O Agente Secreto representa o Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar

Wagner Moura em O Agente Secreto: na corrida pelo Oscar © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira, 15 de setembro, que o longa-metragem “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar® de 2026.

O filme foi selecionado por uma comissão de especialistas e superou outras 15 produções que concorriam à vaga. Na última semana, “O Agente Secreto” já havia avançado para o segundo turno ao lado de outros cinco títulos, incluindo “Baby”, “Kasa Branca” e “O Último Azul”.

Aclamado no Festival de Cannes de 2025, onde conquistou os prêmios de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho, o thriller narra a história de Marcelo, um professor de tecnologia que se muda para o Recife em 1977, durante a ditadura militar, e descobre que está sendo espionado.

O público brasileiro poderá conferir o filme nos cinemas a partir do dia 6 de novembro, quando será lançado em todo o país. A produção, da Cinemascópio em coprodução com empresas internacionais, conta com um elenco e equipe técnica de peso, prometendo um suspense com uma reflexão histórica profunda.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *