Petrobras patrocina Ópera do Malandro – Musical no Teatro Renault em São Paulo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Importante motor da cultura brasileira, a Petrobras é o principal patrocinador do espetáculo Ópera do Malandro – Musical, em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Culutra, a Lei Rouanet. Sob direção e visão de Jorge Farjalla para a criação de Chico Buarque, a montagem fica em curtíssima temporada, só até 15 de março, com sessões de sexta a domingo. Os ingressos já estão disponíveis pela internet (www.ticketsforfun.com.br) e na bilheteria oficial (Teatro Renault). A realização é da Palco 7 Produções, de Marco Griesi e da Solo Entretenimento, de Daniella Griesi. A direção musical é de Gui Leal.

Ode a Chico
Uma ode a Chico Buarque, à brasilidade das canções e ao musical brasileiro, a montagem do Ópera do Malandro – Musical, na visão de Jorge Farjalla apresentará uma adaptação da obra para a celebração dos quase cinquenta anos do texto, bem como sua importância no cenário do teatro musical no Brasil, ligando a encenação à obra original de Brecht, “Ópera dos Três Vinténs” e ao universo do sincretismo popular da umbanda, trazendo as referências das entidades do “povo da rua” para as personagens do texto de Chico Buarque, contemporizando o texto e as canções dentro de uma estética única e inovadora, colocando o público ainda mais participativo e julgado da obra, buscando um tom ainda mais festivo para quem assiste ao espetáculo.

Parceria de sucesso
O espetáculo é uma realização da Palco 7 Produções, de Marco Griesi e da Solo Entretenimento, de Daniella Griesi, continuando a parceria de longa data com o premiado diretor Jorge Farjalla, iniciada com a aclamada montagem de “O Mistério de Irma Vap” que rodou o país de 2018 até 2022, estrelada por Mateus Solano e Luis Miranda – que será em breve remontada com Marcus Majella e Rodrigo Sant’anna, seguida por “Brilho Eterno”, em 2022, com Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller. Mais recentemente, em 2024 o trio assinou o sucesso “Clara Nunes, A Tal Guerreira – O Musical”, que marcou a estreia de Vanessa da Mata no teatro musical, além de ter sido a primeira montagem nacional de um musical a ocupar o palco do Teatro Renault, em São Paulo.Ópera do Malandro – Musical é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras. A produção é da Palco 7 Produções, de Marco Griesi, Solo Entretenimento, de Daniella Griesi.

Astros e estrelas
O elenco dessa montagem especial conta com José Loreto (Max Overseas Navalha), Carol Costa (Teresinha), Totia Meireles (Vitória Régia), Ernani Moraes (Fernandes de Duran), Amaury Lorenzo (Tigrão/Chaves), Valéria Barcellos (Geni), Andrezza Massei (Lúcia), Ana Luiza Ferreira (Fichinha), Isaac Belfort (Barrabás), Marya Bravo (Dóris Pelanca/Cover Vitória Régia), Mateus Ribeiro (Phillip Morris/Cover Barrabás), Patrick Amstalden (Johnny Walker/Cover Max Overseas Navalha), Larissa Grajauskas (Jussara Pé de Anjo/Cover Teresinha), Paulo Viel (Big Ben/Cover Tigrão/Chaves), Marina Mathey (Dorinha Tubão/Cover Geni), Rafael Machado (General Electric/Cover Duran), Carol Botelho (Mimi Bibelô/Cover Lúcia), Giu Mallen (Shirley Paquete/Cover Fichinha), Preta Ferreira (Nêga Saliva/Ensemble), Dai Ribeiro (Telma Sanfona/Swing) e Dion Seabra (Dealer/Swing).

Sinopse
Max Overseas Navalha é um contrabandista bem-sucedido, que se casa às escondidas com Teresinha, filha de Duran e Vitória Régia, donos de uma rede de bordéis e aspirantes à alta sociedade que, enfurecidos com o casamento, planejam um golpe contra o malandro. Duran e Max têm em comum um sócio, o delegado Chaves, que protege as atividades ilegais de ambos. Querendo prejudicar Max, Duran decide fazer ruir a torre de babel da corrupção que todos desfrutam. Cada um sai então em busca de seus próprios benefícios às custas da extorsão dos outros, de mentiras e traições. Numa festa à brasilidade, à cultura popular e ao folclore, o musical celebrará a umbanda e o povo da rua para contar a história de um texto que marcou uma geração e que se consagra até os dias atuais como um marco no Teatro Musical Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Texto: Chico Buarque, Rita Murtinho, Marieta Severo, Luiz Antônio Martinez Correa, Maurício Sette e
Carlos Gregório. Músicas: Chico Buarque. Direção Geral, Encenação e Adaptação: Jorge Farjalla. Direção Musical: Gui Leal. Arranjos Originais: Gui Leal, Daniel Alfaro e Roniel de Souza. Direção Coreográfica: Leilane Teles. Cenografia: Chris Aizner. Aderecista e Produção de Objetos: Clau Carmo. Figurinos: Jorge Farjalla e Ùga Agú. Visagismo: Simone Momo. Designer de Luz: Gabriele Souza. Designer de Som: Randal Juliano. Direção de Arte: Kelson Spalato. Fotografia: Priscila Prade. Assistente de Direção e Direção Residente: Dani Calicchio. Maestro e Arranjos Originais: Gui Leal. Piano 1, 2º Regente e Arranjos Originais: Roniel de Souza. Piano 2: Camila Brioli. Percussão e Arranjos Originais: Daniel Alfaro. Bateria: Vinícius Teixeira. Baixo, violão e cavaco: Marcelo Brandão. Violão, guitarra e banjo brasileiro: Rogério Sales. Bandolim, violino e banjo tenor: Thiago Brisolla. Reed 1 (clarinete, sax alto e flauta): Flávio Rubens. Reed 2 (clarone, clarinete e flauta): Claudia Montin.
Sobre Jorge Farjalla
Uma das mentes mais criativas e inquietas na cena artística brasileira. Diretor, encenador e cineasta, tem formação acadêmica pela Universidade Federal de Uberlândia em teatro. Em seu currículo traz vários prêmios e indicações, sendo considerado um dos grandes nomes do cenário teatral brasileiro. Seu trabalho prima pela desconstrução do trabalho do ator e seus vícios, por uma linguagem única na direção e encenação dentro do fazer teatral, território que lhe deu maior projeção, mas não está restrito somente a ele, a música e o áudio visual também contemplam sua visão nada ortodoxa sobre as coisas. Com um olhar peculiar no ímpeto pop e assinatura autoral, Farjalla, arregimenta públicos imensos e coleciona montagens inesquecíveis usando e ousando da criatividade e estética como assinatura. Destacam montagens como “Dorotéia” de Nelson Rodrigues (2016-2018) com Rosamaria Murtinho, Letícia Spiller e grande elenco comemorando os 60 anos de carreira de Rosamaria, “Senhora dos Afogados” de Nelson Rodrigues (2017-2019) com Rafael Vitti, João Vitti e grande elenco, “Vou Deixar de Ser Feliz Por Medo de Ficar Triste” de Yuri Ribeiro (2017-219) com Paula Burlamaqui, Vitor Thiré e grande elenco, o Sucesso “O Mistério de Irma Vap” de Charles Ludlam (2019-2022) com Luis Miranda e Mateus Solano, outro grande sucesso “Brilho Eterno” de André Guimarães e Jorge Farjalla, adaptação do longa Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2022-2025) com Tainá Muller, Reynaldo Gianecchini e grande elenco, o musical “Dom Quixote de Lugar Nenhum” do cineasta Ruy Guerra (2023) com músicas do próprio Ruy e Zeca Baleiro, “Álbum de Família” de Nelson Rodrigues (2024) que inaugurou o Teatro Estúdio em São Paulo, outro grande musical, “Clara Nunes, A Tal Guerreira”, de André Guimarães e Jorge Farjalla (2024-2025) com Vanessa da Mata e grande elenco sendo este o primeiro musical brasileiro a ocupar o Teatro Renault em São Paulo, contando a história de Clara Nunes. Criou e dirigiu o show “Ana Canta Cássia” em 2022, projeto da cantora Ana Carolina com canções de Cássia Eller, além de dirigir o projeto audiovisual do show, criou e dirigiu “Vem Doce” em 2023, show da cantora Vanessa da Mata. Em 2025 estreou o novo show de Vanessa da Mata “Todas Elas” sendo um grande sucesso de crítica. Com Ana Carolina estreou “25 Anas” show em comemoração aos 25 anos de carreira da cantora. Adaptou “Lavoura Arcaica” de Raduan Nassar para o teatro com estreia prevista para o segundo semestre de 2025. Assina a adaptação e direção do musical “Ópera do Malandro” de Chico Buarque com José Loreto e grande elenco.
Sobre Gui Leal
Músico, compositor, arranjador, diretor e produtor musical. Bacharel em Música, formado em Regência, com especializações pela Berklee College of Music (Valência) e pela University of North Carolina at Chapel Hill. Em 2025, assina a direção musical de Dreamgirls – Em Busca de um Sonho, Alice de Cor e Salteado e Drácula – Um Terror de Comédia. Entre seus trabalhos anteriores estão as composições originais e supervisão musical de Mundaréu de Mim, e a direção musical e arranjos originais de It’s Me, Elton, Uma Vida ao Som de Carole King, Entre Franciscos – O Santo e o Papa, Pororoca, Quem é Juão e Pássaro na Gaiola.
Sobre Marco Griesi – Palco 7 Produções
Produtor Cultural formado também em Propaganda e Marketing, Design e Artes Cênicas com mais de 20 anos no mercado. Idealizador e proprietário da Palco 7 Produções, com expertise no ramo cultural com foco em produções, gestão, curadoria, patrocínios e gestão de equipamentos culturais. Foi responsável pela área de patrocínios culturais para a empresa Porto Seguro por mais de 13 anos. Além disso, foi responsável pela criação, gestão e curadoria artística do Teatro Porto Seguro e Espaço Cultural Porto Seguro. Atuou como curador artístico do Teatro Cetip, no Instituto Tomie Ohtake, sob gestão da T4F e do Teatro Procópio Ferreira. Como Produtor Geral realizou: “Breu”, de Pedro Brício, direção de Maria Silvia Siqueira Campos e Miwa Yanagizawa, com Kelzy Ecard e Natalia Gonsales, “Myrna Sou Eu” de Nelson Rodrigues, com adaptação e direção de Elias Andreato, com Nilton Bicudo, “Chuva Não! Tempestade” de Franz Keppler, direção de Rafael Primot com Cynthia Falabella, Natalia Gonsales e Guilherme Mazzei, “De Volta a Oz – Wicked In Concert”, direção musical de Daniel Salve, Supervisão de Miguel Falabella, com Fabi Bang e Myra Ruiz”, “O Mistério de Irma Vap”, de Charles Ludlam, com direção de Jorge Farjalla com Luis Miranda e Mateus Solano, “Bárbara!”, de Michelle Ferreira, direção de Bruno Guida, com Marisa Orth, “Brilho Eterno”, direção de Jorge Farjalla que também assina o texto com André Magalhães, com Reynaldo Gianecchini, Tainá Müller, Wilson de Santos, Renata Brás, Fábio Ventura e Tom Karabachian, “Once – O Musical” de Glen Hansard e Markéta Irglová, direção de Zé Henrique de Paula, com Lucas Lima, Bruna Guerin, Andrezza Massei, Nandho Prado e grande elenco “Kiss Me, Kate! O Beijo da Megera”, de Sam e Bella Samuel Spewack, direção de Cláudio Botelho, com Miguel Falabella, Alessandra Verney, Fafy Siqueira, Bruna Guerina e grande elenco, “Clara Nunes, a Tal Guerreira – Musical”, direção de Jorge Farjalla que também assina o texto com André Magalhães, com Vanessa da Mata, Emanuelle Araújo, Carol Costa e grande elenco, “A Mulher da Van”, de Alan Bennett, direção de Ricardo Grasson, com Nathalia Timberg, Caco Ciocler, Nilton Bicudo, Noemi Marinho, Duda Mamberti, Cléo De Páris, Roberto Arduin e Lara Córdulla, “Canções Que Eu Guardei Pra Você – Musical”, de Bernardo Marinho e Valentina Castello Branco, direção de Zé Henrique de Paula, com Bruna Guerin, George Sauma, Marília Lopes, Guilherme Magon, Felipe Hintze e Karen Junqueira e “Drácula – Um Terror de Comédia” de Gordon Greenberg e Steve Rosen, com Tiago Abravanel, Bruna Guerin, Jefferson Schroeder, Lindsay Paulino e Ludmillah Anjos, com direção de Ricardo Grasson e Heitor Garcia.
Sobre Daniella Griesi – Solo Entretenimento
Produtora no setor cultural, diretora da Solo Entretenimento, com 15 anos de experiência em elaboração, planejamento e execução de projetos, incluindo shows, exposições, festivais e peças de teatro. Atua também na área de captação de recursos por meio de financiamentos, editais e incentivos fiscais, além de prestar consultoria em leis de incentivo cultural. Forte atuação na coordenação operacional de produções culturais. Além disso, trabalhou na gestão e curadoria artística do Teatro Porto Seguro, bem como na programação artística do Teatro Cetip, no Instituto
Tomie Ohtake, sob gestão da T4F e do Teatro Procópio Ferreira. Trabalhos realizados como diretora de produção: “Breu”, de Pedro Brício, direção de Maria Silvia Siqueira Campos e Miwa Yanagizawa, com Kelzy Ecard e Natalia Gonsales, “Myrna Sou Eu” de Nelson Rodrigues, com adaptação de Elias Andreato, com Nilton Bicudo, ”Grande Elenco”, com direção de Vinicius Arneiro com Tatá Werneck e Paulinho Serra, “33 Dedos Bem Aquecidos” de Rafael Primot, direção de Alexandre Reinecke, com Caio Paduan, Clarissa Kiste, Dani Moreno e Rafael Primot, “Mães Iradas”, de Lisa Rafferty, Stefanie Cloutier e Sheila Eppolito , com direção de Alexandre Reinecke com Cynthia Falabella, Ester Laccava, Iara Jamra e Luciana Carnelli, “Deus é um DJ” com direção de Marcelo Rubens Paiva, com Marcos Damigo e Guta Ruiz, “De Volta a Oz – Wicked In Concert” com Fabi Bang e Myra Ruiz”, “O Mistério de Irma Vap”, de Charles Ludlam, com direção de Jorge Farjalla com Luis Miranda e Mateus Solano, “7x Pecado – Broadway In Concert”, de André Dias, com Alessandra Verney, André Dias, Leo Wagner, André Massa, Marisol Marcondes, Renata Vilela, André Massa e Pablo Diego, “Bárbara!”, de Michelle Ferreira, direção de Bruno Guida, com Marisa Orth, “Brilho Eterno”, direção de Jorge Farjalla que também assina o texto com André Magalhães, com Reynaldo Gianecchini, Tainá Müller, Wilson de Santos, Renata Brás, Fábio Ventura e Tom Karabachian, “Once – O Musical” de Glen Hansard e Markéta Irglová, direção de Zé Henrique de Paula, com Lucas Lima, Bruna Guerin, Andrezza Massei, Nando Pradho e grande elenco, “Kiss Me, Kate! O Beijo da Megera”, de Sam e Bella Samuel Spewack, direção de Cláudio Botelho, com Miguel Falabella, Alessandra Verney, Fafy Siqueira, Bruna Guerin, Fred Silveira e grande elenco, “Clara Nunes, a Tal Guerreira – Musical”, direção de Jorge Farjalla que também assina o texto com André Magalhães, com Vanessa da Mata, Emanuelle Araújo, Carol Costa, André Torquato e grande elenco e “Drácula – Um Terror de Comédia” de Gordon Greenberg e Steve Rosen, com Tiago Abravanel, Bruna Guerin, Jefferson Schroeder, Lindsay Paulino e Ludmillah Anjos, com direção de Ricardo Grasson e Heitor Garcia.
SERVIÇO
ÓPERA DO MALANDRO – MUSICAL
Temporada: de 23 de janeiro a 15 de março de 2026 Horários: sextas às 21h, sábados às 17h e 21h, domingos às 15h e 19h Local: Teatro Renault Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista, São Paulo – SP Duração: 120 minutos (sem intervalos) Classificação etária: 14 anos Redes oficiais: @operadomalandromusical
SETORES/VALORES PLATEIA VIP: de R$175,00 (meia entrada) a R$350,00 (inteira) PLATEIA PREMIUM: de R$ 150,00 (meia entrada) a R$300,00 (inteira) PLATEIA GOLD: de R$ 120,00 (meia entrada) a R$240,00 (inteira) PLATEIA SILVER: de R$ 110,00 (meia entrada) a R$220,00 (inteira) CAMAROTE SUPERIOR: de R$ 130,00 (meia entrada) a R$260,00 (inteira) BALCÃO VIP POPULAR: de R$ 25,00 (meia entrada) a R$50,00 (inteira) BALCÃO PREMIUM POPULAR: de R$ 25,00 (meia entrada) a R$50,00 (inteira) BALCÃO ECONOMY POPULAR: de R$ 25,00 (meia entrada) a R$50,00 (inteira) INGRESSOS Online: www.ticketsforfun.com.br Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência): Teatro Renault Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista, São Paulo – SP Funcionamento – terça a domingo, das 12h às 20h (exceto feriados)
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


