo Merighi com o experiente ator Anderson Müller, em seu primeiro monólogo, com o qual celebra quatro décadas de carreira no palco do Teatro Itália. As sessões são às terças e quartas, às 20h, sábado, 19h, e domingo, 18h (compre seu ingresso). Com um ator maduro que volta às origens, a obra destila certa amargura diante da fama e da solidão que ela traz, sobretudo nesta sociedade hiperconectada contemporânea. É impressionante como a direção sintoniza o texto de 37 anos com o presente. Em seu retorno ao lar da meninice, já não mais o mesmo, o ator não apenas confronta memórias e ausências; ele se torna uma metáfora do indivíduo contemporâneo, cujo sucesso profissional é um cavalo de Troia para o abandono das próprias raízes. A metalinguagem, incluindo críticas àcidas ao teatro contemporâneo, se instaura como uma névoa cênica tal qual os delírios do personagem. A ambientação cyberpunk pós-apocalíptica da ótima cenografia de Camila Arruda e Gustavo Merighi acha na ótima trilha 1980 sob direção sonora de Ivan Garro e na iluminação de Fran Barros ótimos pares, enquanto imagens de um drone que voa no palco se projetam numa TV tubo — ambos se fundem em um simbolismo da vigilância incessante e da erosão da privacidade. A dualidade entre o que se vê e o que o personagem percebe confere à encenação um estranhamento cômico-dramático, que serve para questionar este mundo de aparências e à deriva. Ainda é possível um retorno à essência ou já estamos amargurados demais?

★★★★
Uma Família À Procura De Um Ator
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Ter e Qua 20h Sab 19 Dom 18h Teatro Itália Até 19/11/2025
Compre seu ingresso!

Ficha Técnica

Curadoria/idealização: Bonita Produções. Dramaturgo: Samir Yazbek. Direção: Gustavo Merighi. Ator: Anderson Muller. Produtora Associada: Iquiririm Produções. Produtor Executivo: Thomas Marcondes. Direção de Arte: Camila Arruda. Figurino: Ùga agÚ.   Iluminador: Fran Barros. Cenografia: Camila Arruda e Gustavo Merighi. Desenho de Som: Ivan Garro. Assistente de Direção: Mada Rocco. Assistente de Produção: Lidiane Rosa. Fotografia: Giuliana Orlando. Técnico/Operador de Som: Gabriel Ferrara. Projeto Midiático/Comunicação visual: Carol Romano.  Assessoria de Imprensa: Arteplural. Operador de Drone: Kau Stegemann. Técnico de Palco: Douglas Fernandes. Adereços: KBROWN (mala), Ùga agÚ (palhaço), Rebeca Oliveira (jabuti). Contrarregra: Ulisses Oliveira.

Anderson Müller estreia Uma Família À Procura de Um Ator no Teatro Itália: Miguel Arcanjo mostra bastidores

Anderson Müller estreia Uma Família À Procura de Um Ator no Teatro Itália: Miguel Arcanjo mostra quem já aplaudiu

Uma Família À Procura De Um Ator estreia sob fortes aplausos no Teatro Itália com Anderson Müller

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *