André Severo faz exposição Labirinto na Caixa Cultural Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Caixa Cultural Curitiba recebe, entre os dias 4 de outubro e 25 de janeiro de 2026, a exposição inédita Labirinto, do artista gaúcho André Severo. A mostra propõe uma experiência imersiva que utiliza imagens, sons e textos para provocar reflexões sobre memória, tempo e consciência. Com entrada gratuita e classificação livre, a visitação ocorre de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h.

A instalação, sob curadoria de Marília Panitz, integra e finaliza a trilogia El Mensajero, composta também pelas obras Metáfora e Espelho, que abordam os anos da pandemia — período marcado pela interrupção súbita de muitas vidas, forçando profundas transformações individuais e coletivas. Em Labirinto, o ambiente da exposição conta com cerca de 400 fotografias e seis filmes, posicionadas propositalmente em forma de labirinto para provocar reflexões, resgatar memórias e sentimentos sobre a finitude do ser.    

Segundo o idealizador e artista, André Severo, a exposição é uma obra-libelo – não se tratando de discurso direto e sim de uma manifestação poética, construída a partir de ruínas que revelam vestígios visuais de situações e pessoas que passaram a existir somente no campo da lembrança e, ainda assim, podem provocar sentimentos intensos. “Mergulhamos nas imagens ‘daquilo que já não é’, mas ainda pulsam, soam e nos abduzem para dentro de suas linhas de fuga”, ressaltou.

Natural de Porto Alegre, André Severo é mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem trajetória marcada por projetos como Areal, Lomba Alta e Dois Vazios, além de publicações como Consciência Errante e Soma e Deriva de Sentidos. Atuou como curador associado da 30ª Bienal de São Paulo e co-curador da representação brasileira na 55ª Bienal de Veneza.

[EXPOSIÇÃO] Labirinto de André Severo
Abertura: 4 de outubro de 2025, às 16h
Visitação: 5 de outubro de 2025 a 25 de janeiro de 2026
Local: Caixa Cultural Curitiba – Galeria Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba
Horário de visitação: Terça a Sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados das 10h às 19h
Ingressos: Gratuitos 
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acessibilidade: As imagens contarão com audiodescrição

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *