Letícia Sabatella celebra o filme Pequenas Criaturas na Mostra de Cinema de Tiradentes: ‘Sou mineira’

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*
Nascida em Belo Horizonte e com raízes familiares profundamente fincadas em Itajubá, no Sul de Minas, Letícia Sabatella reafirma seu vínculo afetivo e artístico com o estado ao participar da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, onde apresentou no domingo, 25, no Cine-Praça, o filme Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães e sob produção da Bananeira Filmes, de Vania Catani. Em entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo, a atriz celebrou seu retorno ao festival, evento que considera um termômetro essencial para o setor, especialmente no lançamento do longa já premiado no último Festival do Rio.

No elenco, Sabatella divide a cena com a protagonista Carolina Dieckmann, integrando uma narrativa que reflete o vigor da produção contemporânea. Para a artista, estar em Tiradentes é um exercício de pertencimento; além de ter nascido na capital mineira, foi em solo mineiro que ela também deu à luz sua filha, Clara, fruto do casamento com o ator mineiro Angelo Antonio, também nascida em Belo Horizonte, consolidando uma relação de identidade mineira que ela resume com simplicidade: “Eu sou daqui, eu sou mineira”.

Ao avaliar o atual cenário do audiovisual, Letícia descreve o momento como um período de colheita e reparação após anos de dificuldades. Para ela, o reconhecimento internacional e a pujança das produções nacionais representam um itinerário de “lavar a alma”. A atriz defende que o cinema brasileiro hoje se prova como uma “engrenagem vital de cidadania, democracia e geração de empregos”, consolidando Tiradentes como “o palco ideal para dar início a este novo ciclo de civilidade e potência criativa”.
“A gente está vivendo um momento de muita colheita no cinema de coisas plantadas lá atrás. A gente está colhendo um reconhecimento muito importante e uma força que está lavando a alma de um período de muita dor que a gente passou. E provando potências e possibilidades que temos. Estamos mostrando a que viemos em várias produções, com nosso cinema sendo reconhecido como uma força de produção necessária de cidadania, de trabalho, de emprego, de democracia, de civilidade. Então, é muito, muito bacana de ver e viver tudo isso”
Letícia Sabatella
atriz

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo viaja a convite da Universo Produção e se hospeda na pousada Segredo da Serra Guest House.
Acompanhe a Mostra de Cinema de Tiradentes no Blog do Arcanjo!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.



