Mostra de Cinema de Tiradentes reuniu nomes relevantes e números grandiosos

Letícia Sabatella, Karine Teles (homenageada) e Miguel Falabella estiveram com filmes na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais © Leo Lara e Leo Fontes Universo Produção Blog do Arcanjo 2026

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*

Realizada de 23 a 31 de janeiro de 2026, a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes reuniu números grandiosos em Minas Gerais com realização da Universo Produções. A magnitude do festival reflete-se em indicadores expressivos que movimentam a economia e a cultura nacional. Com um público superior a 38 mil pessoas e a injeção de mais de R$ 10 milhões na economia local, o evento mobilizou uma rede de 21 pousadas e 16 restaurantes parceiros, além de contratar 280 empresas mineiras. A programação artística foi composta por 137 filmes de 23 estados, incluindo uma Mostra Homenagem a Karine Teles com 7 obras, e 32 atrações artísticas. No campo profissional, o evento gerou mais de 2.500 empregos, contando com uma equipe de 184 colaboradores e a presença de 97 jornalistas representando mais de 600 veículos. A vertente formativa e de mercado destacou-se com 17 atividades (oferecendo 623 vagas), o lançamento de 7 livros e o 4º Fórum Tiradentes, que reuniu 70 profissionais. O impacto internacional foi consolidado pelo Conexão Brasil CineMundi, com 20 projetos em rodadas de negócios com players de 12 países, além de uma presença digital massiva que alcançou 4,2 milhões de visualizações e acessos de 74 nações. O Blog do Arcanjo acompanhou tudo de perto e apresenta nomes de destaque no festival.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo viaja a convite da Universo Produção e se hospeda na pousada Segredo da Serra Guest House.

Acompanhe a Mostra de Cinema de Tiradentes no Blog do Arcanjo!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *