Felipe Hintze domina comédia e é destaque em Dois Patrões: ‘Humor deixa tudo mais leve’ – Entrevista do Arcanjo

O ator Felipe Hintze brilha na comédia Dois Patrões, em cartaz no Teatro Itália © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O talentoso ator Felipe Hintze vem construindo uma carreira com muita dedicação e brilhantismo, seja no teatro, no cinema ou na TV. Atualmente, ele domina a comédia e é destaque da peça Dois Patrões, em cartaz no Teatro Itália, em São Paulo, sob direção de Neyde Veneziano e Giovani Tozi, na qual dá vida ao entregador de aplicativo Tico Sorriso, protagonista da obra. Recentemente eleito Melhor Ator no ScreamFest, principal festival de cinema de gênero dos Estados Unidos, pelo trabalho no filme Consequências Paralelas, o artista de 32 anos natural de Campinas concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Miguel Arcanjo Prado, em um fim de tarde no terraço do Edifício Itália, no centro de São Paulo. Nesta Entrevista do Arcanjo, falou sobre o sucesso da peça e do filme, relembrou momentos marcantes da carreira como o drama A Herança e a série Verdades Secretas e ainda refletiu sobre fazer humor e respondeu por que faz teatro. Leia com toda a calma do mundo.

Siga @felipehintze

O ator Felipe Hintze © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

Miguel Arcanjo Prado – Como foi seu processo de criação do entregador Tico Sorriso, o protagonista de Dois Patrões?
Felipe Hintze –
Foi intenso. Ele é um personagem muito icônico e complexo da comédia. Quando eu comecei a estudar, me alertaram que ele pra comédia seria como Hamlet pro drama, que a cena famosa do jantar seria como o “Ser ou não Ser” da comédia. Grandes atores fizeram o Arlequim. Então, mergulhei nas referências e assisti muito material. Me atentei na parte física e no corpo dessa personagem, ele é muito ágil, rápido e intenso. O raciocino dele é veloz, então o texto tinha que estar muito bem estudado. Não dá pra baixar a guarda com o Arlequim, tenho que estar o tempo todo ligado pra não deixar a energia cair, daí a complexidade do papel. Mas a diversão vem junto de uma forma avassaladora, é um papel que permite que eu me divirta junto com a plateia.

O ator Felipe Hintze brilha na comédia Dois Patrões, em cartaz no Teatro Itália © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

Miguel Arcanjo Prado – Qual é o pricipal recado dessa peça em sua opinião?
Felipe Hintze –
Tem um tema mais abstrato, subjetivo e pessoal que é sobre valorizar o humor como o sentimento mais nobre do ser humano. Eu sempre achei que o amor era a chave de tudo, mas com o tempo percebi que só amar às vezes não basta, tem muita gente que sofre com amor, agora viver sem humor é impossível pra mim. Com o humor a gente deixa tudo na vida mais leve e eu acho que esse é o recado do projeto: com humor tudo melhora. Mas também temos a crítica mais direta que encontramos na adaptação feita brilhantemente pelo Giovanni Tozi que é sobre a pejotizacao do trabalho, as perdas dos direitos trabalhistas e como o trabalhar hoje em dia tem que se virar pra poder se sustentar encarando horas de trabalho exaustivas e acumulando vários empregos, claro que tudo isso é abordado de uma forma muita engraçada.

O ator Felipe Hintze © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026
© Rafa Marques

Eu sempre achei que o amor era a chave de tudo, mas com o tempo percebi que só amar às vezes não basta, tem muita gente que sofre com amor, agora viver sem humor é impossível pra mim. Com o humor a gente deixa tudo na vida mais leve.”
Felipe Hintze
ator

Miguel Arcanjo Prado – Você faz humor muito bem. Está curtindo fazer o gênero? O que é mais desafiante?
Felipe Hintze –
Estou amando. Acho que o segredo é se divertir, se eu estou me divertindo, o público também está, mas o nível de dificuldade é enorme. Eu levo a comédia muito a sério, não é brincadeira. O timing cômico de cada fala tem que ser elaborado matematicamente e a troca com o público é um jogo constante, se você errar um tempo, você perde a piada. Tem que estar muito atento. O desafio maior é manter, saber dosar, não se perder. É muito sedutor você deixar se entregar pra risadas fáceis, o público quer rir, se divertir, e é uma delícia fazer graça, mas você tem a função de contar uma história e defender um personagem. Tem muito ator que se deixar levar pela risada fácil e a história e o personagem se perdem pelo próprio ego. Toda piada tem que ser relacionada com a obra, eu não posso jogar uma piadinha ou meme da internet só por que é engraçada ou porque o público vai rir, isso só alimenta o ego do ator e acaba com a alma da personagem. Eu até posso usar essa artimanha, mas ela tem que ser dosada e estar totalmente atrelada à história ou à personagem.

O ator Felipe Hintze © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026
© Rafa Marques

É muito sedutor você deixar se entregar pra risadas fáceis, o público quer rir, se divertir, e é uma delícia fazer graça, mas você tem a função de contar uma história e defender um personagem.”
Felipe Hintze
ator

Miguel Arcanjo Prado – Como é trabalhar com a Neyde Veneziano e o Giovani Tozzi como diretores?
Felipe Hintze –
Neyde é uma das figuras mais importantes do nosso meio teatral. Ter a oportunidade de trabalhar e aprender com ela é uma honra. Ela leva todo o aprendizado que teve com Dario Fo e toda a força que tem com o teatro de revista e abastece a gente com muito conhecimento. Neyde é fantástica! Com o Tozzi já é meu terceiro trabalho, em tão pouco tempo formamos uma dupla muito promissora. Tenho um carinho imenso pelo profissional que o Giovani é, ele é um realizador que, com muita competência, faz acontecer com seus múltiplos talentos como diretor, autor, ator e produtor. É uma alegria imensa poder ter esses dois patrões.

Miguel Arcanjo Prado – Como é dividir o palco com esses colegas? Ficou mais próximo de algum? Por quê?
Felipe Hintze –
Ter uma boa coxia é fundamental pro sucesso do trabalho. No teatro eu sempre faço um mergulho muito profundo, acabo convivendo muito com aquelas pessoas de forma absoluta, eu preciso que ambiente seja saudável. Eu tenho a sorte de trabalhar com essa equipe. A produção excelente liderada pelo Giovani Tozi preza pela transparência, eficiência e honestidade criando um ambiente muito fértil, por isso que eu amo trabalhar com eles. Esse elenco é repleto de pessoas talentosas, excelentes profissionais. Não tem ataque de estrelismo, grosseria ou mal e entendidos. Todos estão inteiros torcendo por cada um e se apoiando. Difícil falar de uma pessoa só do elenco, mas posso elogiar o elenco feminino composto por atrizes fantásticas, exponho o companheirismo da Camilla Camargo, a disponibilidade da Larissa Ferrara, o jogo e generosidade de Mila Ribeiro. Ainda temos o elenco masculino repleto de talento. Eu sou muito feliz de fazer parte desse grupo.

O ator Felipe Hintze © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

Miguel Arcanjo Prado – Como foi para você enfrentar a mudança de Campinas para São Paulo?
Felipe Hintze –
Na época foi difícil, são mundos completamente diferentes. Eu sempre fui aquele menino do interior que sempre achou São Paulo muito distante e que as oportunidades seriam impossíveis por não ter ninguém da minha família na arte, não conhecia ninguém que vivia disso. Eu vim de um lugar onde ser artista não era uma opção. Eu não fazia ideia de como seria ser ator. Tudo que eu conquistei na profissão foi fruto de tudo que eu plantei, de muito trabalho e muito estudo. Fui cara de pau. Fui conhecendo caminhos desconhecidos, fui aprendendo e confiando em pessoas que eu nunca tinha visto. Claro que sempre tive apoio incondicional da minha família e de pessoas que me amam, mas o caminho da arte eu fui trilhando sozinho. Hoje tudo é muito familiar e já entendo como as coisas funcionam, mas confesso que o começo não foi fácil.

Miguel Arcanjo Prado – Você ficou conhecido nacionalmente por Verdade Secretas. Foi um marco importante na sua carreira?
Felipe Hintze –
Até hoje as pessoas me reconhecem por Verdades Secretas. A novela é um sucesso e sempre volta de alguma forma, muita gente nova assistiu a novela depois que viralizou trechos no tiktok por exemplo. Fiz amizades profundas que tenho contato diariamente como Agatha Moreira e Camila Queiroz. Esse projeto mudou a minha vida, tenho uma gratidão gigantesca pelo autor Walcyr Carrasco e pelo diretor Mauro Mendonça Filho.

O ator Felipe Hintze © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

Miguel Arcanjo Prado – Como foi receber um prêmio nos EUA recentemente fazendo cinema?
Felipe Hintze –
Foi surreal. Eu não esperava esse reconhecimento, ganhar melhor ator no ScreamFest que é o mais antigo e icônico festival de cinema de gênero dos EUA é sensacional. Ainda mais em um filme brasileiro, falando em português. Esse ano o filme vai pro cinemas e eu não vejo a hora de mais pessoas terem a oportunidade de ver o filme Consequências Paralelas, de Gabriel França e CD Vallada.

© Rafa Marques

Ocupar espaços onde nosso corpos geralmente não são encontrados é uma forma de quebrar o preconceito. Você estar em cena já é revolucionário.”
Felipe Hintze
ator

Miguel Arcanjo Prado – Você acredita que um corpo fora do padrão ainda sofre impedimento de fazer determinados tipos de papéis? Como quebrar esses preconceitos?
Felipe Hintze –
Sofre. Na maioria dos casos nossos corpos só são pensados quando o personagem pede uma característica física no texto ou quando somos estereotipados para fazer graça em um
papel coadjuvante, poucos produtores tem coragem de ousar e colocar uma pessoa fora do padrão em destaque protagonismo. Eu tenho sorte de encontrar na minha trajetória pessoas que pensam diferente e me dão boa oportunidades, mas ainda temos muito a conquistar. Ocupar espaços onde nosso corpos geralmente não são encontrados é uma forma de quebrar o preconceito. Você estar em cena já é revolucionário.

O ator Felipe Hintze © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

Miguel Arcanjo Prado – Você fez o grande sucesso teatral A Herança? Como foi participar desse processo?
Felipe Hintze –
Eu tenho muito orgulho desse projeto. A Herança foi um dos marcos da minha trajetória e sei que será uma daquelas peças que se eternizam, materializando-se no coração de tantas pessoas impactadas pela potência da obra. Definitivamente não foi um processo fácil. Eram praticamente duas peças, seis horas de duração, 12 atores, 15 participações, 25 personagens, uma equipe gigantesca, levantamos tudo com muita excelência e profissionalismo em pouquíssimo tempo sob o comando da direção primorosa de Zé Henrique de Paula. Tivemos um patrocínio pra levantar o espetáculo, mas durou poucos meses, continuamos em cartaz por que acreditávamos bastante na potência do projeto, e mesmo fazendo sucesso, a bilheteria não se pagava. A estrutura era gigantesca. Viajar com uma peça dessa sem apoio, era impossível. A produção e idealização liderada pelo Bruno Fagundes, Carlos Martin e Zé Henrique de Paula só conseguiriam dar continuidade se a gente tivesse patrocínio. Olho pra trás com muito orgulho de tudo o que conquistamos e com um sentimento de que vivi momentos sublimes que estão eternizados na memória.

Miguel Arcanjo Prado – Qual tipo de personagem você gostaria de fazer no audiovisual? E nos palcos?
Felipe Hintze –
Dar continuidade. Estou na construção de uma carreira, quero ter papéis me me desafiem e que me ensinem como ator, artista e como pessoa. Não importa se é na TV, teatro ou cinema, quero continuar.

© Rafa Marques

O teatro é onde meu coração se sente seguro, autêntico e em paz.”
Felipe Hintze
ator

O ator Felipe Hintze © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

Miguel Arcanjo Prado – Por que você faz teatro?
Felipe Hintze –
Por que é onde eu pertenço. Onde meu coração se sente seguro, autêntico e em paz. Onde eu cresço e aprendo. Onde eu sou acolhido e onde tudo faz sentido. Onde eu vejo o potencial de transformação. Onde eu vejo como eu melhor posso contribuir pra melhorar a sociedade. Onde eu tenho um encontro de almas, da minha com o público, por isso eu sempre estarei fazendo teatro.

Siga @felipehintze

Miguel Arcanjo Prado e Felipe Hintze © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

Miguel Arcanjo mostra o ator Felipe Hintze nos bastidores da peça Dois Patrões no Teatro Itália

Siga @felipehintze

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *