Dois Papas faz temporad gratuita no Itaú Cultural da Avenida Paulista

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
De 19 de fevereiro a 1 de março (quinta-feira a domingo), o palco do Itaú Cultural recebe a primeira montagem teatral de Dois Papas no Brasil, produzida pela Gengibre Multimídia e vencedora do Prêmio Arcanjo como Melhor Drama de 2025. Dirigido por Munir Kanaan e com dramaturgia de Anthony McCarten, a história se desenvolve por meio das conversas entre dois homens com diferentes visões de mundo: o Papa Bento XVI, interpretado por Zécarlos Machado, e Jorge Bergoglio – futuro Papa Francisco –, que em cena ganha vida com Celso Frateschi.
As apresentações ocorrem de quinta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos e feriados às 18h. Como toda programação do Itaú Cultural, a entrada é gratuita. Os ingressos podem ser reservados a partir das 12h de terça-feira da semana de apresentação, por meio da plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.
A história tem início com a ida de Bergoglio para Roma com intenção de pedir sua aposentadoria, mas é surpreendido por Bento XVI ao lhe confidenciar que considera renunciar o cargo de Papa, diante das pressões enfrentadas pela Igreja. Assim, se inicia um diálogo de tensão, respeito e humor entre os dois e suas duas visões antagônicas, revelando o lado humano por baixo das vestes papais.
O espetáculo conta, ainda, com a participação das atrizes Carol Godoy e Eliana Guttman, como personagens que cercam os protagonistas. Uma delas é a Irmã Sofia, uma jovem freira argentina, seguidora dos ensinamentos de Bergoglio. A outra é uma editora de livros religiosos e confidente de Bento XVI. Para potencializar a narrativa, a montagem aposta em figurinos, objetos e projeções, que vão transformando o cenário branco dos ambientes sacros em diferentes espaços, até mesmo em momentos íntimos das personagens, aumentando o impacto estético do espetáculo.
Escrito pelo roteirista e produtor de cinema Anthony McCarten, Dois Papas teve sua estreia no teatro em junho de 2017, na Inglaterra. Em 2019, McCarten adaptou o espetáculo para a produção do filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. O longa-metragem recebeu indicações de melhor roteiro adaptado nas premiações do Oscar, Globo de Ouro e BAFTA no ano de 2020, além de indicações de melhor filme nas duas premiações.
Sobre o autor, a companhia e o elenco
Anthony McCarten é escritor, roteirista e produtor de cinema. É autor de The Collaboration (1987) e teve seu romance A beautiful noise (2022) adaptado pela Broadway em Nova York. No cinema, é autor de roteiros premiados de cinebiografias de personagens ingleses, como A teoria de tudo (2014), O destino de uma nação (2017)e Bohemian Rhapsody (2018).
Gengibre Multimídia é uma produtora cultural especializada na concepção e realização de espetáculos teatrais. É a produtora responsável pela gestão de projetos e manutenção da Companhia de Teatro, coletivo de artistas dedicado à pesquisa de linguagens e ao desenvolvimento de dramaturgias originais. Estreou nos palcos com o espetáculo Hotel Mariana (2017), seguido pelo solo Horror Lavanda (2022), ambos com dramaturgia original.
Zécarlos Machado é ator com carreira no teatro, cinema e televisão desde os anos 1970. Na TV, participou de produções como Páginas da Vida, Além do Tempo, Vai na Fé, Gênesis e Os Dez Mandamentos. Protagonizou a série Sessão de Terapia e atuou em filmes como Nise – O Coração da Loucura e Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios. No teatro, integra o Grupo Tapa, com destaque para montagens como Tio Vânia e A Moratória.
Celso Frateschi é ator, diretor e autor, com carreira iniciada no teatro nos anos 1970, no Teatro de Arena de São Paulo. Foi um dos fundadores do Teatro Núcleo Independente e construiu uma trajetória marcada pela atuação em obras clássicas e contemporâneas. Recebeu prêmios como Mambembe, Shell e Apetesp. Na televisão, participou de produções como O Rei do Gado, 3% e Verdades Secretas 2. No cinema, atuou em filmes como Hebe – A Estrela do Brasil e A Viagem de Pedro, além de ser professor da EAD-USP por mais de três décadas e diretor do Teatro Ágora.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Anthony McCarten
Direção: Munir Kanaan
Tradução: Rui Xavier
Assistência de direção: Gustavo Trestini
Elenco: Celso Frateschi, Zécarlos Machado, Carol Godoy e Eliana Guttman. Participação em vídeo de Rafa Steinhauser
Cenografia: Eric Lenate
Iluminação e operação: Belo Bruel
Videomapping: André Grynwask e Pri Argoud
Figurino: Carol Roz
Sonoplastia: Dan Maia
SERVIÇO:
Peça Dois Papas
De 19 de fevereiro a 1 de março (quinta-feira a sábados, às 20h, e domingos e feriados às 18h)
Sala Itaú Cultural (piso térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 135 minutos (com intervalo de 15 minutos)
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
PROTOCOLOS / Sala Itaú Cultural:
– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
– Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.
– O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.
– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção “Minhas compras” no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.
Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: [email protected]
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Avaliações críticas:
★ Fraco
★★ Regular
★★★ Bom
★★★★ Muito Bom
★★★★★ Excelente
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


