As Bruxas de Salém estreia no Rio com Carmo Dalla Vecchia e Vannessa Gerbelli

As Bruxas de Salém estreia no Rio © Nana Moraes Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A peça “As Bruxas de Salém”, de Arthur Miller, ganha nova montagem no Rio com Carmo Dalla Vecchia e Vannessa Gerbelli. Um clássico do teatro moderno, a obra ganha o palco do Teatro Casa Grande, no Leblon, em 4 de setembro de 2025. Dirigida por Renato Carrera, a peça contará com um elenco de 15 atores, incluindo Carmo Dalla Vecchia e Vannessa Gerbelli.

Escrita por Miller em 1953, durante o período do macarthismo nos Estados Unidos, a obra ambientada em 1692 na vila de Salém, Massachusetts, permanece uma poderosa metáfora da polarização política, manipulação da verdade e intolerância. A trama desenrola-se a partir de acusações de bruxaria iniciadas por Abigail Williams (Elisa Pinheiro) e um grupo de jovens, que leva a uma onda de histeria coletiva e julgamentos infundados. John Proctor (Marcel Giubilei) e sua esposa Elizabeth (Patrícia Pinho) são arrastados para o centro dessa crise.

“Na nossa montagem o público faz parte da assembleia desse julgamento”, comenta o diretor Renato Carrera. Ele destaca que a encenação busca contemporaneidade, retirando a “carga de época da peça, com um figurino e um ambiente mais contemporâneo”. A cenografia, de Daniel de Jesus, explorará um “ambiente subterrâneo”, enquanto projeções em tempo real e música ao vivo, com trilha sonora de Gustavo Benjão, prometem imergir o público na tensão da trama.

A temporada de “As Bruxas de Salém” vai de 4 de setembro a 5 de outubro de 2025, com sessões de quinta a sábado, às 20h, e domingos, às 18h. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e pelo site Eventim.

As Bruxas de Salém

Ficha técnica
De Arthur Miller
Tradução: José Rubens Siqueira
Dramaturgismo: Patrícia Pinho
Direção: Renato Carrera
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Elenco: Marcel Giubilei (John Proctor), Elisa Pinheiro (Abigail Williams), Carmo Dalla Vecchia (Reverendo Parris), Vannessa Gerbelli (Juiz Danforth), José Karini (Reverendo Hale), Patrícia Pinho (Elizabeth Proctor), Flávia Freitas (Tituba), Maria Adélia (Rebecca Nurse), Daniel Braga (Thomas Putnam), Isabel Pacheco (Ann Putnam), Lindomar Francisco (Giles Corey), Bela Carias (Betty Parris), Fernanda Sal (Mary Warren), Izabella Almeida (Suzanna Walcott) e Clarisse Deussane (Mercy Lewis)
Cenário: Daniel de Jesus
Iluminação: Dani Sanchez
Figurino: Dani Ornellas e Biza Vianna
Trilha Sonora: Gustavo Benjão
Sonorização: Thiago Pinto
Preparação Vocal: Carol Futuro
Direção de Movimento: Maria Alice Poppe
Assistente de Direção: Gabriel Flores
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Fotos de Divulgação: Naná Moraes
Gestão de Redes Sociais: Lead Comunicação
Produção Executiva: Natasha Arsenio
Assistente de Produção: Marilene Ribeiro
Assistente de Comunicação: Rafael Prevot
Assistente Financeiro: Ingryd Cardozo
Assistente de Coordenação Geral: Lisandra Alves
Coordenação Geral: Marcel Giubilei
Idealização: Marcel Giubilei e Renato Carrera

Sinopse
Na puritana cidade de Salém, rumores sobre a existência de bruxas aterrorizam o povoado. Após flagrar um grupo de jovens mulheres lideradas por Abigail Williams (Elisa Pinheiro) dançando na floresta, o reverendo Páris (Carmo Dalla Vecchia) convoca um exorcista para investigar a situação. Um tribunal se instaura, colocando o fazendeiro John Proctor (Marcel Giubilei) diante da Corte Suprema (Vannessa Gerbelli) para defender sua família e sua honra.

Serviço
As Bruxas de Salém
Temporada: de 4 de setembro até 05 de outubro de 2025
Quinta à sábado às 20h e domingo às 18h
Local: Teatro Casa Grande – Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Loja A, Leblon, Rio de Janeiro
Ingressos: à venda na bilheteria do teatro ou antecipadamente pelo Eventim.com.br:
https://www.eventim.com.br/artist/teatro-casa-grande/bruxas-de-salem-3934963
Duração: 150 minutos
Classificação: 14 anos

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *