Essa Peça Tem Beijo Gay mostra amor entre dois homens no Teatro Ipanema, Rio de Janeiro

Essa Peça Tem Beijo Gay faz quatro sessões no Teatro Ipanema © Higor Nery Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Ipanema sempre foi um bairro aberto à comunidade gay. Inclusive, a efervescente Rua Farme de Amoedo e o trecho da praia de Ipanema em sua altura sempre foi um reduto gay não só do Rio como internacional. Nada mais justo que seja no tablado do bairro, no palco do Teatro Ipanema Rubens Correa, que o espetáculo “Essa peça tem beijo gay” faça apresentações de 2 a 5 de outubro, estimulando um debate instigante e urgente. Escrito e interpretado por Leandro Fazolla e Rohan Baruck, e dirigido por Dadado de Freitas, o espetáculo explora as camadas da visibilidade e da privacidade dos afetos em uma sociedade que ainda se choca com um beijo entre iguais. O que parece um gesto simples se torna o ponto de partida para uma profunda reflexão sobre o que é público e o que é privado. A trama, que flerta com a autoficção, mergulha nas vivências dos autores, oriundos da Baixada Fluminense, e questiona como a visão da sociedade sobre os corpos dissidentes molda suas vidas. O diretor Dadado de Freitas, vencedor do Prêmio Shell de Melhor Direção, destaca a importância da obra em um momento de aumento do conservadorismo. Para ele, a necessidade de discutir o beijo gay como um fantasma social é um sinal de retrocesso. A peça, embora se anuncie por um beijo, fala fundamentalmente sobre o amor em suas múltiplas formas e idiossincrasias, revelando uma imaginação distópica onde o afeto e as relações homoafetivas permanecem sob constante vigilância. Com sessões de quinta a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, a peça tem classificação indicativa de 14 anos e duração de 70 minutos. O endereço é Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema, Rio de Janeiro. Imperdível.

Curiosidade: Ipanema é vice-campeã como melhor praia gay do mundo!

lgbt flag

Ipanema foi eleita a segunda melhor praia gay do mundo em votação popular feita no site GayCities, referência em turismo LGBTQIA+. Ao todo nove finalistas disputam o título, que ficou com a Playa Los Muertos, em Puerto Vallarta (México). As areias cariocas foram definidas como um lugar para “ver homens bonitos e descobrir onde serão as festas noturnas”. O terceiro lugar ficou com a Black’s Beach, em San Diego (Estados Unidos). Também estavam na disputa Playa de la Bassa Rodona (Sitges), 12th Street Beach (Miami), Higgs Beaach (Key West), Diamond Head Beach Park (Honolulu), Super Paradise (Mykonos) e Will Rogers State Beach (Santa Monica).

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *