O Rei do Rock – O Musical chega ao Teatro Claro Rio após consagração de Beto Sargentelli em premiações

Beto Sargentelli, ator premiado, protagoniza O Rei do Rock – O Musical © Stephan Solon Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Após temporadas de grande sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2024, “O Rei do Rock – O Musical” retorna à capital fluminense para sua segunda temporada, de 3 de outubro a 9 de novembro, no Teatro Claro Rio. Estrelada por Beto Sargentelli, Stepan Nercessian, Stella Maria Rodrigues e um elenco afiado, a superprodução apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros revive, no palco, as fases mais emblemáticas da carreira de Elvis Presley, conduzindo o público por uma emocionante viagem no tempo sob direção de João Fonseca. A nova temporada, com ingressos à venda na plataforma Uhuu, faz parte da turnê nacional do espetáculo, que teve início em setembro, com apresentações em Brasília, e segue em novembro para Belo Horizonte, onde será apresentado no Sesc Palladium.

Aclamado como um dos maiores sucessos recentes do teatro musical brasileiro, o espetáculo reúne nada menos que 31 prêmios, indicações e honrarias, incluindo o Prêmio APCA de Melhor Ator de Teatro para Beto Sargentelli, o Prêmio Destaque Imprensa Digital de Dramaturgia Original, o Prêmio Arcanjo de Cultura pelo conjunto da obra e, em votação popular, foi eleito o Musical do Ano pelo Prêmio Song Pop, promovido pelo portal CinePop.

Novidades no elenco: nesta segunda temporada carioca, o espetáculo traz novas adições ao time, a exemplo de Rodrigo Miallaret que vive Vernon Presley, pai de Elvis, Natália Glanz que interpreta Priscilla Presley e Anastácia Lia, que assume o papel de Sister Rosetta Tharpe, pioneira do rock. O veterano Stepan Nercessian segue no papel do Coronel Tom Parker, empresário que moldou a carreira de Elvis – e que lhe rendeu indicações de Ator Coadjuvante nos Prêmios Bibi Ferreira e Destaque Imprensa Digital. Já Stella Maria Rodrigues retoma o papel de Gladys Presley, mãe de Elvis, enquanto Danilo Moura volta a dar vida a B.B. King. O elenco também conta com Rafael Pucca (Sam Phillips/Frank Sinatra), Nathalia Serra (Ann Margret), Luiz Pacini (Scotty), Gui Giannetto (Bill), Aquiles (Milton Berle), Rafael de Castro (James), Carol Olly (Penny) e Neusa Romano (Suzie Atkins).

Idealizado, escrito, produzido e protagonizado por Beto Sargentelli, “O Rei do Rock” nasceu a partir de uma conexão íntima do artista com a obra de Elvis Presley e com a memória afetiva de seu pai, Roberto Sargentelli (1962–2016), ator, fotógrafo e cover do cantor. O musical foi concebido após sete anos de intensa pesquisa, que incluiu uma viagem a Memphis, onde Beto mergulhou na história do ídolo ao visitar Graceland, a Sun Records e outros marcos fundamentais de sua trajetória. Mais do que uma homenagem, o espetáculo propõe uma abordagem emocional e profunda sobre o homem por trás do mito.

A dramaturgia costura com delicadeza as 30 músicas de Elvis mais ouvidas no Brasil, construindo uma narrativa que percorre sua trajetória desde a primeira gravação aos 18 anos até a explosão meteórica da fama, os filmes de Hollywood, o icônico especial televisivo Comeback 68 e, por fim, o impacto da sua morte precoce, aos 42 anos. Para compor a complexidade do personagem, Sargentelli se inspirou em diversas fontes – de análises biográficas a relatos de quem viveu ao lado do astro – mas, acima de tudo, em seu pai, que foi sua grande referência emocional para interpretar um Elvis multifacetado, entre a glória pública e as dores privadas.

O grande desafio foi equilibrar essas duas faces do artista: o rei imortalizado por sua voz poderosa e presença magnética nos palcos, e o homem frágil que enfrentava traumas pessoais, a ausência do irmão gêmeo, conflitos familiares e a pressão insustentável da fama. Essa abordagem dá ao espetáculo uma profundidade rara no gênero, indo além da celebração da obra para oferecer uma experiência tocante sobre identidade, perdas e humanidade.

A montagem é fruto da união entre três produtoras: H Produções Culturais, de Beto Sargentelli, responsável também por “Os Últimos 5 Anos” e “Bonnie & Clyde”Turbilhão de Ideias, de Gustavo Nunes, nome por trás de sucessos como “Cássia Eller – O Musical” e “Djavan – Vidas Pra Contar”; e Andarilho Filmes, de Eline Porto, que assinou projetos como “Por Elas – O Musical” e também “Bonnie & Clyde”. A direção geral é de João Fonseca, reconhecido por seu trabalho em grandes biografias musicais como “Tim Maia – Vale Tudo”, “Cássia Eller – O Musical” e “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz”. A direção musical é do premiado Thiago Gimenes, enquanto Keila Bueno assina as coreografias e movimentos de cena, com um olhar cuidadoso sobre os trejeitos e a linguagem corporal inconfundível de Elvis.

O time criativo conta ainda com nomes consagrados nos bastidores: Fábio Namatame na assinatura dos figurinos, Marcos Padilha na do visagismo, Giorgia Massetani na cenografia, Paulo César Medeiros no desenho de luz e Tocko Michelazzo no desenho de som. Tudo isso compõe uma estrutura de alto nível técnico e artístico, capaz de emocionar tanto os fãs de longa data de Elvis quanto quem se conecta agora com sua música e sua história.

Ficha Técnica | O Rei do Rock – O Musical

Idealização, Texto e Dramaturgia: Beto Sargentelli

Direção: João Fonseca

Direção Musical: Thiago Gimenes

Direção de Movimento e Coreografias: Keila Bueno

Assistente de Coreografias: Tiago Weber

Direção Musical Residente: Leonardo Córdoba 

Figurinista: Fábio Namatame

Cenografia: Giorgia Massetani

Designer de Luz: Paulo Cesar Medeiros

Designer de Som: Tocko Michelazzo

Visagismo: Marcos Padilha

Assessoria de Imprensa: GPress Comunicação

Direção Criativa Audiovisual: Eline Porto

Fotos: Stephan Solon

Comunicação Visual: Estúdio Órbita

Marketing Digital: Palma Comunicação

Produtores Associados: Beto Sargentelli e Gustavo Nunes

Coordenação de Produção: Gustavo Nunes

Produção e Coordenação Artística: Beto Sargentelli

Direção de Produção: Alina Lyra

Produção Executiva: Tâmara Vasconcelos

Produção: Pedro Guida

Production Stage Manager: Caio Bichaff

Produção Administrativa: Andrea Sargentelli

Idealização e Produção: H Produções Culturais

Supervisão de Produção: Turbilhão de Ideias

Realização: Andarilho Filmes 

SERVIÇO | RIO DE JANEIRO

O Rei do Rock – O Musical

Local: Teatro CLARO RIO

Rua Siqueira Campos, 143 – 2º Piso – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22031-071

Temporada: 03 de Outubro a 09 de Novembro  de 2024

Sessões: Sextas: 20:00 | Sábados: 16:00 e 20:00 | Domingos: 15:00 e 19:00

Valores: À partir de R$20 a R$280 

Vendas: Site Uhuu (https://uhuu.com/evento/rj/rio-de-janeiro/o-rei-do-rock-14713) ou Bilheteria Local do Teatro

Duração: 160 minutos

Classificação: 12 anos

Saiba mais: www.oreidorock.com.br
Redes: @oreidorock

SOBRE A ‘H PRODUÇÕES CULTURAIS’:

A “H PRODUÇŌES CULTURAIS” é uma produtora cultural especializada no segmento de Teatro e Teatro Musical que possui mais de 30 prêmios e 1 milhão de espectadores em sua trajetória.

Fundada por Beto Sargentelli há 15 anos, a empresa tem como principais realizações o espetáculo da Broadway “Os Últimos 5 Anos” do original “The Last 5 Years”, musical que conquistou 15 prêmios dentre 19 indicações, o espetáculo original brasileiro “Nautopia”, vencedor do Prêmio Bibi Ferreira de 2022 na categoria de “Melhor Letra e Música Original”, além das 9 categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital, sendo vencedor em quatro delas: “Destaque Iluminação”, “Destaque Letra Original”, “Destaque Direção Musical” e “Destaque Musical – Voto Popular” e em 2023, a produtora foi destaque absoluto da temporada com a primeira montagem da América Latina de “Bonnie & Clyde – O Musical Mais Procurado da Broadway”,  reconhecido como melhor espetáculo do ano aos maiores prêmios brasileiros. A super-produção somou 6 indicações ao Prêmio Bibi Ferreira e mais 12 categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital, conquistando as estatuetas de Destaque Ator e Destaque Iluminação. Foi eleita também uma das melhores do ano pelo Guia da Folha de S.Paulo, além de figurar na lista de Melhores do Ano pelo jornalista e crítico teatral Miguel Arcanjo Prado.

Paralelamente aos palcos, a produtora realiza desde 2018 o Projeto Multidisciplinar Sócio-Educativo para a formação cultural de público infanto-juvenil de baixa renda a título de assistência social através da arte-educação, o “Uirapuru Mirim”.

SOBRE A ‘TURBILHÃO DE IDEIAS’:

A TURBILHÃO DE IDEIAS produz projetos de arte, cultura e entretenimento em diversas plataformas, desde 2008. Suas produções são sucesso de público e crítica, reconhecidas por indicações e prêmios conquistados como: Prêmio APTR de melhor produção, Prêmio APCA de melhor texto, Prêmio Arte Qualidade Brasil, por melhor direção, 2 Prêmios Guia da Folha de melhor musical do ano (voto popular), Prêmio FITA de melhor espetáculo, Prêmio Shell (indicação), 6 indicações ao Prêmio Zilka Sallaberry, Prêmio Reverência de melhor musical (indicação) e 4 indicações ao prêmio Bibi Ferreira, o mais importante na categoria Teatro Musical. Realiza espetáculos em todos os estados e capitais do Brasil, tendo circulado por mais de 50 cidades. Em nível internacional, realizou Festivais em Londres e Dublin (Nelson Rodrigues Festival) e apresentações de teatro em Portugal. 

A Turbilhão de Ideias cria projetos para todas as idades em vários segmentos do mercado de entretenimento. Entre mais de 40 espetáculos realizados, estão: “Cássia Eller, O Musical”, um dos maiores sucessos do teatro musical brasileiro; “Meu Quintal é maior do que o Mundo”, com Cássia Kis; “Simples Assim”, com Julia Lemmertz; “A História de Nós 2”, de Lícia Manzo; “O Menino que vendia palavras”, com Du Moscovis; “R&J de Shakespeare – Juventude Interrompida”, vencedor do Prêmio APTR (melhor produção); “Rio Mais Brasil, o nosso musical” com direção de Ulysses Cruz; “Isso Que É Amor – O Musical”, inspirado nas canções de Luan Santana, entre muitos outros. O segmento que mais tem se destacado nos últimos anos é a produção de musicais no teatro: “Cássia Eller – o musical”, “Rio mais Brasil, o nosso musical”, “Isso que é amor – o musical”, “Conferência dos Monstros, o musical”, “Céu Estrelado – o musical” aclamado pelo público e pela crítica especializada, sobre o cancioneiro popular brasileiro.m Suas produções já ultrapassam 2,5 milhões de espectadores em mais de 5 países, tendo sido indicadas a mais de 30 prêmios nacionais e internacionais.

SOBRE O CIRCUITO CULTURAL BRADESCO SEGUROS

Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento dos capitais do conhecimento e do convívio social. Nesse sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas. Dentre as atrações incentivadas destacam-se os musicais “Bibi – Uma vida em musical”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “70 – Década do Divino Maravilhoso”, “Cinderela”, “O Fantasma da Ópera”, “A Cor Púrpura” e “Concerto para Dois”, além da “Série Dell’Arte Concertos Internacionais” e a exposição “Mickey 90 Anos”.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *