Ópera do Malandro – Musical estreia no Teatro Renault sob direção de Jorge Farjalla

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O espetáculo Ópera do Malandro – Musical, clássico de Chico Buarque, ganha uma montagem inédita no Teatro Renault, em São Paulo, desde o último 23 de janeiro de 2026. Sob a concepção e direção de Jorge Farjalla, a produção celebra quase cinco décadas da obra original, conectando-a à estética do sincretismo popular da umbanda e às entidades do “povo da rua”. O elenco estelar reúne nomes como José Loreto, no papel de Max Overseas, além de Amaury Lorenzo, Carol Costa, Totia Meireles, Ernani Moraes e Valéria Barcellos, na pele de Geni.
A encenação propõe uma imersão festiva e inovadora, onde o público assume um papel participativo no julgamento das traições e malandragens da trama. Com direção musical de Gui Leal, o musical preserva a brasilidade das canções icônicas enquanto estabelece diálogos com a “Ópera dos Três Vinténs”, de Brecht. A realização é assinada pela Palco 7 Produções e Solo Entretenimento, consolidando uma parceria de sucesso com Farjalla em grandes espetáculos nacionais.
A curta temporada segue até 15 de março de 2026, com sessões às sextas (21h), sábados (17h e 21h) e domingos (15h e 19h) no Teatro Renault, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411. Os ingressos variam de R$ 25 (setores populares) a R$ 350, disponíveis no site ticketsforfun.com.br e na bilheteria oficial da unidade. A peça tem duração de 120 minutos, classificação indicativa de 14 anos.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


