MIACENA tem teatro internacional de graça vindo de Portugal, Argentina e França

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Uma chance única de ver trabalhos cênicos internacionais em São Paulo! Entre 22 de outubro e 1º de novembro, a 2ª edição da MIACENA – Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos – transforma o centro histórico da capital paulista em um vasto palco, tecendo uma complexa tapeçaria de teatro, dança, circo e performances. Com a proposta de situar a arte no cerne da convivência urbana. Nas mais de 40 atrações gratuitas, o evento recebe produções internacionais, oriundas de Portugal, Argentina e França.
A curadoria convida o público a um percurso singular por espaços como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP), Teatro Cultura Artística, e o Instituto Brasileiro de Teatro (iBT), além de praças e vias públicas, reforçando o axioma de que a cidade é, em si, um cenário em constante mutação. Os destaques estrangeiros prometem reflexões profundas sobre fé, realidade social e controle. O Blog do Arcanjo, mídia parceira da MIACENA, mostra a seguir quais são:
Portugal: A Língua em Pedaços
A Companhia Teatro Livre, de Portugal, traz ao Brasil o texto A Língua em Pedaços, do aclamado dramaturgo espanhol Juan Mayorga. A peça recria um diálogo hipotético entre a reformadora da Igreja Santa Teresa d’Ávila e um Inquisidor, situando o embate na atmosfera singela da cozinha do mosteiro de São José. Baseada no Livro da Vida, a peça mergulha no dilema entre a lógica inquisitorial e a verdade da experiência mística. “Nunca tem dúvidas, Teresa?”, ecoa a sombra do questionamento que força a santa a confrontar o significado de sua devoção e existência.
Teatro Cultura Artística: 22/10, às 20h Instituto Capobianco: 23/10, às 20h CCBB SP: 24/10, às 19h CRD: 26/10, às 16h.
Argentina: Sumergidos
Com um olhar voltado para o potencial especulativo das artes, a companhia argentina De La Mejor Manera apresenta em primeira exibição sua obra em processo: Sumergidos. O espetáculo concebe um cenário de Buenos Aires parcialmente submersa. A narrativa acompanha três funcionários públicos que persistem em tarefas desprovidas de sentido em um edifício em ruínas. Em um tom que flutua entre o humor sarcástico e a precariedade existencial, a montagem oferece uma meditação arguta sobre a capacidade humana de adaptação e as frágeis quimeras que dão sustentação à nossa subsistência.
Instituto Brasileiro de Teatro (iBT): 24/10 e 25/10, às 21h
França e Brasil: Ela Perdeu o Controle
Da colaboração franco-brasileira, Ela Perdeu o Controle faz uma proposta de imersão sonora surrealista sobre a temática da sociedade de vigilância. A obra oferece ao público uma experiência binaural desconcertante por meio de fones de ouvido. Com foco no suspense, a peça utiliza uma ligação telefônica e a figura de um operador de vídeo monitoramento para confrontar a plateia com a sensação de segurança atrelada aos sistemas de controle. A performance questiona, de maneira premente: afinal, quem detém o controle?
Instituto Brasileiro de Teatro (iBT): 30/10, às 20h

MIACENA – Uma odisseia cênica que repensa a arte na metrópole paulistana
A 2ª edição da MIACENA, que conta com o patrocínio do Banco do Brasil e das Secretarias de Cultura do Estado e Município de São Paulo, não se restringe às apresentações. Seu diversificado bojo de atividades inclui, também, a Feira da Mia – Economia Sustentável e ações formativas sobre Cultura Circular e processos criativos em meio urbano, propondo um elo indissociável entre arte, vida comunitária e sustentabilidade.
As atrações internacionais, situadas em um contexto que valoriza o espaço não convencional, elevam a MIACENA a um patamar de notável intercâmbio cultural, convidando o público a um perscrutação do espaço e do tempo através de prismas estrangeiros, mas de ressonância universal.
Confira a programação completa no site oficial!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.