Gaia Wilmer recebeu Mônica Salmaso para celebrar a obra de Gilberto Gil no Teatro Porto, na última quinta, 5 de março. O concerto Gaia Wilmer Large Ensemble convida Mônica Salmaso – Meditações sobre Gilberto Gil foi fortemente aplaudido pelo público. O espetáculo faz parte de um projeto internacional que inclui um álbum, que teve pré-lançamento na apresentação e cuja gravação foi realizada em Nova York, em outubro de 2025, com patrocínio da Porto e produção da Jazzmin Produções, em parceria com o selo estadunidense Sunnyside Records.
“Escolher a obra de Gilberto Gil como ponto de partida para este projeto nasce da soma de algumas paixões. A primeira, pelo próprio Gil. A segunda, pela formação de big band e pelo desejo de fazê-la soar como eu, com uma instrumentação um pouco diferente, por isso prefiro o termo large ensemble, trazendo minha personalidade para dentro da música. A terceira é o mergulho na obra de um compositor que admiro, reconstruir, recompor, fazer essa música também minha, como faço com essa formação. Sempre achei que seria especial fazer isso com a obra do Gil, pela força e pela explosão que essa formação pode gerar e que a música dele merece. Em 2025, resolvi não deixar esse encontro passar. Para completar, tive a ousadia de convidar minha maior referência, Mônica Salmaso, que compartilha desse mesmo amor pelo Gil. E, para minha alegria, aqui estamos”, explicaGaiaWilmer.
“É importante celebrar Gilberto Gil. É um prazer cantar essas músicas e estar dentro do universo criativo da Gaia. Ela tem uma personalidade própria, uma liberdade bonita, e os arranjos são ricos em linguagem e em liberdade”, declarou Mônica Salmaso.
Gaia Wilmer escolheu revisitar a obra de Gilberto Gil a partir de sua própria linguagem sonora, concebida para uma formação de 19 músicos. As canções escolhidas são recomposições que transitam por diferentes linguagens, preservando a força melódica e poética do compositor baiano, ao mesmo tempo em que abrem novos caminhos para a sua apreciação sonora. Ela reuniu seu Large Ensemble no concerto que celebrou um dos maiores nomes de nossa música com o vigor do diálogo artístico interessado e potente, revelando novas nuances da obra de Gil.
Miguel Arcanjo mostra os bastidores exclusivos da apresentação no Teatro Porto.
Miguel Arcanjo mostra artistas nos bastidores do concerto Gaia Wilmer Large Ensemble convida Mônica Salmaso – Meditações sobre Gilberto Gil no Teatro Porto
Gaia Wilmer (Composições, arranjos e regência), Mônica Salmaso (Voz), Maiara Moraes (Flautas), Marina Bastos (Flautas), Josué dos Santos (Sax alto, soprano e flauta), Dô de Carvalho (Sax alto e flauta), Oran Etkin (Sax tenor e clarinete), Joana Queiroz (Sax tenor e clarinete), Zafe Costa (Sax barítono e clarone), Raphael Sampaio (Trompete), Diego Garbin (Trompete), Daniel D’Alcantara (Trompete), Estefane Santos (Trompete), Feldeman Oliveira (Trombone), Fabio Oliva (Trombone), Yohanna Tamarozzi (Trombone), Jaziel Gomes (Trombone e baixo), Fabio Leal (Guitarra), Tiago Costa (Piano), Sidiel Vieira (Contrabaixo), Pedro Ito (Bateria), Daniel Tápia (Técnico de PA), Gustavo Breier (Técnico de monitores), Pedro Altman (Técnico de luz), Leon Sanchez (Roadie) e Mari Chiarella (Produção).
APOIE O BLOG DO ARCANJO! Fazer jornalismo cultural independente, humano e de qualidade é desafiante. Por isso, seu apoio é muito importante, para mantermos a produção de um conteúdo no qual você possa confiar. Você pode contribuir com qualquer quantia que desejar em nossa chave pix: [email protected]. Você também pode contribuir compartilhando nossas matérias, nos seguindo e interagindo em nossas redes sociais. O jornalismo cultural de qualidade e independente agradece!