Encantado de Lia Rodrigues fecha participação no Festival de Curitiba

Encantado, de Lia Rodrigues, estará no Festival de Curitiba © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O aclamado espetáculo de dança Encantado, da Lia Rodrigues Cia. de Danças, acaba de fechar participação no Festival de Curitiba, na Mostra Lucia Camargo, apurou o Blog do Arcanjo. A montagem teve estreia mundial em Paris em 2021 e já participou de outros grandes festivais no Brasil, como a Bienal Sesc de Dança em Campinas em 2023. Com 350 atrações, o Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril de 2025 na capital do Paraná. É o maior evento das artes cênicas na América Latina e um dos quatro maiores do mundo. Conheça a programação completa e compre seu ingresso!

Encantado

A palavra encantado, do latim incantatus, designa algo que é ou foi objeto de encantamento ou de feitiço mágico. É, também, sinônimo de maravilhado, deslumbrado ou fascinado, além de ser uma expressão de cumprimento social. No Brasil, o termo tem, ainda, outros sentidos: se refere às entidades que pertencem a modos afro-ameríndios de percepção de mundo. Os encantados, animados por forças desconhecidas, transitam entre o céu e a terra, nas selvas, nas pedras, em águas doces e salgadas, nas dunas e nas plantas, transformando-os em locais sagrados.

Partindo de cosmogonias indígenas e africanas, a diretora Lia Rodrigues orquestra em cena corpos que se acoplam em arranjos variados na busca pelo coletivo. Embolando-se entre si e em cobertores, vestes e tecidos estampados, os intérpretes-criadores vasculham possibilidades de encantar o que os cerca – imagens, danças e paisagens – e transformá-lo em seus corpos e ideias, refletindo formas de ir ao encontro dos seres viventes em toda a sua diversidade.

O espetáculo, trabalho mais recente da Companhia de Danças, estreou em 2021 no Festival d’Automne de Paris, fazendo temporada em dois teatros da capital francesa, o Teatro Nacional de Chaillot e o Le 104, dos quais a coreógrafa é artista associada. No Brasil, a montagem foi apresentada pela primeira vez no Sesc Pinheiros, no ano seguinte, e em 2023 abriu a Bienal Sesc de Dança.

A produção surgiu no contexto da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 e nasceu do desejo de usar a magia e a encantação como guias para conduzir o processo criativo durante esse período dramático.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *