CineOP chega à 20ª edição reforçando olhar para preservação de patrimônio, história e educação no audiovisual

CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega à 20ª edição © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A cidade histórica de Ouro Preto, Patrimônio Mundial da Humanidade, recebe a 20ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto de 25 a 30 de junho de 2025. Em seu vigésimo aniversário, o evento, idealizado pela Universo Produção, sob direção de Raquel Hallak, reafirma seu papel singular no cenário audiovisual, tendo a preservação como eixo central do cinema brasileiro e promete esquentar a população local e os mais de 400 convidados nas típicas noites frias de inverno ouro-pretano. Com uma programação intensa e totalmente gratuita, a Mostra espera atrair mais de 20 mil pessoas, unindo cinema, história e educação em um só lugar. A homenageada deste ano é a atriz Marisa Orth. São 143 filmes de 17 estados brasileiros e cinco países.

Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da CineOP e do Cinema Sem Fronteiras: ‘Audiovisual gera emprego e renda’ © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Preservação do audiovisual em foco

Desde sua criação, a CineOP consolidou-se como um dos principais encontros de cinema do país, destacando-se por seu foco ineditismo na temática da preservação. Em 2025, sob o tema “Preservação: A alma do cinema brasileiro”, a Mostra convida à reflexão sobre o futuro sem abrir mão da memória. Em um contexto de desafios globais, como a crise climática e a digitalização acelerada, a CineOP ressalta que preservar é um ato político, pedagógico e coletivo, essencial para garantir o acesso, o contexto e a diversidade das imagens que moldam a identidade do Brasil.

Reconhecida nacional e internacionalmente, a CineOP é a única mostra no Brasil que trata o cinema como patrimônio. Ao longo de duas décadas, construiu uma rede robusta de profissionais, instituições e pesquisadores dedicados à salvaguarda audiovisual brasileira, promovendo o pensamento crítico e a democratização do acesso à cultura.

Cortejo da Arte na 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Seis dias de cinema brasileiro em festa

Durante seis dias, Ouro Preto se transformará na capital do cinema brasileiro. Para esta edição comemorativa, a cidade contará com a instalação de três cinemas, oferecendo uma experiência diversificada ao público. O Cine-Praça, com capacidade para 500 pessoas, proporcionará sessões ao ar livre na Praça Tiradentes. O Cine-Teatro, no Centro de Convenções, com 510 lugares, garantirá uma imersão completa. A grande novidade é o Cine-Museu, no Anexo do Museu da Inconfidência, que com 90 lugares, abrigará uma programação especial, ampliando as opções de exibição e acesso à cultura. Essa estrutura reforça o compromisso da CineOP com a democratização do acesso ao cinema para todos os públicos.

Destaques da programação

A programação da 20ª CineOP é dividida em três frentes temáticas: preservação, história e educação. O Blog do Arcanjo traz destaques a seguir:
Exibição de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas.
Homenagens a personalidades do cinema, da preservação e da educação audiovisual.
O 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros.
O Encontro da Educação, com o XVII Fórum Rede Kino Latino-americano de cinema, educação e audiovisual.
Debates, rodas de conversa e atividades de formação.
A Mostrinha de cinema e a Mostra Valores.
Sessões Cine-Escola, visando beneficiar mais de 3000 alunos da rede pública.
Um programa de formação com oficinas e masterclasses internacionais.
Exposição, lançamentos de livros e um vibrante cortejo da arte.
Shows e performances artísticas que prometem animar as noites ouropretanas.

Mais de 400 convidados

A 20ª CineOP espera a presença de mais de 400 convidados, incluindo cineastas, pesquisadores, arquivistas, professores e gestores culturais do Brasil e do exterior. O evento enfatiza a importância da mobilização coletiva na construção de políticas públicas e na formação cidadã por meio do cinema.

Ares ouro-pretanos

Ouro Preto, com sua história tricentenária e o título de primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil, é o cenário ideal para essa celebração. Suas ladeiras, igrejas e museus não são apenas cenários, mas testemunhas vivas da trajetória de um país plural. A cidade, que já foi palco de momentos cruciais da história brasileira, acolhe a CineOP de forma única, reforçando a ideia de que, assim como o cinema, a cidade representa a preservação de nossa história e identidade. Em Ouro Preto, a CineOP convida a refletir sobre o passado e a projetar o futuro do cinema brasileiro, reafirmando seu papel como território de memória e resistência.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *