Rapidinhas: Vera Holtz, Bianca Bin, Eduardo Martini, Gregorio Duvivier, Victor Garbossa e muito mais!

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O jornalista Miguel Arcanjo Prado conta as novidades mais quentes do teatro brasileiro nas Rapidinhas Teatrais, a coluna que pega fogo!
A Manhã Seguinte no Villa Lobos
Para quem deseja começar o ano assistindo a uma comédia que foi sucesso em mais de dez países, a dica é ir para o Teatro Villa Lobos até 1º de março ver A Manhã Seguinte, de Peter Kilter. Com Carol Castro, Bruno Fagundes, Gustavo Mendes e Angela Rebello sob direção é de Thereza Falcão e Bel Kutner. Reviravoltas em um quarto tumultuado.
Ficções no Sul
A ótima atriz Vera Holtz volta a Curitiba com Ficções, seu aclamado solo com participação do músico Federico Puppi. As sessões são no Teatro Guaíra, nos dias 27 e 28 de fevereiro. A inspiração é o bestseller Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, do filósofo Yuval Noah Harari. Depois, a peça segue para Florianópolis, onde faz apresentações nos dias 6 e 7 de março no Teatro Ademir Rosa. Em três anos, a obra idealizada por Felipe Heráclito Lima e dirigida por Rodrigo Portella já foi vista por mais de 160 mil pessoas. Poderosa.
Sated-SP sob novo comando
Rudifran Pompeu assume a presidência do Sated-SP, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de São Paulo, na gestão 2026–2029. A posse será em 20 de janeiro de 2026, às 20h, no Complexo Cultural Funarte São Paulo, na Alameda Nothmann, 1058, nos Campos Elíseos. A nova gestão promete “a luta em defesa da arte e da cultura”. Que assim seja.
Job no Rio
Bianca Bin e Edson Fieschi estão felizes com a chegada da peça Job no Rio de Janeiro, após sucesso em São Paulo. O drama eletrizante da Broadway faz temporada no Teatro TotalEnergies – Sala Adolpho Bloch. A montagem tem direção de Fernando Philbert e a mesma dupla de produtores do fenômeno Prima Facie, Luciano Borges e Edson Fieschi. Ótima pedida no verão carioca.
Meus Olhos em SP
O espetáculo Meus Olhos, protagonizado pelos atores Carlos Marinho e Cilene Guedes com texto e direção de João Cícero, a partir de sua vivência em São Gonçalo, na Grande Rio, faz temporada no Mi Teatro, na Bela Vista, em São Paulo, de 17 de janeiro a 1º de fevereiro. As sessões são aos sábado, 20h, e domingo, 19h. Quanta realidade cabe dentro de um dia no cotidiano de um casal marginalizado e fictício? É uma das perguntas que a peça faz. Interessante.
O Alinenista na Barra Funda
O ator Victor Garbossa, que estará na próxima minissérie da Record Beh-Hur, estreia seu solo O Alienista, de Machado de Assis, no Teatro J. Safra, sob direção de Eduardo Figueiredo, que assina a adaptação com o ator. A temporada é de 25 de janeiro a 1º de fevereiro, sempre aos domingos, 11h e com ingressos populares: R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia. Imperdível.
O Céu da Língua no Espaço Unimed
Vencedor do Prêmio Arcanjo, espetáculo O Céu da Língua, com Gregorio Duvivier, faz cinco apresentaões especiais em São Paulo, no Espaço Unimed, na Barra Funda, de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026. Escrito por Luciana Paes e Gregorio Duvivier e dirigido por Luciana Paes, a montagem já levou 167 mil espectadores em 178 sessões ao longo de 12 meses. A turnê passou por 33 cidades, 12 estados e 2 países, Brasil e Portugal. Peça obrigatória.
Clodovil em Higienópolis
Eduardo Martini volta a incorporar Clodovil na peça Clô, Pra Sempre, de Raphael Gama. Dessa vez, no Teatro UOL, no Shopping Pátio Higienópolis, de 17 de fevereiro a 1º de março, sempre sábado, 18h, e domingo, 20h. A direção é de Viviane Alfano. A interpretação do artista lhe rendeu o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Ator. Merecido.
O Último Ato e Cá Entre Nós
Falando em Eduardo Martini, além de fazer Clô, Pra Sempre no Teatro UOL, ele está em cartaz em outras duas peças no Teatro União Cultural, que ele administra e faz a curadoria. No drama O Último Ato, solo com Martini sob direção de Elias Andreato, ele dá vida ao texto de Franz Keppler sobre a história de amor de dois homens com o tema do suicídio assistido. A partir de 22 de janeiro até 26 de fevereiro, sempre às quintas, 20h. Já na comédia Cá Entre Nós, o ator está ao lado de Cristina Oliveira e Suzy Rêgo com um divertido trio de amigos no ótimo texto de Raphael Gama dirigido por Martini. Ele é uma máquina teatral!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.












