Mostra de Cinema de Tiradentes tem 260 vagas para 12 atividades formativas

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, oferece uma programação formativa diversificada e gratuita para os públicos adulto, jovens e crianças abordando, de forma prática, temas que vão da dramaturgia à direção de cinema. Ao todo são 260 vagas e 12 atividades formativas, sendo nove oficinas, dois laboratórios e a novidade desta edição que é a Residência Crítica – um programa de imersão formativa de crítica e de debates sobre o cinema brasileiro. As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 12 de janeiro pelo site www.mostratiradentes.com.br
Raquel Hallak, coordenadora geral da 28ª Mostra Tiradentes destaca a importância das atividades para o desenvolvimento do setor audiovisual e para a descoberta de novos talentos. “É fundamental investir em formação para fortalecer a indústria audiovisual, criar um ambiente que inspire e impulsione o desenvolvimento profissional, promover trocas valiosas entre os participantes e especialistas. As atividades propostas não apenas ampliam o repertório técnico e crítico dos envolvidos, mas também abrem portas para oportunidades futuras, reforçando o papel da Mostra Tiradentes como um espaço de transformação e crescimento profissional”, explica Raquel Hallak.
RESIDÊNCIA CRÍTICA
Novidade na 28ª Mostra Tiradentes! A Universo Produção inaugura mais um espaço formativo na Mostra Tiradentes – a Residência Crítica – um programa que vai selecionar seis pessoas entre os 30 inscritos para uma vivência formativa em crítica e debates sobre cinema brasileiro contemporâneo, com a produção de textos que serão publicados no blog da Residência. Os participantes terão encontros com pesquisadores, críticos e curadores, além de oficinas de textos com mentoria especializada. Para participar, é necessário ter experiência prévia com crítica e disponibilidade para estar em Tiradentes durante todo o período. A Residência Crítica de Tiradentes, coordenada por Cleber Eduardo e Francis Vogner dos Reis e com mentoria de Bernardo Oliveira, Ewerton Belico e Alana Falcão, além de palestras com Camila Vieira, Juliano Gomes e Lorenna Rocha. A Residência Crítica tem duração de seis dias e acontecerá de 26 a 31 de janeiro, das 10h às 18h, com carga horária de 53 horas e 6 vagas para o público entre 20 a 35 anos.
OFICINAS PARA O PÚBLICO ADULTO
Entre as oficinas destaca-se a de “Assistência de Direção para Cinema”, ministrada por Renan Barbosa Brandão, diretor, produtor e assistente de direção com vasta experiência em filmes premiados. A atividade, que acontece nos dias 25 e 26 de janeiro, das 10h às 13h e das 14h às 18h, totalizando 14 horas, busca evidenciar a importância desta função, abordando os principais documentos utilizados em um longa-metragem e as funções específicas de cada assistente de direção. São oferecidas 25 vagas para participantes a partir de 18 anos, com pré-requisito de conhecimento básico sobre linguagem cinematográfica.
A oficina “Introdução à Produção Executiva no Audiovisual”, com Camilo Cavalcanti, produtor executivo de renome, será realizada nos dias 30 e 31 de janeiro, das 14h às 18h, com carga horária de 8 horas e 25 vagas para maiores de 18 anos. A oficina foca nas práticas da Produção Executiva na gestão financeira, estratégica e humana de projetos audiovisuais, explorando métodos de planejamento, gerenciamento e relacionamento com a cadeia produtiva.
“Dramaturgias do Corpoespaço”, oficina ministrada por Marcelo Aquino, preparador de atores com experiência na Rede Globo, acontecerá de 27 a 29 de janeiro, das 14h às 18h, somando 12 horas de carga horária e oferecendo 25 vagas para maiores de 18 anos. A proposta é um treinamento e composição para atores, bailarinos, músicos e performers, buscando explorar as potencialidades na relação do corpo com o tempo e o espaço.
A “Oficina Prática de Argumento”, com a roteirista Ana Pacheco, responsável por roteiros de longas e séries, será realizada de 25 a 27 de janeiro, das 9h30 às 13h30, com 12 horas de carga horária e 25 vagas para maiores de 18 anos. A oficina abordará a função, formato e características do argumento, além de caminhos para a estruturação de um bom texto, com pré-requisito de familiaridade com escrita de roteiro.
“A Pesquisa Audiovisual: Métodos, Ferramentas e Usos no Cinema Documental”, com Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, diretores e roteiristas de documentários premiados, acontecerá de 29 a 31 de janeiro, das 10h às 13h, com 9 horas de carga horária e 30 vagas para maiores de 18 anos. A oficina apresentará instrumentos e técnicas para conduzir pesquisas aprofundadas na construção de narrativas documentais, com pré-requisito de interesse em processos de pesquisa para documentários.
O cineasta Joel Pizzini, premiado internacionalmente por seus ensaios documentais, irá comandar a oficina “A Criação no Documentário e o Documentário de Criação”, que será realizada de 27 a 29 de janeiro, das 9h30 às 13h30, somando 12 horas de carga horária e oferecendo 30 vagas para maiores de 18 anos. A ideia é proporcionar uma imersão criativa na linguagem do cinema documentário, abordando suas vertentes contemporâneas e estratégias narrativas, com pré-requisito de alguma experiência em audiovisual.
OFICINAS PARA O PÚBLICO JOVEM
Para o público jovem, a Mostra Tiradentes oferece a oficina “Fazendo Cinema”, com Anna Rosaura Trancoso e Claudio Keim Doreto, arte-educadores com experiência em oficinas audiovisuais para jovens. Com carga horária de 25 horas, a atividade acontecerá de 27 a 31 de janeiro, das 13h30 às 18h30, e oferece 25 vagas para jovens de 14 a 18 anos. O objetivo é introduzir a arte cinematográfica por meio da produção de vídeo, abordando roteiro, câmera, som, produção e interpretação.
A oficina “Fotografia de Making Of”, com Bete Bullara, fotógrafa com vasta experiência em projetos educativos, será realizada de 29 a 31 de janeiro, das 10h às 13h, com 9 horas de carga horária e 25 vagas para crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. A oficina busca introduzir a prática fotográfica por meio de ensaios do making of das demais oficinas infanto-juvenis.
Daniella Penna, artista plástica e arte-terapeuta ministrará a oficina “Cinema, Artes Plásticas e Meio Ambiente”,de 28 a 31 de janeiro, das 14h30 às 17h30, com 12 horas de carga horária e 20 vagas para jovens de 12 a 16 anos. A atividade pretende trabalhar o processo criativo a partir da percepção e conscientização sobre a Serra de São José, utilizando técnicas, materiais reutilizáveis e linguagens visuais variadas, culminando em uma instalação artística. A apresentação do resultado desta oficina acontecerá no sábado, dia 1º /02.
LABORATÓRIOS PARA PROJETOS DE LONGAS FICÇÃO E DOCS
A Mostra oferece dois laboratórios: o Cinemundi Lab, com o “Laboratório de Desenvolvimento de Projetos de Longas | ProjetoLab”, ministrado por Joana Oliveira e Julia Nogueira, de 25 a 28 de janeiro, das 14h às 18h, com carga horária de 16 horas e 8 vagas para projetos de longa de ficção, totalizando 16 participantes a partir de 18 anos. Este laboratório é direcionado a realizadores, roteiristas, diretores e produtores de longas-metragens de ficção. Através de encontros coletivos e individuais, o ProjetoLab visa o aprimoramento de projetos para o mercado de cinema e televisão, desenvolvendo técnicas de apresentação, do argumento ao pitching. O laboratório oferece uma oportunidade para trocar experiências e aprimorar os projetos para participação em outros laboratórios, editais e convocatórias.
O Laboratório de Projetos de Documentário | Imersão DocBrasil, com Cleber Eduardo, acontecerá de 27 a 31 de janeiro, das 14h às 18h, com carga horária de 20 horas e 4 vagas para projetos de longa documentário, totalizando 8 participantes a partir de 18 anos. Este laboratório oferece um espaço de imersão para diretores e diretoras de documentários com até três longas-metragens finalizados. O objetivo é proporcionar encontros reflexivos para análise e discussão de propostas de longa-metragem, abordando as particularidades e potencialidades estéticas de cada projeto, com foco nas motivações, estratégias e ambições dos realizadores. Não se trata de um laboratório voltado para a formatação de projetos para o circuito internacional, mas sim para uma imersão nas ideias e escolhas dos realizadores.
As inscrições para os laboratórios foram feitas previamente, no contexto da chamada do Conexão CineMundi, e já estão encerradas.
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 28ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe mais de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.