CineOP dá vitória ao filme Paraíso, de Ana Rieper, em sua primeira mostra competitiva

Ana Rieper vence com o filme Paraíso a 20ª CineOP Mostra de Cinema de Ouro Preto e recebe o Troféu Vila Rica das mãos do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo © Leo Fontes Universo Produção Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A 20ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que aconteceu de 25 a 30 de junho de 2025 na cidade histórica mineira, em acertada de decisão de sua diretora, Raquel Hallak, da Universo Produção, teve sua primeira competição de longas-metragens. O grande vencedor desta edição inaugural é o filme “Paraíso”, do Rio de Janeiro, dirigido por Ana Rieper, que conquistou o cobiçado prêmio do júri.

A criação deste prêmio pretende dar maior visibilidade aos avanços na preservação audiovisual brasileira, promovendo a organização do setor e estimulando debates cruciais na Mostra. Como destacou a jurada Sheila Schvarzman, a decisão honra o crescimento exponencial do cinema de arquivo no Brasil nas últimas duas décadas, consolidando o uso de material preservado como uma das mais fortes tendências do cinema contemporâneo nacional.

O júri justificou a escolha de “Paraíso” por sua capacidade de ser um “ensaio que propõe uma interpretação do Brasil a partir de imagens cinematográficas de diferentes origens”, dialogando com uma rica tradição de pensamento crítico de intelectuais brasileiros. A obra foi elogiada pela “rigorosa pesquisa em arquivos públicos”, que garantiu acesso a um vasto acervo de imagens, e pela inventividade, humor, indignação e empatia na forma como as imagens foram organizadas e ressignificadas, resultando em uma obra “de caráter humanista e comprometida com o país”.

Na cerimônia de premiação, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, saudou a estreia do prêmio competitivo e os 130 anos do Arquivo Público Mineiro, reforçando a importância da preservação histórica. Oswaldo também aproveitou a ocasião para anunciar novidades para a cidade: a sala de cinema do Museu da Inconfidência agora homenageará o cineasta Joaquim Pedro de Andrade, e as obras de revitalização do Cine Vila Rica serão aceleradas, somando-se ao futuro curso de cinema da UFOP.

CineOP no Blog do Arcanjo!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *