Museu da Língua Portuguesa recebe inscrições de propostas artísticas

Museu da Língua Portuguesa reabre reformado ao público em agosto após incêndio de 2015 - Foto: Ciete Silvério/Divulgação - Blog do Arcanjo
Museu da Língua Portuguesa © Ciete Silvério/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Museu da Língua Portuguesa recebe até 2 de fevereiro projetos de trabalhos artísticos para serem incluídos na programação do Núcleo Educativo ao longo de 2026. As propostas devem contemplar linguagens como teatro, música, performance e contação de histórias e abordar temas como a pluralidade da língua portuguesa e suas relações com a cidade de São Paulo e a cultura brasileira como um todo. Localizado na Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 

Os projetos escolhidos serão apresentados nos espaços do Museu, em performances gratuitas, principalmente dentro do projeto É Hora de História, voltado para estudantes de escolas do ensino infantil e fundamental. O público espontâneo também será convidado a assistir às apresentações. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do IDBrasil (clique aqui). 

Cada trabalho selecionado receberá a verba de R$ 3.500. Com esse recurso, os artistas ou grupos deverão cobrir gastos como cachês, transporte, hospedagem e eventual aquisição ou locação de materiais, entre outras despesas, considerando uma apresentação presencial no Museu.  O resultado será anunciado no dia 19 de fevereiro no site do IDBrasil, organização social gestora do Museu da Língua Portuguesa.  

SERVIÇO  
Propostas artísticas para o Núcleo Educativo  
Inscrições de projetos até 2 de fevereiro pelo site do IDBrasil (clique aqui

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *