Globo renova transmissão dos desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Globo renovou a parceira com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Liesa, e com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Liga SP, e vai seguir transmitindo os desfiles de Carnaval dos Grupos Especiais. Com uma cobertura multiplataforma que une tradição, inovação e paixão pela cultura popular brasileira, a Globo reafirma seu compromisso de levar o maior espetáculo da Terra para dentro dos lares de todo o país, dando visibilidade ao trabalho das comunidades e contribuindo para a divulgação da festa, gerando impacto no turismo e nos negócios que giram em torno do carnaval.
No Rio de Janeiro, o acordo permite que a Globo transmita com exclusividade, de 2026 a 2028, os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, que em 2026 acontecem nos dias 15 (domingo), 16 (segunda) e 17 (terça) de fevereiro, além do Desfile das Campeãs, no dia 21 de fevereiro (sábado). A parceria com a Liesa por mais três anos consecutivos é fruto do compromisso da Globo com o Rio de Janeiro e com a manifestação da cultura popular carioca que movimenta a cidade e impulsiona a economia criativa local.
“Acredito muito que a continuidade dessa relação seja fundamental para os dois lados. Não vejo a Globo como uma cliente, mas como uma parceira que praticamente coproduz o Carnaval conosco. A representatividade e a audiência da emissora são fundamentais para o nosso resultado final e o nosso espetáculo também contribui diretamente para a entrega da Globo. O resultado comercial impacta as duas partes e, a cada negociação, encontramos um modelo em que esse benefício mútuo se torna real e sustentável”, diz Gabriel David, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
Em São Paulo, a Globo renovou os direitos para transmitir de forma exclusiva e multiplataforma as apresentações das 14 agremiações paulistanas no ano de 2026, que acontecem no Sambódromo do Anhembi nos dias 13 e 14 de fevereiro, sexta e sábado. O acordo é válido por um ano. Na primeira noite, desfilam Mocidade Unida da Mooca, Colorado do Brás, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro, Vai-Vai e Barroca Zona Sul. Já na segunda noite, se apresentam a Império da Casa Verde, Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Estrela do Terceiro Milênio, Tom Maior e Camisa Verde e Branco.
“É uma honra renovar com a Globo e manter essa vitrine nacional para o Carnaval de São Paulo. Nossas escolas têm trabalhado com excelência, e essa visibilidade contribui diretamente para o fortalecimento do samba paulista, da nossa cultura e das comunidades envolvidas”, afirma Renato Remondini, presidente da LIGA-SP.
A TV Globo acompanha, durante todo o ano, os preparativos para a festa por meio de seus programas de entretenimento e de seu jornalismo. Nos telejornais locais, equipes registram desde a definição dos enredos até a escolha dos sambas, além do trabalho realizado nos barracões até os últimos dias que antecedem os desfiles. A programação conta com reportagens especiais, séries e programas que narram as histórias das comunidades e mostram a dedicação e o trabalho árduo de todos os envolvidos com a festa.
Na avenida, de ponta a ponta dos sambódromos de São Paulo e do Rio de Janeiro, repórteres e apresentadores registram todos os detalhes das alas, a animação dos integrantes e a emoção do público, do início ao fim das apresentações de suas escolas em uma operação que envolve diretamente cerca de 1.200 profissionais em mais de 42 horas de transmissão ao vivo. Na terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro, o público acompanha a apuração dos desfiles de São Paulo e, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, a apuração do Rio de Janeiro.
Cerca de 81 milhões de pessoas foram impactadas pela cobertura multiplataforma do Carnaval 2025 na Globo, com as transmissões da TV Globo, do Multishow, do Globoplay e das plataformas digitais gshow e G1. Esse alcance reforça o poder do Carnaval como expressão artística e social e destaca o papel da Globo na democratização do acesso à cultura. A cobertura de carnaval nas redes sociais da Globo somou 687 milhões de videoviews, um crescimento de 41% com relação ao ano anterior. E em todas as redes sociais, a #Globeleza obteve 96 milhões de visualizações e ficou 52 horas nos TTs Brasil, entre os assuntos mais comentados e discutidos nas redes sociais.
Segundo balanço divulgado pela Riotur, neste ano, no Rio de Janeiro, o Carnaval todo atraiu mais de 8 milhões de pessoas. O órgão ligado ao município afirma que a novidade de mais um dia de desfiles na Marquês de Sapucaí, as apresentações da Série Ouro e do Grupo Especial atraíram cerca de 500 mil pessoas, além de 245 mil na Intendente Magalhães e 40 mil no Terreirão do Samba. A Riotur também contabilizou mais de 400 mil pessoas no sambódromo para os ensaios técnicos das escolas de samba neste ano.
Já em São Paulo, segundo balanço da prefeitura, o Carnaval da cidade atraiu 16 milhões de foliões, movimentou R$ 3,4 bilhões e gerou 50 mil empregos diretos e indiretos entre os dias 22 de fevereiro e 9 de março. Nos cinco dias de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, Acesso I e Acesso II, o Sambódromo do Anhembi registrou a presença de 223 mil pessoas. Ao todo, a capital paulista recebeu 1,5 milhão de turistas.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.