Flávio de Souza lembra suas criações no Provoca da TV Cultura

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Marcelo Tas recebe Flávio de Souza, um dos criadores de “Castelo Rá-Tim-Bum” e autor de outros sucessos infantis como “Mundo da Lua” e “Rá Tim Bum”, na edição inédita do Provoca desta terça-feira (22/7) às 22h na TV Cultura.
★
Nesse contexto, Tas lembra o surgimento do Castelo de Dr. Victor e o Souza relembra a criação, que foi resultado de uma falha técnica de Rá Tim Bum. Esse último, após ganhar o Festival de Nova York em 1990, quis ser comprado por diversos países, porém sua dublagem não era viável, “porque o som e a música estavam juntos. Então, se você tirasse os diálogos para dublar, saía a música – essencial para o programa”, conta o autor. Assim, na intenção de fazer um segundo Rá Tim Bum, Cao Hamburger e Flavio se uniram e inventaram um novo programa: o Castelo Rá-Tim-Bum.
★
Como roteirista, Flavio também foi responsável por outras grandes produções como Sai de Baixo, atração humorística exibida pela TV Globo. Ele revela ao Provoca que foi um dos maiores desafios de sua carreira, mas se surpreendeu com a repercussão. “Foi muito difícil escrever aquilo, foi uma loucura, porque tinha que ter piada. E eu nunca tinha feito piada. […] E o sucesso foi uma coisa espantosa. Eu nunca participado de uma coisa gigante. E eu fiquei chocado, porque foi uma das primeiras coisas que eu fiz fora da TV Cultura. O nível de humor era bem diferente.”
★
Por fim, entrevistador e entrevistado discutem sobre a função da arte e convergem na opinião de que, por vezes, a arte pode não ter função, mas não é isenta de seu poder transformador. “Tem épocas que não tem função. É uma coisa que atrapalha. Uma coisa que gasta dinheiro à toa. […] Mas é uma coisa muito importante. É algo que […] quando é chato, é insuportável. Mas quando é bom, alimenta a pessoa. É uma coisa coletiva. Você faz parte, durante um tempo, de uma coletividade com pessoas que você nunca viu e nunca mais vai ver”, conclui o autor de Mundo da Lua.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.