Necro Sapiens estreia sob fortes aplausos à mundana companhia no Instituto Capobianco

Elenco celebra sucesso da peça Necro Sapiens no Instituto Capobianco © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O espetáculo Necro Sapiens da mundana companhia estreou sob fortes aplausos no Instituto Capobianco, na Rua Álvaro de Carvalho, 97, no centro de São Paulo. A peça de Marcos Barbosa sob direção de Aury Porto pode ser vista às sextas e sábados, 20h, e domingos, 18h, até 21 de setembro. Estão no elenco Carol Badra, Luis Mármora, Mariano Mattos Martins, Tatiana Thomé e Vanderlei Bernardino. A obra, que é o terceiro trabalho da residência artística da mundana companhia no Instituto Capobianco, apresenta um futuro distópico sombrio, em que a morte passa a ser compreendida como um traço de identidade, e não como algo inevitável. Nesse novo mundo, o lugar das pessoas necro na sociedade é objeto de disputa por direitos, por recursos e por representação, abrindo espaço para debates éticos nunca antes imaginados. A produção assinada por Bia Fonseca ainda conta no time criativo com assistência de direção de Nana Yazbek, cenografia de Ana Tranchesi com montagem de Rafael Matede, figurino de Diogo Costa, iluminação de Ricardo Morañez e trilha sonora de Ivan Garro.

Compre seu ingresso para Necro Sapiens!

Necro Sapiens no Instituto Capobianco: Blog do Arcanjo mostra artistas e equipe nos bastidores

Necro Sapiens trata das questões da morte no âmbito público e privado da sociedade capitalista contemporânea. Nos seis quadros independentes que compõem o texto, a morte ganha corpo e passa a ser um estado presente. “A originalidade do texto está no protagonismo do cidadão necro. As personagens do texto de Marcos vão para extremos emocionais e agarram-se ao que há de mais humano, espantados diante deste corpo morto/vivo, novo e inusitado”, diz Aury Porto, diretor do espetáculo. “Necro Sapiens é um inventário de personagens feridos por crises incontornáveis, que se dilaceram na tentativa de construir, aos trancos e barrancos, a ética e a estética de um novo mundo”, complementa o autor Marcos Barbosa.

Necro Sapiens estreia no Instituto Capobicano: Blog do Arcanjo mostra quem já aplaudiu o espetáculo

Necro Sapiens

Serviço:
Instituto Capobianco Rua Álvaro de Carvalho, 97, São Paulo – São Paulo
Necro Sapiens
De 1º de agosto a 21 de setembro
Sextas e sábados às 20h e domingos às 18h
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Vendas dos ingressos pela Sympla
VALOR DO INGRESSO: R$30,00 [inteira] R$15,00 [meia entrada]
LOTAÇÃO DA SALA: 40 espectadores

ATIVIDADE PARALELA :
Práticas em Dramaturgia e Ficção Científica  – Curso com o escritor Marcos Barbosa
Dias: 3, 10, 17 e 24 de setembro de 2025
Horário: das 19h às 22h
Gratuito
Número de participantes: 12 pessoas
Idade: acima de 18 anos de idade Inscrições: via formulário online com carta de intenções
A presença em todos os encontros é obrigatória para recebimento de Declaração de Participação

Residência Mundana no Instituto Capobianco
O curso explora elementos da ficção científica na dramaturgia, abordando temas como futuros especulativos, utopias, distopias e tecnologias disruptivas. A partir de referências nacionais, os participantes investigarão aspectos recorrentes do gênero e desenvolverão exercícios práticos de criação dramatúrgica. O objetivo é proporcionar ferramentas criativas para que participantes experimentem o desenvolvimento de narrativas ficcionais que reflitam sobre ciência, ética e imaginação especulativa.
Escritor, professor e pesquisador nas áreas de Teatro e Artes do Vídeo, Marcos Barbosa é doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e coordena, na Escola Superior de Artes Célia Helena (São Paulo), o curso de Pós-graduação em Dramaturgia. Em seu trabalho no teatro, Barbosa trabalhou com companhias como CELCIT (Argentina), Teatro D’Dos (Cuba), Lorraine Hansberry Theatre (EUA), Royal Court Theatre e Young Vic Theatre (Inglaterra).

FICHA TÉCNICA:
TEXTO :: Marcos Barbosa
DIREÇÃO :: Aury Porto
ASSISTENTE DE DIREÇÃO :: Nana Yazbek
TRABALHO CORPORAL :: Lu Favoreto
ELENCO :: Carol Badra, Luís Mármora, Mariano Mattos Martins, Tatiana Thomé e Vanderlei Bernardino
CENOGRAFIA :: Ana Tranchesi
MONTAGEM DO CENÁRIO :: Rafael Matede
FIGURINO :: Diogo Costa
LUZ – CRIAÇÃO E OPERAÇÃO :: Ricardo Morañez
TRILHA SONORA – CRIAÇÃO E OPERAÇÃO :: Ivan Garro
VÍDEOS :: Yghor Boy
FOTOS :: Renato Mangolin e Fabio Stamato
PRODUÇÃO :: Bia Fonseca

Agradecemos ao Ofício das Letras Comunicação pela parceria na produção deste conteúdo.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *