Petrobras é a nova patrocinadora do Cinema Sem Fronteiras da Universo Produção

Raquel Hallak, diretora da Universo Produção, celebra patrocínio da Petrobras para o Cinema Sem Fronteiras © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A Petrobras é a nova patrocinadora do Cinema Sem Fronteiras 2026, programa internacional de audiovisual realizado pela Universo Produção que reúne três dos mais importantes eventos anuais do cinema brasileiro: a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a 21ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e a 20ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. A parceria tem início com a abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes, entre 23 e 31 de janeiro de 2026, marcando oficialmente a inauguração do calendário audiovisual brasileiro e da edição 2026 do programa.

Cine Petrobras na Praça da Liberdade na 19ª CineBH e 16º Brasil CineMundi em Belo Horizonte com realização da Universo Produção © Leo Lara, Leo Fontes e Jackson Romanelli Universo Produção Blog do Arcanjo 2025

O patrocínio dá continuidade à presença da Petrobras no Cinema Sem Fronteiras, iniciada em 2025, quando a empresa apoiou a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes (janeiro/2025) e a 19ª CineBH (setembro/2025). Em 2026, a Petrobras amplia sua atuação no programa, passando a marcar presença também na CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, assinando a 21ª edição do evento, que acontece em junho de 2026, e consolidando seu apoio aos três eixos que estruturam o Cinema Sem Fronteiras.

Realizado em Minas Gerais, o Cinema Sem Fronteiras consolida-se como um amplo programa internacional de audiovisual, que articula eventos diferenciados e complementares, dedicados à exibição, reflexão, formação e difusão do cinema brasileiro e latino-americano. Ao longo do ano, o programa promove o debate sobre a produção contemporânea, a história e o patrimônio audiovisual, as linguagens e estéticas do cinema, além de suas formas de inserção e circulação no mercado nacional e internacional.

28ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2025

A Mostra de Cinema de Tiradentes, plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo, abre o calendário audiovisual brasileiro com uma programação ampla e gratuita, voltada à diversidade de narrativas, territórios e formatos. Ao integrar esse percurso, que segue com a CineOP, dedicada à preservação, à história e à educação audiovisual, e se completa com a CineBH, voltada à internacionalização e ao mercado audiovisual, a Petrobras associa sua marca a um programa contínuo, estruturante e de grande impacto cultural gerando desenvolvimento social, humano e econômico.

CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2026

Reconhecida como uma das maiores incentivadoras da cultura no país, a Petrobras amplia sua atuação no audiovisual por meio do Cinema Sem Fronteiras, reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, o fortalecimento do cinema brasileiro e a valorização da diversidade criativa. A parceria também reforça a histórica relação da empresa com Minas Gerais, onde atua desde 1968 com a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.

19ª CineBH © Leo Lara, Leo Fontes e Jackson Romanelli Universo Produção Blog do Arcanjo 2025
Raquel Hallak © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo

Para Raquel Hallak, coordenadora geral do Cinema Sem Fronteiras e diretora da Universo Produção, o patrocínio da Petrobras é decisivo para a continuidade e a amplitude do programa. “O Cinema Sem Fronteiras nasce em Minas e projeta o cinema brasileiro para além das montanhas. Ter a Petrobras como patrocinadora reafirma a importância de políticas culturais continuadas, que entendem o audiovisual como espaço de criação, reflexão, memória e futuro. Esse apoio fortalece a programação gratuita, a formação de públicos e o diálogo entre filmes, realizadores e o mundo”, destaca.

Com presença nos três eventos que compõem o programa, a Petrobras contribui para consolidar o Cinema Sem Fronteiras como uma das principais iniciativas integradas do audiovisual brasileiro, em permanente diálogo com a América Latina e o cenário internacional.

19ª CineBH © Leo Lara, Leo Fontes e Jackson Romanelli Universo Produção Blog do Arcanjo 2025

SOBRE O PROGRAMA CINEMA SEM FRONTEIRAS

O Cinema Sem Fronteiras é um programa audiovisual que articula três grandes eventos realizados em Minas Gerais — a Mostra de Cinema de Tiradentes, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. Ao longo do ano, promove ações de exibição, formação, reflexão, difusão e mercado, fortalecendo redes, ampliando o acesso e impulsionando o cinema brasileiro em diálogo com o cenário internacional. A Universo Produção venceu o Prêmio Arcanjo 2025 pelos seus 30 anos de trajetória em prol do cinema brasileiro.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 29ª edição de 23 a 31 de janeiro de 2026, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *