29ª Mostra de Cinema de Tiradentes fecha com público de 38 mil pessoas

Público lota Cine-Tenda na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes na sessão de O Agente Secreto, filme brasileiro com quatro indicações ao Oscar e duas vitórias no Globo de Ouro e no Festival de Cannes © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2026

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*

A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes encerra sua programação reafirmando seu papel estratégico no calendário cultural brasileiro como espaço de lançamento, reflexão crítica, formação e articulação do audiovisual nacional. A partir do tema central “Soberania Imaginativa”, a Mostra propôs um olhar sobre a invenção como gesto central do cinema nacional atual, valorizando a autonomia criativa e a diversidade de vozes e territórios. Durante 9 dias, o evento promoveu uma intensa programação gratuita, reunindo público, realizadores, profissionais do setor, pesquisadores e imprensa.

Mais de 38 mil pessoas participaram das ações da Mostra, que movimentaram a cidade histórica e seu entorno, gerando impacto direto na economia local. Estima-se que mais de R$10 milhões tenham sido injetados na economia do município e da região, por meio da cadeia produtiva da cultura, do turismo e dos serviços. Foram contratadas 280 empresas mineiras, com a geração de mais de 2.500 empregos diretos e indiretos. A equipe de trabalho foi composta por 184 profissionais, envolvidos nas etapas de montagem, execução e pós-produção do evento. Esta edição contou ainda com a parceria de 21 pousadas e hotéis e 16 restaurantes, reforçando a integração com o setor turístico da cidade.

A estratégia de comunicação da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes resultou em ampla visibilidade para o evento nas plataformas digitais e na imprensa. O evento obteve uma expressiva repercussão junto à mídia nacional e internacional, com 97 jornalistas credenciados e cobertura de mais de 600 veículos de comunicação. Nas plataformas digitais, foram registrados mais de 4,2 milhões de visualizações nos canais oficiais e mais de 300 mil acessos ao site, provenientes de 74 países.

Com uma programação que celebrou o cinema brasileiro, a Mostra Tiradentes exibiu 137 filmes nacionais, provenientes de 23 estados. Foram 43 longas-metragens e 93 curtas-metragens, todos em pré-estreia, espalhados em 21 mostras ou sessões especiais. Os títulos, entre produções e coproduções estaduais, refletiram  a diversidade e vitalidade da produção nacional. A Mostra exibiu trabalhos de Rio de Janeiro (30 filmes), Minas Gerais (27), São Paulo (22), Pernambuco (8), Rio Grande do Sul (7), Ceará (7), Bahia (6), Goiás (5), Pará (4), Paraná (3), Paraíba (3), Distrito Federal (2), Rio Grande do Norte (2), Maranhão (2), Espírito Santo (2), Sergipe (2) e Amazonas (2), Amapá (1), Santa Catarina (1), Rondônia (1), Piauí (1), Mato Grosso (1) e Alagoas (1).

FORMAÇÃO E PENSAMENTO CRÍTICO

O eixo formativo, um dos pilares da Mostra, contou com 17 atividades educativas, que disponibilizaram 623 vagas ao público, incluindo 10 oficinas, 2 workshops, 2 laboratórios e 3 masterclasses. As ações foram voltadas a estudantes, jovens realizadores e profissionais do audiovisual, promovendo troca de experiências e aprofundamento técnico.

O Seminário do Cinema Brasileiro reuniu cerca de 160 profissionais ao longo de 59 debates e bate-papos, consolidando-se como espaço de reflexão sobre os rumos do cinema nacional, políticas públicas, modos de produção, circulação e os desafios enfrentados pelo setor no cenário contemporâneo.

4º FÓRUM DE TIRADENTES – ENCONTROS PELO AUDIOVISUAL

A 29ª Mostra sediou a quarta edição do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual, que reuniu mais  70 profissionais em 6 grupos de trabalho e promoveu sessão de abertura, três debates temáticos, seis  painéis e uma sessão plenária. Com o tema central “Convergências de políticas públicas para o fortalecimento do setor audiovisual brasileiro”, o Fórum reuniu representantes do governo e profissionais do audiovisual, incluindo Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual – MinC; Durval Ângelo, presidente do Tribunal de Contas de MG; Frei Beto, escritor e teólogo, Patrícia Barcelos, diretora da Ancine, Jandira Feghali, deputada federal, e a secretária municipal de Cultura de BH, Eliane Parreira entre outros.

As discussões resultaram na Carta de Tiradentes 2026, documento que sistematiza propostas e diretrizes e será encaminhado a gestores públicos e instituições do setor. O texto reafirma a necessidade de convergência entre União, estados e municípios para superar assimetrias regionais e garantir um Sistema Nacional do Audiovisual baseado no equilíbrio federativo, na descentralização e no planejamento de longo prazo.

MERCADO E INTERNACIONALIZAÇÃO

Consolidado como plataforma de negócios e rede de contatos, o Brasil CineMundi conectou a produção nacional à indústria audiovisual, promovendo cooperação, intercâmbio e oportunidades de parcerias. Participaram 20 projetos audiovisuais em desenvolvimento — sendo 14 longas-metragens e 6 projetos em fase de finalização (WIP) — que participaram de rodadas de negócios com 22 convidados e players do mercado internacional, oriundos de 12 países. Ao todo, foram realizadas 70 reuniões entre produtores, realizadores e representantes do mercado que abriram portas para o mercado internacional, interligando produtores brasileiros com curadores e distribuidores de várias partes do mundo.

HOMENAGEM

A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes prestou homenagem à atriz, roteirista e diretora fluminense Karine Teles. Com trajetória marcada pelo trânsito entre o cinema independente e o audiovisual de grande alcance, Karine construiu uma carreira que articula o autoral e inventivo com produções de ampla circulação, sem se afastar do núcleo mais experimental e criativo do cinema nacional. Durante a Mostra foram exibidos 7 filmes que destacam sua trajetória e contribuição para o cinema brasileiro contemporâneo.

ARTES, CIDADE E EXPERIÊNCIA CULTURAL

Além das exibições e debates, a Mostra promoveu uma programação artística diversa, com 32 atrações que ocuparam diferentes espaços da cidade, reforçando a integração entre cinema, artes e território. A edição também contou com o lançamento de 7 livros, ampliando o debate sobre audiovisual e cultura brasileira.

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

O evento manteve o compromisso com a acessibilidade, oferecendo recursos que ampliaram o acesso do público às atividades e sessões de cinema, além de garantir estrutura adequada nos espaços e ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. O evento disponibilizou tradução simultânea em Libras em 11 atividades, incluindo cerimônia de abertura, debates e painéis de discussão, ampliando o acesso comunicacional a diferentes segmentos de público.

No campo das exibições, ao todo 21 filmes brasileiros em pré-estreia contaram com recursos de acessibilidade. Entre os curtas, algumas sessões ofereceram legendas visíveis (Open Caption) e janela de Libras, enquanto para outros títulos há combinação de Libras e legendas. Para os longas-metragem, o público pode acessar audiodescrição, narração em Libras e legendas Closed Caption por meio do aplicativo MLOAD, que sincroniza os recursos com as sessões presenciais.

CINEMA E IDENTIDADE LOCAIS

A Mostra Valores reafirmou Tiradentes como protagonista de sua própria narrativa ao contar com programação que incluiu  uma exposição instalada em painéis urbanos no Cine Petrobras na Praça, a exibição de cinco filmes realizados em Tiradentes — um longa-metragem e quatro curtas-metragens — e a participação de uma ala temática no Cortejo da Arte, tendo a Serra de São José como referência simbólica. Mais do que cenário, a cidade se apresentou como espaço de memória, experiência e imaginação, com atividades que ocuparam a praça central e promoveram o encontro entre moradores e visitantes.

CONFIRA OS NÚMEROS DA 29ª MOSTRA TIRADENTES

  • Filmes: 137 filmes de 23 estados brasileiros
  • Atividades Formativas: 17 atividades com 623 vagas (10 oficinas, 2 workshops, 2 laboratórios e 3 masterclasses)
  • Jornalistas credenciados: 97
  • Número de pousadas parceiras: 21
  • Número de restaurantes parceiros: 16
  • Veículos de imprensa: Mais de 600
  • Seminários: 160 profissionais em 59 debates e bate-papos
  • Homenageada: Karine Teles, com 7 filmes exibidos na Mostra Homenagem
  • Livros lançados: 7
  • 4º Fórum Tiradentes: 6 grupos de trabalho, 5 debates, Carta de Tiradentes 2026 elaborada com a colaboração de 70 profissionais do setor
  • Atrações artísticas: 32
  • Conexão Brasil CineMundi:  20 projetos audiovisuais em desenvolvimento (14 projetos de longa + 6 wip), selecionados para rodadas de negócios com 22 convidados e players do mercado internacional, vindos de 12 países.  Foram realizadas 70 reuniões entre os produtores e realizadores dos filmes WIP e convidados.
  • Equipe de trabalho: 184 pessoas
  • Empregos gerados – diretos e indiretos: mais de 2500
  • Empresas mineiras contratadas: 280
  • Público: Mais de 38 mil pessoas
  • Recursos injetados na economia local: mais de R$ 10 milhões
  • Plataformas digitais do evento: 4,2 milhões de visualizações e mais de 300 mil acessos contabilizados no site, vindos de 74 países.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 29ª edição de 23 a 31 de janeiro de 2026, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 137 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo viaja a convite da Universo Produção e se hospeda na pousada Segredo da Serra Guest House.

Acompanhe a Mostra de Cinema de Tiradentes no Blog do Arcanjo!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *