Grupo Galpão leva (Um) Ensaio Sobre a Cegueira ao Rio após sucesso em BH

Grupo Galpão apresenta (Um) Ensaio Sobre a Cegueira no Teatro Carlos Gomes no Rio © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Grupo Galpão, renomado por sua pesquisa de linguagem e 43 anos de atividade contínua em Minas Gerais, está de volta aos palcos cariocas com uma nova produção: (Um) Ensaio Sobre a Cegueira, que fez sucesso recente em Belo Horizonte, onde fica a sede da companhia. Com estreia marcada para 28 de agosto, no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, a peça é inspirada no clássico romance de José Saramago, que completa 30 anos em 2025 – mesma data que marca os 15 anos da morte do escritor português, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.

A direção e a dramaturgia do espetáculo ficam a cargo de Rodrigo Portella, um dos diretores mais destacados do teatro brasileiro atualmente. Portella, que se debruça sobre a obra de Saramago, ressalta a atemporalidade do livro ao afirmar que “a cegueira pode ser uma metáfora da perda de sentido e do senso de humanidade, assim como de nossa capacidade de enxergar além do que se vê”. A narrativa, que explora uma epidemia de cegueira branca, é vista pelo diretor como uma “alegoria, quase satírica, de uma sociedade mergulhada numa espécie de produtivismo capitalista”.

O elenco é formado por Antonio Edson, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Luiz Rocha, Lydia Del Picchia, Paulo André, Rodolfo Vaz e Simone Ordones.

A montagem do Galpão propõe um mergulho profundo na obra de Saramago. O ator e fundador Eduardo Moreira descreve a parceria com Portella como um passo a mais na rica senda de experimentação do grupo, afirmando que a companhia se coloca “como aprendizes, nessa perspectiva, num processo profundamente libertador”. A peça, ele salienta, convida o público a “fechar os olhos e, finalmente, ver”.

A produção oferece uma experiência singular: o “Ingresso Experiência”. Limitado a 15 espectadores por sessão, este ingresso proporciona uma vivência sensorial e imersiva no palco, onde o público, de olhos vendados, é guiado pelo elenco da peça. Uma oportunidade notável para vivenciar o espetáculo de uma forma totalmente nova e alinhada com a temática da obra.

Com patrocínio da Petrobras, Instituto Cultural Vale e Cemig, a temporada no Rio de Janeiro segue até 14 de setembro, com sessões de quarta a sexta às 19h e, aos sábados e domingos, às 17h.

Galpão em números

Fundação: novembro de 1982
27 espetáculos
15 projetos audiovisuais
2.000.000 espectadores
100 prêmios brasileiros
+3400 apresentações
300 cidades
18 países diferentes
+80 festivais internacionais
+210 festivais nacionais

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *