Mostra Tiradentes SP tem 27 filmes brasileiros inéditos em programação gratuita

Deuses da Peste integra programação da 13ª edição da Mostra Tiradentes SP © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Colaborou Felipe Rocha

Cinema nacional, gratuito e de qualidade: democratizar a arte. Essa é a proposta das mostras de cinema organizadas pela Universo Produção anualmente em três cidades mineiras: Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte. Após a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que inaugura o calendário do audiovisual em janeiro, o evento chega a São Paulo, em sua 13ª edição em terras paulistanas. As atividades vão de 13 a 19 de março de 2025, no CineSesc e no Circuito Spcine – Centro Cultural São Paulo, que serão palcos de lançamentos de filmes do cinema brasileiro contemporâneo. A realização é do Sesc-SP e da Universo Produção.

A programação conta com 27 filmes brasileiros inéditos que fazem sua pré-estreia em São Paulo, sendo 14 longas e 13 curtas em 17 sessões. São filmes das mostras competitivas da edição mineira de 2025. Também são filmes de diretores brasileiros e paulistas em destaque na cena contemporânea que integram a Mostra Aurora, Mostra Olhos Livres, Sessão Autorias e a Mostra Foco – dedicada à recente safra da produção de curtas-metragens. A 13ª Mostra Tiradentes | SP repetirá a temática da edição mineira: “Que cinema é esse?”, uma indagação que ganha novas vozes, discussões e perspectivas na capital paulista. 

Entre as atrações dessa edição paulistana estão “Deuses da Peste“, da dupla Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza, vencedor do Prêmio Carlos Reichenbach, concedido pelo Júri Oficial da Mostra Olhos Livres que será exibido na abertura do evento, no dia 13, Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo”, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro, longa de São Paulo que venceu a Mostra Aurora,  “Uma montanha em movimento”, do premiado cineasta Caetano Gotardo, Prédio Vazio de Rodrigo Aragão, nova obra do cineasta considerado o novo nome do Terror brasileiro,  a aguardada continuação de  “Batguano Returns – Roben na Estrada”, de Tavinho Teixeira e Frederico Benevides, “As Muitas Mortes de Antônio Parreiras” de Lucas Parente, “A Vida Secreta de Meus Três Homens”, de Letícia Simões, dentre outros.

Em conversa com o Blog do Arcanjo, Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes SP, explica como será a 13ª edição e fala sobre a importância da realização da mostra: “A força do cinema brasileiro contemporâneo pode ser conhecida nas edições anuais da Mostra Tiradentes | SP que, em 2025, celebra 13 anos na capital paulista com o propósito de ampliar novos olhares, vozes e exibir um panorama múltiplo da produção audiovisual no Brasil. Sessões tem debates após a exibição dos filmes com a presença de realizadores, provocando reflexão sobre as imagens e histórias do cinema como resposta ao seu tempo histórico. Graças à parceria com o Sesc São Paulo e, em 2025 com a parceria também da Spcine, o cinema brasileiro ganha mais espaço e dimensão na cidade, e o público, a oportunidade de conhecer filmes que muitas vezes não chegam ao circuito comercial”.

13ª MOSTRA TIRADENTES | SP – 13 a 19 de março de 2025

• ABERTURA OFICIAL

• 7 DIAS DE EVENTO

• 17 FILMES BRASILEIROS DE 14 ESTADOS – PRÉ-ESTREIAS NACIONAIS | INÉDITOS EM SÃO PAULO

• 12 BATE-PAPOS

• DEBATE TEMÁTICO “QUE CINEMA É ESSE?”

• 3º FÓRUM DE TIRADENTES – ENCONTROS PELO AUDIOVISUAL BRASILELIRO

• ENCERRAMENTO

Parceria Cultural: Spcine/ Prefeitura de São Paulo

Realização: Universo Produção e Sesc São Paulo

Locais de realização:

CINESESC – Rua Augusta, 2075, Cerqueira César

Abertura – Entrada gratuita – Distribuição dos ingressos com 1h30 de antecedência na bilheteria.

Debate Conceitual – Entrada gratuita – não é necessário retirar ingressos

CIRCUITO SPCINE – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso 

Entrada gratuita – Distribuição de ingressos 1h de antecedência na bilheteria.

CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC – SESC 14 BIS – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista

Entrada gratuita para apresentação do 3º Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *