Conexão Brasil CineMundi promove negócios no audiovisual durante Mostra de Cinema de Tiradentes

Profissionais do audiovisual participam de rodada de negócios no BrasilCineMundi © Leo Fontes Universo Produção Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais

Com ZÉ GUILHERME BUENO

O ano começou com tudo no audiovisual brasileiro, com direito a quatro indicações ao Oscar para o filme O Agente Secreto. Em sua quinta edição na 29a Mostra de Cinema de Tiradentes, o Conexão Brasil CineMundi, edição itinerante do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, integra o evento na ciddade histórica mineira entre dias 23 e 31 de janeiro.

O Brasil CineMundi, realizado anualmente desde 2010 em Belo Horizonte durante a CineBH, consolidou-se como um dos principais ambientes de mercado do audiovisual brasileiro e latino-americano.

Ele é uma plataforma de rede de contatos e negócios que conecta a produção nacional à indústria audiovisual internacional em encontros presenciais.

Em Tiradentes, não é diferente e a iniciativa amplia as ações de difusão, internacionalização e fortalecimento do cinema brasileiro, com foco na cooperação, intercâmbio profissional e oportunidades de negócios.

Participantes do Brasil CineMundi na CineBH 2023 © Leo Fontes Universo Produção Blog do Arcanjo 2023

Filmes brasileiros em foco

Na edição de 2026, a Conexão Brasil CineMundi reúne seis longas brasileiros em fase de WIP – Corte Final e laboratórios para projetos em desenvolvimento. Eles serão apresentados em sessões fechadas para profissionais do setor audiovisual nacional e internacional.

Os selecionados para o WIP Corte Final foram escolhidos pelo trio de curadores Cléber Eduardo, Pedro Butcher Claire Allouche.

“Tivemos 68 inscritos num ano de uma safra muito, muito forte. Foi bem difícil escolher”, conta Butcher, um dos curadores. Ele chama atenção especialmente para os projetos de Minas Gerais: “A gente teve três do estado entre os escolhidos e eles se impuseram. São muito bons e muito adequados para essa proposta de work in progress e de internacionalização”. Os outros escolhidos são de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, alguns deles em coproduções entre estados. “Está um ano realmente bem promissor”, diz.

Os filmes WIP – Corte Final de 2026 na Conexão Brasil CineMundi são: “A Noite e os Dias de Miguel Burnier” (MG), de João Dumans, produção de Laura Godoy (Katásia Filmes); “Bate e Volta Copacabana” (MG), de Juliana Antunes e Camila Matos, produção de Marcella Jacques e Laura Godoy (Ventura); “Dragões” (SP/RJ), de Miguel Antunes Ramos, produção de Leonardo Mecchi e Julia Murat (Enquadramento Produções e Esquina Filmes); “Paisagem de Inverno” (MG), de Marco Antonio Pereira, produção de Marcelo Lin, Marco Antonio Pereira, Rodrigo Meireles e Julia Alves (Abdução Filmes e Quarta-feira Filmes); “Pedra de Raio” (CE/RJ), de Lucas Parente e Pedro Lessa, produção de Marisa Merlo e Roberta Rocha (Besta Fera Filmes); e “Pequenas Tragédias” (GO), de Daniel Nolasco, produção de Cecília Brito e Daniel Nolasco (Rensga Filmes).

Os filmes chegam a Tiradentes em estágio de corte final ou próximo disso, buscando oportunidades de circulação em festivais e mercados internacionais. Durante a Conexão BCM, os realizadores têm reuniões com programadores, distribuidores e players nacionais e internacionais vindos de diferentes países e mercados.

O argentino Walter Tiepelmann, do Doc Buenos Aires, é um dos convidados internacionais do Conexão Brasil CineMundi na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Leo Fontes Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Convidados internacionais

Este ano serão 9 convidados internacionais trazidos pela Universo Produção, representantes de festivais como Ambulante (México), Bafici (Argentina), Creative Africa Lab (Ruanda), Doc Buenos Aires (Argentina), Doclisboa (Portugal), Festival Reykjavik (Islândia), FICValdivia (Chile), FIDBA (Argentina), FIDMarseille (França), Festival de Locarno (Suíça), Filmfest Hamburgo (Alemanha), Málaga WIP (Espanha), Quinzena dos Realizadores (Cannes-França), Seminci (Espanha), Viennale (Áustria). Players nacionais e internacionais também marcam presença no evento, como Cajuína Audiovisual, Descoloniza Filmes, Embaúba Filmes, FiGa Films, Fistaile, Globo Filmes, Itaú Cultural Play, O2 Pós, Olhar Filmes, Sesc em Minas, Vitrine Filmes, WE ARE HERE.

Laboratórios

A programação da Conexão Brasil CineMundi conta ainda com os laboratórios do CineMundi Lab, reunidos na Residência de Projetos, categoria voltada a projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento, do argumento e roteiro à captação de recursos e ministrados por profissionais especializados da indústria audiovisual. Em 2026, participam 14 projetos, sendo 6 documentários no Lab Imersão Doc e 8 projetos de ficção no ProjetoLab.

Lab Imersão Doc, conduzido por Cléber Eduardo, dedicado exclusivamente a documentários em desenvolvimento, promove encontros reflexivos entre realizadores e realizadoras a partir das propostas inscritas e permite que os participantes exponham dúvidas, amadureçam motivações, estratégias e ambições e encontrem maior clareza sobre os caminhos de realização de seus filmes. Já o ProjetoLab é voltado a longas-metragens de ficção em desenvolvimento e direcionado a realizadores, roteiristas, diretores e produtores, sendo conduzido pelas cineastas e produtoras Júlia Nogueira Joana Oliveira, combinando encontros coletivos e individuais para o aprimoramento artístico e produtivo dos projetos, com foco em obras destinadas ao circuito de salas de cinema e televisão, e ferramentas práticas para a apresentação dos projetos, do argumento ao pitching.

O Lab Imersão Doc este ano conta com os projetos: “Setembro” (Mirela Persichini), “La Garantía Soy Yo” (Marcelo Díaz), “Os Sons de Turí” (Giu Nascimento), “Miss Talavera Bruce” (Danielle Amaral), “Toshi Voltou do Japão” (Marcos Yoshi) e “Esquinas Descoloridas” (Tatiana Sager). Já no ProjetoLab participam os projetos: “A Gente Ainda Não Morreu” (Vitória Fallavena), “Brasas Cinzas Também Incendeiam” (Leandro Souza), “Cavalo” (Valentina Homem), “Compromisso” (Thiago B. Mendonça), “Do Outro Lado do Mar” (Rosa Berardo), “Memórias do Início do Mundo” (Gabriel Marcos), “Puahu” (Darília Rocha e Zahy Tentehar) e “Silêncio Bruto” (João Gabriel Kowalski e João Gabriel Ferreira).

Ao longo da programação, o Conexão Brasil CineMundi promove ainda masterclass, painéis, encontros individuais entre profissionais, agenda de relacionamento e sessões de filmes em pré-estreia, consolidando-se como um dos principais polos de articulação do audiovisual brasileiro dentro da Mostra de Tiradentes.

SOBRE O BRASIL CINEMUNDIEVENTO DE MERCADO DO CINEMA BRASILEIRO

O Brasil CineMundi é um encontro internacional de coprodução que apresenta ao mercado projetos de longas-metragens brasileiros em diferentes estágios de desenvolvimento do pré-roteiro ao work in progress, incluindo lançamentos e pré-estreias. Voltado a uma plateia especializada de profissionais nacionais e internacionais, o evento estimula parcerias, negócios e trocas estratégicas, além de promover atividades de capacitação, rodadas de negócios e premiações, fortalecendo a presença do cinema brasileiro no cenário global.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTESPLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 29ª edição de 23 a 31 de janeiro de 2026, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo viaja a convite da Universo Produção.

Acompanhe a cobertura da Mostra de Cinema de Tiradentes no Blog do Arcanjo!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *