Herança de Narcisa com Paolla Oliveira está na Mostra de Cinema de Tiradentes

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tirandentes, Minas Gerais*
Depois do sucesso no Festival do Rio, onde levou o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, o longa Herança de Narcisa chega à 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes espaços de encontro, reflexão, formação, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo.
Com direção de Clarissa Appelt e Daniel Dias, a produção tem pré-estreia nacional confirmada para o dia 29 de janeiro, às 21h, no Cine-Praça, espaço voltado a produções inéditas e não inéditas que desejam um diálogo com um público mais amplo e massivo. A exibição é gratuita, no largo das Forras.
O filme acompanha Ana (Paolla Oliveira) e o seu retorno à casa em que passou a infância após a morte recente de sua mãe, a ex-vedete Narcisa. O casarão, localizado no Rio de Janeiro, foi a única herança deixada a ela e a seu irmão, Diego, vivido pelo ator Pedro Henrique Müller.
Decidida a vender a casa e dividir o dinheiro com Diego, Ana começa a revirar o imóvel e dar início a um processo de limpeza, revelando uma herança bem diferente do que imaginava.
À medida que explora o local, ela navega por um mar de antigos traumas e mistérios, passando a ser assombrada por uma maldição ancestral. Para sobreviver, ela precisará confrontar as mágoas e as memórias de uma relação tóxica mal resolvida.
“‘Herança de Narcisa’ é diferente do clássico filme de possessão, em que não falamos sobre a possessão pelo mal ou pelo diabo, mas sobre a possessão pelas questões não resolvidas do relacionamento entre mãe e filha. Para quebrar o ciclo, a única maneira é um exorcismo mútuo. No sincretismo religioso brasileiro, acredita-se que somente reconhecendo as projeções e questões um do outro, fantasmas e hospedeiros podem se liberar”, comenta a diretora Clarissa Appelt, que assina o roteiro junto com Dias. “É um filme sobre ancestralidade feminina, que fiz em homenagem à minha mãe”, completa a cineasta.
Esta é a segunda produção de Clarissa Appelt a ser exibida na Mostra de Cinema de Tiradentes. Em 2015, seu primeiro longa-metragem, “A Casa de Cecília”, fez parte da Mostra Aurora na 18ª edição do festival.
Herança de Narcisa é uma produção da Camisa Preta Filmes, com coprodução da Urca Filmes e Telecine, e distribuição da Olhar Filmes. A estreia nos cinemas brasileiros está prevista para maio deste ano.
Mais informações sobre a exibição na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes no site oficial: https://mostratiradentes.com.br/filme/heranca-de-narcisa/.
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo viaja a convite da Universo Produção e se hospeda na pousada Segredo da Serra Guest House.
Acompanhe a Mostra de Cinema de Tiradentes no Blog do Arcanjo!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


