Festival do Rio exibe Quatro Meninas, filme premiado no Festival de Brasília

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Rio de Janeiro*
O longa-metragem “Quatro Meninas”, dirigido por Karen Suzane com roteiro de Clara Ferrer, é um dos destaques da Mostra Geração da Première Brasil no Festival do Rio. A obra, que narra a história de quatro jovens negras em um internato em 1885, será exibida no dia 10 de outubro, às 18h15m, no Estação Net Gávea, com a presença da diretora, da roteirista e do elenco principal.
O filme chega ao Rio carregado de louros do 58º Festival de Brasília, onde conquistou o Prêmio Especial do Júri, além dos troféus de Melhor Atriz para Dhara Lopes e Melhor Atriz Coadjuvante para Maria Ibraim. Emocionada, Dhara Lopes afirmou que o prêmio a deixou “feliz e orgulhosa”, sentindo que o acesso e a representatividade de sua personagem, Lena, foram sentidos pelo público. A atriz Maria Ibraim, por sua vez, dedicou sua conquista ao “povo preto e artista Baixadense”.
A narrativa da produção, que tem coprodução internacional, acompanha Tita, Lena, Francisca e Muanda, em sua busca pela liberdade e os desafios de convivência quando descobrem que suas sinhás têm planos de fuga semelhantes. Uma segunda sessão está marcada para o dia 12 de outubro, no Cine Carioca José Wilker.
*Miguel Arcanjo Prado é jornalista e crítico oficialmente credenciado no Festival do Rio.
Acompanhe a cobertura do Blog do Arcanjo no Festival do Rio!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.