Tiradentes e região são foco da Mostra Valores na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Público faz fila para entrar na abertura da na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Jackson Romanelli Universo Produção Blog do Arcanjo 2026

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*

Santo de casa faz milagra, sim. Exposição, mostra cinematográfica e ações culturais fazem parte da Mostra Valores que afirma Tiradentes como protagonista de sua própria narrativa. Mais do que cenário, a cidade se apresenta como sujeito de memória, experiência e imaginação. Ruas, paisagens, tempos históricos, personagens e gestos cotidianos atravessam a programação e orientam o olhar curatorial, evidenciando a relação entre cinema e território.

A programação da Mostra Valores conta com a exposição “Tiradentes É Cinema”, instalada em painéis na praça central da cidade; a exibição de cinco filmes realizados em Tiradentes — um longa-metragem e quatro curtas-metragens; e a Ala Verde “Serra de São José”, que participa do Cortejo da Arte. As ações ocupam a praça central, transformando o principal espaço de convivência da cidade em lugar de encontro, fruição e diálogo direto com moradores e visitantes.

Integram a seleção cinematográfica os filmes “Anália”, “Cores de Laura” e “Dois Tons de Preta”, dirigidos por Elizabeth Ramos e Vitória Iabrudi; “O Trilho Invisível do Tempo”, de Luísa Meinberg e Jardel Santos; e “Tiradentes: Joia do Barroco Mineiro”, com direção de Otavio di Toledo. As obras reafirmam o audiovisual como ferramenta de valorização cultural ao transformar experiências, práticas e personagens locais em matéria de criação.

Presença simbólica do território, a Serra de São José atravessa a programação como referência natural e cultural da cidade, evocando a relação entre paisagem, memória e modos de vida e reforçando o compromisso da Mostra de Cinema de Tiradentes com a preservação ambiental, a memória histórica e o pertencimento.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo viaja a convite da Universo Produção e se hospeda na pousada Segredo da Serra Guest House.

Acompanhe a Mostra de Cinema de Tiradentes no Blog do Arcanjo!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *