SBT volta às origens e anuncia nova grade com Patati e Patatá, Christina Rocha, Luiz Bacci e Aqui Agora

Daniela Abravanel Beyruti entre Patati e Patatá: SBT raiz quer dar atenção às famílias – Foto: Rogério Pallatta SBT © Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O SBT, sob a liderança de sua CEO Daniela Abravanel Beyruti, anunciou reformulação significativa em sua grade de programação, tudo em prol de reconquistar aquele velho público apaixonado pelo canal criado por Silvio Santos.

“Mais do que uma nova grade, é um reposicionamento. É voltar à nossa essência, é o SBT raiz. Um pouco daquilo que a gente, viveu, eu tenho certeza de que faz parte da história de todo mundo. O SBT tem um relacionamento com o público”

Daniela Abravanel Beyruti
CEO do SBT

A executiva contou que, por conta da morte de seu pai e fundador da emissora, preferiu abrir mão neste ano do slogan “A TV Mais Feliz do Brasil”, substituindo-o pelo “A TV Mais Querida do Brasil”.

E isso é verdade. O SBT é uma emissora querida e que faz parte da vida dos brasileiros. Para lembrar isso, Abravanel exibiu para os jornalistas no estúdio 1 da sede do SBT, em Osasco, imagens do passado glorioso da emissora, com apresentadores carismáticos e talentosos como Silvio Santos, Hebe Camargo, Bozo, Jô Soares, Mara Maravilha, Angélica e Boris Casoy, entre outros.

Diante das imagens, todos os presentes se lembraram que, em grande parte de sua história, o SBT imprimiu um DNA festivo e leve na TV aberta nacional, construindo uma marca que nenhuma outra emissora possuía.

Silvia Abravanel e Daniela Abravanel no SBT – Foto: Rogério Pallatta SBT © Blog do Arcanjo 2025

“Meu pai deixou uma carta na qual escreveu: ‘O homem que não é cpaaz de rir de si mesmo, não será capaz de fazer alguma coisa boa na vida”, essa lição é muito preciosa”, afirmou Daniela Abravanel Beyruti. Ela admitiu que a emissora errou ao tirar a grade infantil do ar justamente às vésperas da pandemia, quando as crianças migraram para um conteúdo digital sem qualquer tipo de curadoria. Ela diz que quer justamente voltar a oferecer conteúdo infantil de qualidade, para que pais possam deixar seus filhos diante do SBT sem preocupações.

Vicente Varela, superintendente de Negócios e Comercialização, celebrou o resgate do DNA do SBT, reforçando o compromisso de informar e entreter as famílias brasileiras. “O SBT tem um compromisso muito claro, que é de informar e entreter para formar essas famílias. A gente foi ouvindo o mercado e entendendo formas de as marcas estarem presentes nesses conteúdos todos de uma forma que não é so break, é levando conteúdo através dos quadros e da criatividade”, afirmou.

Foco na família

Assim, com a nova programação “SBT raiz”, a emissora volta a dar atenção especial ao público infantil e à família de um modo geral. “Uma família são pessoas que se amam”, definiu a filha de Silvio Santos.

Priorizando o entretenimento e deixando de lado o policalesco sensacionalista, o SBT quer misturar leveza e informação de qualidade para toda a família em sua nova grade, que estreia em 26 de maio.

SBT apresenta nova grade – Foto: Rogério Pallatta SBT © Blog do Arcanjo 2025

Destaques do novo SBT

Jornalismo

O jornalismo quente, seja local ou em rede nacional, com os principais fatos do dia e seus desdobramentos, fica fortalecido na nova grade do SBT. O gênero vem acrescido de importantes conteúdos de prestação de serviços, com quadros informativos e linguagem acessível e direta, ganhando reformulação nos seus três principais horários: do início até o meio da manhã, antecedendo e durante o horário do almoço, e no fim da tarde/início da noite.

A partir de 26 de maio, às 4h45, de segunda a sexta-feira, acontece o lançamento do “SBT Manhã”, com Darlisson Dutra. Às 7h (horário local), começa o “Primeiro Impacto”, sob o comando de Marcão do Povo.

Diariamente, em um intervalo às 7h30, será exibido o “Bom Dia Esperança”, um espaço de cinco minutos com palavras de paz, motivação e fé apresentado pelo evangelista Deive Leonardo.

Logo após o “Primeiro Impacto”, a partir das 11h, estreia um novo jornalístico a cargo do apresentador Luiz Bacci: o “Alô, Você!”.  Trata-se de um jornal com foco na prestação de serviços, com notícias positivas e conteúdo leve. “Tudo aqui, para onde eu olho, tem um pouco da minha infância e da minha história, que se confunde demais com a da família do Silvio e do SBT. Para mim, é um momento de muita emoção — sempre que eu entro aqui, fico muito emocionado, e quem me conhece sabe.”.

A emissora preparou mais uma novidade em telejornal ainda para maio: será exibido aos sábados, das 11h às 12h (local) e das 12h às 14h (nacional), a partir do dia 31, o “SBT Notícias”, levando ao público assuntos diversificados e factuais, selecionando não só o que é notícia no dia, mas também o que ganhou repercussão durante a semana. Em 7 de junho, chega também o “SBT Notícias- 2ª. Edição”, das 18h45 às 19h45.

Com estreia agendada para 2 de junho, às 18h30, o SBT revive um dos seus grandes ativos, que é a marca “Aqui Agora”, um telejornal que fez história na TV brasileira e que tem tudo para continuar a inovar, agora com uma pegada de leveza, linguagem bem-humorada e personagens irreverentes. O programa tem como âncoras Macedão e Dani Brandi.

“É com muito orgulho que a gente fala que o nosso jornalismo é confiável, em que as pessoas acreditam por conta de todos nossos valores que são seguidos por todos que entram aqui”, afirma Daniela Abravanel Beyruti, CEO do SBT.

“SBT Brasil”, ancorado por Cesar Filho, permanece no mesmo horário (19h45 às 20h45).

Para completar o rol das notícias, nas madrugadas, a partir de 9 de junho, chega o novo “SBT Agora”, das 2h às 4h45, com apresentação de Marcelo Casagrande. O telejornal resume os principais assuntos que foram destaque na noite anterior, e atualiza o telespectador sobre os fatos da madrugada, no Brasil e no mundo

Patati e Patatá estão de volta ao Bom Dia e Cia no SBT © Rogério Pallatta SBT Blog do Arcanjo 2025

Programação infantil

Pelas manhãs, as novidades incluem a tão aguardada volta da programação infantil de segunda a sexta-feira. Das 9h às 11h será exibido o “Bom Dia & Cia. com Patati Patatá”, atração ao vivo capitaneada pela dupla de palhaços mais amada do país, que apresenta quadros e uma seleção de desenhos de animação.

Diretamente de um cenário novinho em folha, Patati e Patatá receberão atores, cantores, gamers, influencers como convidados especiais, que participarão de brincadeiras e gincanas cheias de alegria. Desenhos animados, números circenses e atrações musicais recheiam a atração, que contará também com quadros educativos sobre inclusão, sustentabilidade e amizade. Haverá ainda a apresentação de atividades manuais para estimular a criatividade da garotada. Em quadros interativos, crianças podem participar a partir de casa.

“Um programa todinho pensado nas crianças, com tudo de melhor que elas vão poder aproveitar, trazendo a tradição do “Bom Dia & Cia” e de todos que já passaram por lá. Vai ter brincadeiras, prêmios, convidados, desenhos inéditos e muita coisa nova do Patati e Patatá”, afirmam os palhaços.

Tudo isso com um só objetivo: levar um conteúdo lúdico, seguro e de qualidade para as crianças, enquanto os pais podem ficar tranquilos sabendo que seus filhos estão assistindo a algo positivo, alegre e educativo. “Eu lamentei quando o infantil saiu do ar”, lembra a presidente Daniela Abravanel Beyruti. Ela avisa que o SBT vai ampliar muito esse universo também no ambiente multiplataforma. “Esse elo de confiança que a gente sempre teve, vamos continuar tendo. Vai ser um resgate do que o SBT sempre foi.”

Silvia Abravanel, que segue à frente do “Sábado Animado”, contará a partir de 9 de junho com a segunda temporada de “O Picapau Amarelo”, baseado na obra de Monteiro Lobato.

“O “Sábado Animado” está fazendo 30 anos neste ano, e é muito legal estar em metade deles. Representar esse universo incrível, de muita curiosidade, novidade e em que aprendemos a cada dia com elas. A gente faz um programa lúdico, e a parte mais legal é essa”, diz.

Christina Rocha volta a comandar o Casos de Família no SBT © Rogério Pallatta SBT Blog do Arcanjo 2025

Variedades, novela e dorama

Após o horário de almoço e do “Chaves” (13h), atendendo a pedidos, a novela infanto-juvenil “A Caverna Encantada” passa a ser exibida a partir do dia 26, além do horário noturno, também nas tardes do SBT, às 13h45.

Com o término da novela “A Usurpadora”, no mesmo horário, o SBT relançará o “Casos de Família”, outra marca registrada da emissora, trazendo as histórias humanas reais mais emocionantes e pitorescas contadas pelas suas próprias personagens, sob o comando de Christina Rocha.  “Quando a gente pensa que aprendeu e fez de tudo, volta. Estou feliz porque o SBT está retornando com uma base raiz… Estou voltando com o coração e muita vontade para que o SBT ressurja com tudo o que tem direito, sem perder o DNA, abraçando o novo, mas mantendo também o que é importante: os programas de base, a plateia e mexendo com o coração das pessoas.”

O SBT se alinha às tendências internacionais e traz ao público brasileiro, cada vez mais interessado também em outros formatos de novelas, folhetins de origem coreana que conquistaram rapidamente os fãs no mundo todo, com a Tarde Dorama, que estreia em 2 de junho. “Meu Amor das Estrelas” com apenas 22 capítulos, é o primeiro título dessa nova leva de dramas asiáticos de sucesso, e será exibido às 16h45.

Na mesma data, outra estreia: às 17h45 é a vez da trama mexicana inédita “Eternamente Apaixonados”.

No segundo semestre, ao final de “A Caverna Encantada”, um folhetim ocupará seus horários: “As Filhas da Senhora Garcia”.

Faixa noturna

Na faixa noturna após a exibição de “A Caverna Encantada”, a partir de 9 de junho, o “Programa do Ratinho” passará a entrar mais cedo, às 21h45. Será sucedido por uma linha de programas para o horário das 22h30, cada dia com uma atração diferente.

Às segundas-feiras, estreia o “No Alvo”. O programa será em formato de uma entrevista com clima de interrogatório, que vai confrontar, mediante uso de inteligência artificial, personalidades polêmicas com tudo o que já foi divulgado sobre ela nas redes sociais.

Terça-feira será a vez de mais um programa histórico, o “SBT Repórter”. Após um hiato de 12 anos, voltam as grandes reportagens sobre questões que impactam diretamente a sociedade, apresentado por Cesar Filho, e esporadicamente por Silvia Abravanel (a depender do tema).

“Arena SBT” permanece às quartas-feiras, assim como “A Praça é Nossa” às quintas. Sextas-feiras continuam reservadas para os filmes na Tela de Sucessos.

SOBRE O SBT

Em 19 de agosto de 1981, foi inaugurado o Sistema Brasileiro de Televisão. Considerado o canal da família brasileira, o SBT cobre mais de 195 milhões de telespectadores e 71 milhões de lares*. Atualmente conta com 117 emissoras em todo país, 24 horas de programação diversificada com participação de 8,4% na Grande São Paulo e 7,2% nas Regiões Metropolitanas O complexo SBT tem uma área total de 230.575,00 m² de terreno, com 58.063,22m² de área construída. Conta com 1 Estúdio de 800 m², 2 Estúdios de 770 m², 2 Estúdios de 730 m², 3 Estúdios de 660 m² e 1 Estúdio de 100 m² para cenografia virtual e realidade aumentada, somando uma área de mais de 5.880,00 m² e uma cidade cenográfica de 7.200,00 m². Além de ser um sucesso consolidado em programas de auditório e referência na produção de conteúdo infanto-juvenil, a emissora conta com um jornalismo imparcial e de credibilidade e uma forte presença nos meios digitais, com diversos conteúdos exclusivos.

Com essas novidades, o SBT busca consolidar sua posição como um canal que acompanha as tendências, mas sem perder a essência que o consagrou ao longo de seus 44 anos de história.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *