Miriam Mehler celebra 90 anos com peça Sob o Céu de Paris no Itaú Cultural

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A aclamada atriz Miriam Mehler, uma figura central no teatro paulista, celebra seu aniversário de 90 anos com a estreia de Sob o Céu de Paris, no Itaú Cultural. A peça, que fica em cartaz de 4 a 28 de setembro, é um marco na extensa carreira da artista, destacada por seu biógrafo, Vilmar Ledesma, como um “dicionário do teatro paulista”.
Com direção de Gabriel Fontes Paiva e dramaturgia de Gabriela Rabello, o espetáculo também conta com a participação dos renomados atores Walter Breda e Rosana Maris.
A trama se desenrola em torno de um casal de idosos, interpretado por Mehler e Breda, que vive em um apartamento na Marechal Deodoro, em São Paulo. A construção do Minhocão, símbolo da decadência urbana, acompanha a história íntima da família, que recebe a visita de sua neta (Rosana Maris), cheia de questionamentos sobre sua própria trajetória.
A narrativa aborda temas profundos como racismo estrutural, a transformação causada pelo tempo e a ditadura militar, com o Minhocão sendo uma representação deste período. O diretor Gabriel Fontes Paiva ressalta a o importância.
“A peça fala de racismo estrutural, da decadência urbana e da ditadura militar — o Minhocão, por exemplo, foi construído por Paulo Maluf no auge da ditadura. É muito bonito poder contar essa história com três grandes atores, encabeçados por Miriam Mehler”
Miriam Mehler, que iniciou sua notável trajetória com Eles Não Usam Black-Tie, tem uma notável carreira que atravessa décadas, atuando em grupos como TBC e Teatro Oficina. Em sua nova empreitada, a atriz demonstra sua resiliência e constante compromisso com a arte.
A peça, com entrada gratuita, terá sessões de quinta a sábado, às 20h, e domingos e feriados, às 19h. Os ingressos podem ser reservados a partir da terça-feira de cada semana, pelo site do Itaú Cultural.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.