CineBH e Brasil CineMundi abrigam Seminário Internacional Audiovisual em Conexão

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução recebem, de 24 a 27 de setembro, no Palácio das Artes, o Seminário Internacional “Audiovisual em Conexão”. As inscrições estão abertas até 18 de setembro pelo site www.cinebh.com.br. O seminário reúne 13 atividades, entre debates e painéis, com convidados de países como Brasil, Peru, México, Colômbia, Chile, Argentina, Cuba, França, Itália, Alemanha, Espanha, Filipinas, Taiwan, Angola e Ruanda. O Seminário Internacional “Audiovisual em Conexão” é gratuito, presencial e conta com tradução simultânea em português, espanhol, inglês e francês, conforme a mesa.
Com o tema “Audiovisual em Conexão: regulação, coprodução e os desafios do mercado”, a proposta é refletir sobre o papel estratégico do audiovisual no desenvolvimento, discutir modelos de financiamento e circulação global e debater os impactos das novas tecnologias na indústria. A programação se organiza em três eixos principais: políticas públicas e regulação; coprodução internacional como estratégia de expansão; e futuro do audiovisual diante das transformações tecnológicas. Segundo Raquel Hallak, coordenadora da Mostra CineBH, o seminário se consolida como espaço de articulação entre criadores, pesquisadores, gestores e profissionais do setor. “Mais do que reunir especialistas, buscamos provocar diálogos que ajudem a pensar o audiovisual como projeto de país. O seminário é uma oportunidade de conectar experiências locais e internacionais e, a partir dessa troca, fortalecer o ecossistema de forma inclusiva, soberana e sustentável”, afirma.
A programação abre em 24 de setembro, às 10h30, com a mesa “Audiovisual como projeto de país: regulação, democracia e desenvolvimento”, que traz representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade civil para discutir a urgência de um marco regulatório para as plataformas digitais. Ainda no dia 24, às 12h30, acontece a roda de conversa “O percurso de Carlos Francisco: o ator em cena”, na qual o homenageado da 19ª CineBH fala sobre sua trajetória. Na sequência, às 14h30, o debate “Nós somos o nosso futuro?” apresenta reflexões da curadoria sobre o papel do cinema latino-americano em um cenário de tensões geopolíticas Na sequência, o painel “Iniciativas sustentáveis na produção audiovisual: a experiência do Amazon MGM Studios Brasil”, às 16h30, destaca práticas pioneiras de sustentabilidade em sets de filmagem. A programação do seminário do dia 24 termina às 17h30 com a mesa “Film Commission: Potência Pública para o Audiovisual Brasileiro”, que reúne Joelma Gonzaga e Thaylane Cristina para discutir o papel das Film Commissions como instrumentos estratégicos para fortalecer o audiovisual brasileiro e apresentar o lançamento do catálogo da BH Film Commission.
No dia 25, a programação segue com o debate “Filmar com o território”, às 10h30, reunindo realizadores de Brasil, México e Peru para discutir cinema enraizado em contextos locais. Às 14h30, o encontro “Conectar para criar: redes que transformam o audiovisual latino-americano” traz lideranças da Colômbia, Cuba, México, Chile, Brasil e Espanha para compartilhar experiências colaborativas. Encerrando o dia, às 16h45, o debate “Como internacionalizar seu filme: conexões entre América Latina e Europa” apresenta agentes de vendas, distribuidores e produtores de França, Itália, Alemanha, Espanha, Colômbia e Brasil. Ainda neste dia, em parceria com a UEMG, será promovida a mesa “Uemg na Cena, um projeto mensal de exibição e debate de filmes, que promove reflexões educativas e científicas em diálogo com a comunidade acadêmica e a sociedade.
A sexta-feira, 26, começa às 10h30 com o debate “Os filmes e seus países”, em que realizadores da Colômbia, Argentina, Chile e Uruguai refletem sobre identidade e circulação. Às 14h30, a mesa “Coprodução internacional: estratégias, caminhos e parcerias globais” traz produtores da França, Brasil, Filipinas, Itália e Taiwan. O painel “Circulação e cooperação no cinema entre Brasil e países africanos”, às 16h45, reúne representantes de Angola, Ruanda e Brasil para repensar rotas entre o Sul Global.
No sábado, 27, às 10h30, o debate “Circuitos latinos: redes, resistências e a circulação do cinema de autor na América Latina” foca nos desafios de distribuição regional com vozes do Uruguai, Colômbia, Chile e Brasil. Às 12h30, roda de conversa “Vidas de Crime”, reúne o diretor do filme Assalto à brasileira José Eduardo Belmonte e o ator Christian Malheiros para refletirem sobre a tradição dos filmes de crime no Brasil e como o gênero reflete e impacta a relação do público com a realidade social do país. Às 14h30, o painel “Audiovisual em transformação: inovações, desafios e caminhos para o futuro” discute tecnologias emergentes como inteligência artificial, realidade virtual e blockchain. Encerrando o seminário, às 16h45, o estudo de caso “Do projeto à tela” apresenta as trajetórias dos filmes Nimuendajú e Suçuarana, que tiveram passagem pelo Brasil CineMundi e se tornaram longas premiados.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL “AUDIOVISUAL EM CONEXÃO”
De 24 a 27 de setembro de 2025, Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes
Gratuito, mediante inscrição prévia até 18 de setembro em www.cinebh.com.br
24/09 – QUARTA-FEIRA
10h30 às 12h30 – Sessão de abertura: Tema: Audiovisual como projeto de país: regulação, democracia e desenvolvimento. Convidados: Aline Belli (SC), Durval Ângelo (MG), Eliane Parreiras (MG), Joelma Gonzaga (DF), Paulo Alcoforado (RJ). Mediação: Tatiana Carvalho Costa (MG). Debate em português com tradução simultânea para inglês.
12h30 às 13h30 – Tema: O percurso de Carlos Francisco: o ator em cena. Convidados: Carlos Francisco (MG), Gabriel Martins (MG), Júnia Torres (MG). Mediação: Marcelo Miranda (MG).
14h30 às 16h15 – Tema: Nós somos o nosso futuro?. Convidados: Cléber Eduardo (SP), Ester Marçal Fér (PR), Mariana Queen Nwabasili (SP). Debate em português com tradução simultânea para espanhol.
16h30 às 17h15 – Tema: Iniciativas sustentáveis na produção audiovisual: a experiência do Amazon MGM Studios Brasil. Convidada: Gisela B. Camara (RJ). Mediação: Pedro Butcher (RJ). Debate em português com tradução simultânea para inglês.
17h30 às 18h30 – Tema: Film Commission: Potência Pública para o Audiovisual Brasileiro. Convidadas: Joelma Gonzaga – secretária nacional de Audiovisual – SAV/Minc (DF) e Thaylane Cristina – gestora da BH Film Commission – Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte (MG)
25/09 – QUINTA-FEIRA
10h30 às 12h30 – Tema: Filmar com o território. Convidados: J.D. Fernández Molero (Peru), Lady Vinces (Peru), Leandro Alves (Brasil), Luna Marán (México). Mediação: Mariana Queen Nwabasili (Brasil). Debate em português e espanhol com tradução simultânea.
14h30 às 16h30 – Tema: Conectar para criar: redes que transformam o audiovisual latino-americano. Convidados: Carlos Moreno (Colômbia), Debora Ivanov (Brasil), Gustavo Jardim (Brasil), Ivette Liang (Cuba/Colômbia), Jesús Pimentel (México), Leonardo Ordóñez Galaz (Espanha/Chile). Mediação: Isona Admetlla (Alemanha). Debate em português e espanhol com tradução simultânea.
16h45 às 18h45 – Tema: Como internacionalizar seu filme: conexões entre América Latina e Europa. Convidados: Bénédicte Thomas (França), Cata Florez (Colômbia/Alemanha), Cosimo Santoro (Itália), Letícia Friedrich (Brasil), Lorena Morin (Alemanha/Espanha), Walter Tiepelmann (Argentina). Mediação: Séverine Roinssard (França). Debate em português, espanhol e francês com tradução simultânea.
19h às 21h30 – Tema: Uemg Na Cena. Convidadas: Aline Choucair Vaz – prof.ª. drª Faculdade de Educação da UEMG (MG), Amanda Tolomelli Brescia – prof.ª. drª Faculdade de Educação da UEMG (MG) e Ana Amélia de Paula Laborne – prof.ª. drª Unidade Ibirité da UEMG (MG)
26/09 – SEXTA-FEIRA
10h30 às 12h30 – Tema: Os filmes e seus países. Convidados: Andrés Jurado (Colômbia), Matias Ferreyra (Argentina), Tamara Uribe (Chile), Verónica Perrotta (Uruguai). Mediação: Cléber Eduardo (Brasil). Debate em português e espanhol com tradução simultânea.
14h30 às 16h30 – Tema: Coprodução internacional: estratégias, caminhos e parcerias globais. Convidados: Armi Rae Cacanindin (Filipinas), Joana Oliveira (Brasil), Julia Alves (Brasil), Juliette Lepoutre (França), Renata Pelizon (Brasil), Stefano Centini (Itália/Taiwan). Mediação: Ivan Melo (Brasil). Debate em português e inglês com tradução simultânea.
16h45 às 18h30 – Tema: Circulação e cooperação no cinema entre Brasil e países africanos. Convidados: Emerson Dindo (Brasil), Jorge Cohen (Angola), Mário Borgneth (Brasil), Romeo Umulisa (Ruanda). Mediação: Tatiana Carvalho Costa (Brasil). Debate em português e inglês com tradução simultânea.
27/09 – SÁBADO
10h30 às 12h30 – Tema: Circuitos latinos: redes, resistências e a circulação do cinema de autor na América Latina. Convidados: Esteban Schroeder (Uruguai), Felipe Lopes (Brasil), Marcela Lizcano (Colômbia), Paola Castillo (Chile). Mediação: Isona Admetlla (Alemanha). Debate em português e espanhol com tradução simultânea.
12h30 às 13h30 – Tema: Vidas de Crime. Convidados: José Eduardo Belmonte – diretor do filme Assalto à brasileira (SP) e Christian Malheiros – ator do filme Assalto à brasileira (SP). Mediação: Marcelo Miranda – curador, jornalista e crítico de cinema (MG)
14h30 às 16h30 – Tema: Audiovisual em transformação: inovações, desafios e caminhos para o futuro. Convidados: Adriana Yañez (SP), Lucas Taidson (MG), Rafael Neumayr (MG), Thaís Olivier (MG). Mediação: Marcelo Miranda (MG). Debate em português com tradução simultânea para inglês.
16h45 às 18h – Tema: Do projeto à tela. Convidados: Clarissa Campolina (MG), Luana Melgaço (MG), Sérgio Borges (PE), Tania Anaya (MG), Tatiana Mitre (MG). Mediação: Paulo de Carvalho (Alemanha). Debate em português com tradução simultânea para inglês.
A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2025 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).
SERVIÇO
19a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
16º BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO
23 a 28 de setembro de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.