Elefanteatro traz magia ao Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
Até mesmo a criançada tem uma programação especial para elas, dentro do Guritiba, e uma delas é o Elefanteatro, um grandioso teatro de bonecos criado pela companhia Pigmalião Escultura que Mexe, que se apresentará nos dias 5 e 6 de abril. Integrando a programação do 33º Festival de Curitiba e do Programa Guritiba, a peça será apresentada gratuitamente no Passeio Público e no Teatro da Vila, ambas às 16h, com duração de 60 minutos. A entrada é livre para todas as idades, sendo recomendada para crianças a partir de dois anos.
O espetáculo traz a história de um elefante gigante, sagrado e místico, que caminha pelas ruas carregando memórias profundas. Embora pareça estar sozinho, dentro de si, o elefante guarda um universo repleto de vida e histórias. A trama aborda temas como migração, refúgio e pertencimento, convidando o público a refletir sobre a fragilidade da condição humana. A peça questiona o conceito de abrigo, provocando a reflexão de que “quem precisa de abrigo é sempre o outro, até sermos nós mesmos”.
A atriz Liz Schrickte Alves, que integra o elenco, destaca a importância de participar de um evento cultural de grande porte como o Festival de Curitiba. “Estamos muito felizes em fazer parte deste festival tão significativo”, afirma. Ela também compartilha a origem da obra, idealizada por Eduardo Felix, que assina a direção e dramaturgia. Felix teve a ideia de criar o Elefanteatro enquanto trabalhava na construção de um elefante para uma peça de formação de uma escola de teatro de Belo Horizonte, sob direção de Rita Clemente. Durante o processo de escultura, ele imaginou: “E se houvesse um teatro dentro de um elefante?” Assim surgiu o conceito de um animal cênico andante, acompanhando músicos e manipuladores em seu cortejo mágico.
Elefanteatro
Guritiba – Festival de Curitiba
5 de abril às 16h no Passeio Público
6 de abril às 16h no Teatro da Vila
Entrada gratuita
Gênero: Teatro de Bonecos
Classificação: Livre
Recomendado a partir de 2 anos
Origem: Belo Horizonte (MG)
Duração: 60 minutos
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.