Do Chão Não Passa faz temporada no Jambu Galpão em SP com a Cia NoRastro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou HELENA SAYURI
Estudante de Jornalismo da Universidade Positivo
sob supervisão de Miguel Arcanjo
“Do chão não passa!” é uma forma popular de dizer que algo já atingiu o pior nível possível e que, a partir dali, só pode melhorar. Pensando nisso, o pernambucano Henrique Lima, diretor e coreógrafo da Cia NoRastro, criou um trabalho a partir da sua metodologia de Dança pra Chão que investiga as possibilidades de uma dança em plano baixo. O espetáculo Do Chão Não Passa tem uma nova temporada no Jambu Galpão, em São Paulo, de 13 a 22 de março, com sessões às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h.
Criada por Henrique em 2016, a Dança pra Chão é uma resposta artística ao limite imposto pelo chão, bem como ao aparente desprezo pelo movimento rasteiro nas danças clássicas, como era por exemplo, a capoeira em sua origem. Sua dança ensina o uso do chão como caminho e a preservação da estrutura mais preciosa para um bailarino e bailarina, seu corpo.
Em Do Chão Não Passa, a Cia NoRastro funde os elementos de anos de pesquisa em Dança pra Chão, aos movimentos tradicionais da dança contemporânea e gestos cotidianos. O espetáculo aborda o medo da queda, do fracasso, da decepção e até mesmo da morte. E o que vem depois de chegar ao “fundo do poço”, a ascensão.
A partir dos momentos de dança em uníssono, o grupo opta por evidenciar a beleza e força do trabalho em grupo, sem se descolar da importância de manter a individualidade, o ‘seu jeito’ de dançar. Essa identidade corporal que deixa um rastro no mundo.
Ficha Técnica
Direção: Henrique Lima
Bailarinos Intérpretes: Alisson Lima, Ana Clara Poltronieri, Augusto Trainotti, Bianca Haertel, Luna Fonseca, Maiara Roquetti e Tayná Ibanez
Trilha Sonora: Fernando Martins
Imagens: Daniel Luppo, Janaina Villela e Nathan Sampaio.
Coordenação de ProduÇÃO: Luciana Venâncio
Assistente de Produção: Bianca Haertel
Apoio: Jambu Galpão e Movicena Associação Cultural
Sinopse
Em Do Chão Não Passa, o elenco explora a movimentação em plano baixo, através da sensação do peso corporal e da resistência entre cair e a vontade de se impulsionar. A partir de movimentos rasteiros e de ‘rastejos’, o trabalho evidencia uma pesquisa sobre a ação da gravidade que nos magnetiza na direção do chão.
Serviço
Do Chão Não Passa, com Cia NoRastro
Temporada: 13 a 22 de março de 2026
Sexta e sábado, às 20h, e aos domingos, às 18h.
Jambu Galpão – Rua Marco Aurélio, 564 – Vila Romana, São Paulo, SP
Ingressos Gratuitos: é preciso retirar o ingresso antecipadamente pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/do-chAo-nAo-passa/3323118
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos
Acessibilidade: espaço acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
APOIE o jornalismo independente!
Fazer jornalismo cultural independente, humano e de qualidade é desafiante. Por isso, seu apoio é muito importante, para mantermos a produção de um conteúdo no qual você possa confiar. Você pode contribuir com qualquer quantia que desejar em nossa chave pix: [email protected].
Você também pode contribuir compartilhando nossas matérias, nos seguindo e interagindo em nossas redes sociais. O jornalismo cultural de qualidade e independente agradece!
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2026 | Todos os direitos reservados.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Avaliações críticas:
★ Fraco
★★ Regular
★★★ Bom
★★★★ Muito Bom
★★★★★ Excelente



