Carnaval de São Paulo incendeia o Anhembi com desfile das escolas de samba do Grupo Especial

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Grupo Especial do Carnaval de São Paulo transformou o Sambódromo do Anhembi em uma grande festa multicor. Com enredos que transitaram entre o misticismo e a crítica social, as quatorze agremiações demonstraram na sexta, 13, e no sábado, 14, por que o Carnaval paulistano consolida-se como um espetáculo de rigor plástico e evolução impecável.
Na sexta-feira (13), a Mocidade Unida da Mooca abriu os trabalhos com uma contundente homenagem ao Instituto Geledés. Seguiu-se a Colorado do Brás, que trouxe o lúdico universo das bruxas, e a Dragões da Real, com sua habitual suntuosidade técnica. A Acadêmicos do Tatuapé exaltou o ciclo da terra, enquanto a Rosas de Ouro, atual campeã, reafirmou seu favoritismo com um acabamento visual primoroso. O ciclo encerrou-se com a força histórica da Vai-Vai e a celebração a Oxum pela Barroca Zona Sul, que atravessou a avenida já sob a luz da manhã.
No sábado (14), o gigantismo da Império de Casa Verde abriu a segunda noite, seguida pela correção rítmica da Águia de Ouro. A Mocidade Alegre executou uma performance milimétrica, mantendo o nível elevado para a Gaviões da Fiel, que arrebatou o público com um enredo indígena. A Estrela do Terceiro Milênio e a Tom Maior mantiveram a densidade lírica da madrugada, até que a Camisa Verde e Branco finalizou o espetáculo.
Miguel Arcanjo mostra fotos dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo no Sambódromo do Anhembi





















Editado por Miguel Arcanjo Prado
Avaliações críticas:
★ Fraco
★★ Regular
★★★ Bom
★★★★ Muito Bom
★★★★★ Excelente
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


