Vania Catani propõe combate ao etarismo no cinema: ‘Curadores têm fetiche na juventude’

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*
Produtora cinematográfica com trajetória de sucesso construída no Rio de Janeiro, onde fica a sede de sua produtora Bananeira Filmes, a mineira Vania Catani participa da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes com o filme Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães, que fez aplaudida sessão no Cine-Praça com a presença da atriz Letícia Sabatella e dos atores Théo Medon e Lorenzo Mello.
Combate ao etarismo no audiovisual
Com décadas de relevante atuação no audiovisual, a profissional aproveita a conversa com o Blog do Arcanjo para chamar a atenção para um problema de nosso audiovisual: cineastas, produtores e profissionais com mais trajetórias muitas vezes são ignorados em detrimento dos mais jovens, em um etarismo que opera com sutileza nos bastidores do audiovisual.

Por isso, Vania Catani levanta uma verdadeira cruzada contra o etarismo nas curadorias de festivais e no mercado cinematográfico como um todo. “As políticas de cotas que tem, que são todas muito importantes, deveriam abrir também uma cota para profissionais e realizadores com 60 anos ou mais, para que essas pessoas também possam realizar seus trabalhos”, pontua.

“Temos grandes diretores e produtores de 60 +, 70+ e até 80+ que estão aí na luta e não conseguem mais espaço”, lembra. Ela recorda que há um verdadeiro “ringue de disputa com pessoas mais novas”, sobretudo em “curadorias que tem fetiche com a juventude”.
“Certos curadores têm fetiches na juventude e só querem saber de realizadores jovens. É preciso dar oportunidade também a quem é 60+ no audiovisual e que está na ativa, produzindo igual a qualquer outro profissional. Esses profissionais merecem respeito e oportunidades também. É preciso criar cotas para os 60+ e combater o etarismo em nosso cinema brasileiro.”
Vania Catani
produtora cinematográfica
“Parece que alguns curadores querem ter essa vaidade de dizer ‘eu descobri fulano’ e só dão oportunidade para quem está começando e ignoram aqueles que construíram toda uma trajeória no cinema brasileiro. Por isso, estou nessa agora: defender os velhos talentos do nosso audivisual. Precisamos falar sobre isso”, conclui.


*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo viaja a convite da Universo Produção e se hospeda na pousada Segredo da Serra Guest House.
Acompanhe a Mostra de Cinema de Tiradentes no Blog do Arcanjo!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.



